Cariocas no Canadá

Translate

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Quase em 2010 !!



Estamos quase lá...2010 !
Mais um ano que chega ao fim, mais um ano que comecará em poucas horas..carregado de sonhos,esperanças,lutas,glórias e desafios.
Podem ocorrer alguns imprevistos,mas com certeza traremos o leme de volta ao caminho.
Tivemos um ano muito bom aquí em casa,levaremos para sempre na memória o ano de 2009, aquele que passamos inteirinho no Canada.Isso é fantástico pra mim,para nossa familia.
Realizamos e concluimos uma bela etapa de nossos projetos e planos de imigraçao.
Plantamos algumas sementes que já germinaram e estao começando a dar frutos.
Outras ainda estamos no plantio...mas como sabemos que nao nos faltará o Sol para nos dar o calor, a Lua para nos dar a noite de descanso e o Amor que Deus pôs em nossos coraçoes que nos deixa assim,cheios de fé,alegria e força,sabemos que chegaremos lá,mesmo que em certos momentos desanimemos,saberemos que mais a frente a recompensa virá.

Vimos ontem um filme pra fechar com chave de ouro nosso ano;Gandhi.
E deixo aqui uma mensagem dele:

Devemos expandir o círculo do nosso amor até que ele englobe o nosso bairro, se desdobre para a cidade, o estado e assim sucessivamente até o objetivo do nosso amor incluir todo o universo.

Gandhi

Feliz Ano Novo !!!


terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Validação-andamento

diploma.jpg


Pois bem..como havia mencionado na ultima vez que escrevi ( algum tempo atras ) havia recebido um total de dois exames a fazer para poder ter meu diploma reconhecido .

Esses exames sao divididos em dois grupos : A e B . No meu caso tenho um exame a escolher do grupo A e um do grupo B. Como disse antes podem chegar ha 5 exames sendo 2 do grupo A e dois do B + um de economia .

Dentro de cada grupo podemos escolher o exame que queremos fazer.

No meu caso optei por Engenharia Ambiental no grupo A ( Por gostar do assunto ) e Gestao de projetos no grupo B ( por lidar com isso ao longo de minha vida professional ). As provas podem ser feitas em Ingles ou Frances. No meu caso estarei optando por Ingles pois meu frances escrito é muito fraco. ( no momento estou cursando duas vezes por semana aulas de frances na empresa em que trabalho , mas é focado na parte Oral ).

Uma vez com o dossier aberto na ordem tive direito a solicitar as provas anteriores das disciplinas que estarei estudando .

A responsavel pelo meu dossier la , prontamente me enviou as copias solicitadas. Alem disso recebi da ordem junto com a prescrição dos exames toda a lista de bibliografia utilizada como fonte para as provas ( todas discursivas ). Com isso ja tenho material para começar a estudar para as provas. Cada prova tem a duraçao de 3 horas por isso indica-se no maximo 2 exames por seção.

Polytechnique,OIQ e AMPECITI

Existe um programa para " Aperfeiçoamento de Engenheiros formados no Exterior " . Esse programa é oferecido pela Ecole Polytechnique , AMPE citi ( Agencia de Emploi em Montreal , entidade privada subvencionada pelo Emploi Quebec ) e o Emploi Quebec.
A idéia é boa e lutei para ser incluido nesse programa pois como mencionei anteriormente minha ex-agente achava que eu nao era elegivel por estar trabalhando . Achei que o programa seria direcionado a validação junto a OIQ e estava disposto a segui-lo . Estava , pois nao estou mais.

Estarei pedindo esta semana meu desligamento do programa.

O que consiste o programa :
Primeira parte consiste numa seção em grupo na Ampe para apresentação do programa . Após essa seção tem uma segunda onde apresenta-se o dossie com todos os documentos solicitados pela OIQ. Uma vez conferidos os documentos precisa-se da carta de autorização do agente do Emploi. ( Essa carta dá direito ao pagamento dos custos de abertura de dossie na Ordem e demais despesas ao longo do processo ( algumas integrais outras nao , como por exemplo as provas ). Junta-se esse carta e os documentos e levamos a Ordem para analise do dossie ( Ja citado anteriormente em outra postagem ).

Ate aí estava firme e forte na ideia.

Segunda Parte:
Após a análise do dossie com base nos exames solicitados escolheremos o programa a seguir na Poly.
Segundo eles o conteudo do programa seria direcionado para os exames .
Eles nao adiantam os detalhes .
Tem seção para tudo .
O que poderia ser explicado numa manhã, levam tres( coisas do ritmo daqui ).

Até esse ponto ainda estava dentro.

Terceira parte:
Escolha das matérias, inscrição e inicio do programa:
Pois bem..em mais duas seções consegui ter acesso ao conteudo do programa e ligando para minha nova agente obtive mais informacoes sobre o apoio financeiro.
O programa é fixo e nao tem margem para adequar ,ou é assim ou nao é.
Tenho dois exames a fazer e de acordo com o programa proposto terei 30 créditos para fazer,( um ano em tempo Integral ),para ter no final um certificado.
Até aí nao parecia tao ruim,porém vi que desses 30 créditos ou quase 10 matérias apenas duas ou tres seriam direcionadas para meus exames e o resto( ingles ,Frances ,ética etc..e outras matérias )nao me acresentariam nada .

Ajudas financeiras : Os custos da faculdade nao sao cobertos , eles oferecem um empréstimo para nós.
Existe uma ajuda para livros,etc paga em uma vez na ordem de $500, mais $100, para calculadora. Mais custo do transporte $68,
Para quem nao trabalha o Emploi Quebec propoe ajuda social durante o periodo do curso.
A proposta é pedir demissao e ficar no seguro desemprego extendido pelo periodo do curso ( teto maximo de 55% do salario ).

Bem,no meu caso considerando os seguintes pontos:
> tenho dois exames a fazer e nao mais.
> trabalho ha quase um ano numa empresa.(com benefícios de planos de saúde + odontológico).
> Trabalho em ingles o dia todo e nao preciso de curso de Ingles que seriam obrigatórios no programa.
>Nao tenho a menor vontade de ficar dando satisfaçao de minhas despesas ou situaçao ao Emploi Quebec nem tao pouco pretendo pedir demissao.
> Pretendo continuar sim a estudar ( Pós e Mestrado em minha área ) , prefiro investir meu tempo e dinheiro num desses cursos .
Pesando isso tudo decidi sair do programa e estarei avisando minha agente e a Poly que nao posso abrir mao de meu trabalho para esse programa.

O que estou fazendo agora :
Com base na prescriçao da ordem ja escolhi meus exames e ja tenho a bibliografia recomendada por eles para estudo.
Tambem ja tenho a cópia das provas anteriores ( sem gabarito ) solicitadas a ordem.
Tenho 4 meses de estudo pela frente e espero estar pronto para fazer as duas provas na próxima seçao de maio.
Meu maior desafio e retomar uma disciplina de estudo e organizar meus horários que nao sao muitos.
Como disse no meu caso achei essa a melhor opçao, mas cada caso é um caso.
Me incomoda profundamente a idéia de ficar por opçao, sob auxilio do emploi Quebec. Ninguém está livre de precisar e se algum dia for o caso, utilizarei com certeza pois hoje os meus impostos pagam o serviço deles.Optar por isso nao.

Até a próxima ( sei lá quando pois nao sou muito de escrever,me desculpem! )

Carioca.

domingo, 27 de dezembro de 2009

Nosso Natal




Oi pessoal,tivemos nossa 2ª noite de Natal em terras nevadas e essa foi muito mais legal que a 1ª.
Agora temos nossos amigos mais chegados e estamos mais adaptados .
Infelizmente nao tivemos a nobre cia de Leandro que é para nós um anjo em nossas vidas,muito mais que um amigo! ele foi passar as festas com a familia no Brasil...de quebra ainda levou 3 caixas com presentinhos para despachar via sedex de Sao Paulo para nossas familias no RJ e SC.
Obrigada meu amor por ter servido de papai noel pra gente!! jamais esqueceremos que encheu suas malas com tantas coisas e peso!

Bom vamos as fotos de nossa ceia entao!
Boa semana para vcs!!




quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Feliz Natal !!


noel-chat-animaux-java-pennes-698658





















Vim correndo desejar muita luz para o Natal de vcs que acompanham nossa vidinha aquí que nem uma novelinha,rsrs..
Desejo a vcs que seu Natal seja muito lindo,cheio de amor,de carinho,que estejam na cia de seus entes queridos,de pessoas amadas que os queiram bem também.

Nao importa se sao familiares com laços de sangue,desde que o sentimento dessa noite seja o mais puro e sincero que existe nesse mundo;o AMOR!

Lembrem-se que os presentes que recebemos vem sempre quando nos doamos de coraçao aberto aos nossos próximos.Eles nao chegam de outra forma,acreditem!

Feliz Natal para todos,com muito carinho,

Patinha e família.

domingo, 20 de dezembro de 2009

Chegada do inverno e o mes de janeiro

Amanha começa oficialmente o inverno,mas as temperaturas ainda estao bem amenas quando pensamos no que vem em janeiro.
Pra quem acha que esta frio agora,dá uma olhadinha na previsao pro mes que vem...
Tenho o costume em olhar a cada 2 ou 3 dias a previsao do tempo.
Costuma dar mais certo do que errado.
Lembro que no inverno passado sempre consultavamos e geralmente coincidia e isso sempre ajuda a gente a se programar pras compras da semana,aquelas saidinhas que podemos deixar pra outro dia menos frio,menos vento,etc.. quando se está a pé e nao é obrigado a sair diariamente de casa,ajuda bem.
Andei vendo em outros sites de previsoes climaticas e realmente janeiro é o mes mais frio, a temperatura em dezembro e fevereiro sao bem mais leves do que nesse mes.
Nao aconselho a ninguem vir em janeiro,pq realmente tem dias muito frios,mas se for inevitável..tem varias dicas de como tornar isso menos desconfortavel na nossa comunidade no Orkut.
Eita mes cruel gente!!
Janeiro é o ''bicho'' aquí!!
Mas mesmo assim a gente vai encarar as festas ao ar livre,teremos a Igloo fest,Fete de Neige e o que mais aparecer pela frente!
Se nao podemos com ele entao nos juntemos a ele!!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Pesquise na fonte oficial !

Certa vez uma imigrante brasileira que chegou aquí há 3 anos atras me disse que aqui nao havia 'hospícios''...quando ouví achei muito estranho que numa cidade desse tamanho nao houvessem essas instituiçoes para cuidar dos doentes mentais carentes,mas nao averiguei.
Inclusive que seria por isso que encontraríamos muitos ''malucos''pelas ruas,metros,etc..
Ainda complementou dizendo que o Canada nao sabia cuidar de seus doentes mentais.
Confesso que fiquei assustada,chocada até.
Agora soube que um rapaz que havia fugido de um hospital psiquiatrico essa semana que foi encontrado(gracas a Deus e a eficiencia da Sûreté du Québec.

Entao aproveitei para ler mais a respeito ja que o assunto me interessa(para quem nao sabe pretendo estudar a respeito) e vi o que temos aqui aparentemente com uma boa estrutura e que é referencia na area internacionalmente,o Institut Philippe Pinel com o mesmo nome do que tem no Rio de Janeiro.

Sei que como em todas as sociedades há falhas no sistema,mas fico feliz em saber que existam instituiçoes que funcionam em minha cidade.

Aprendí que nao devo ouvir imigrantes mais antigos só pq eles estao aqui ha mais tempo que eu..que nem aquela historia que eu lia antes de vir sobre o inverno que era um ''monstro de 7 cabeças'' e que só tinha assistencia de saúde dada pelo Governo..que nao haviam escolas particulares ou que se existissem seriam iguais as publicas..mitos e mais mitos que vao caindo por terra aos poucos..pois tem pessoas que sentem um pequeno prazer em exagerar ou nem sempre checam o que ouviram dizer antes de passar adiante,como foi esse o caso.

Acho que vale a pena dar uma lida no site SQ para se ter uma ideia de como eles trabalham.

domingo, 13 de dezembro de 2009

-8º ...churrasco..e nao tem tempo ruim pra gente!


Nosso sabadinho tranquilinho e agradavel...após nossas andanças nas já escorregadias calçadas de Montreal,um bate papo no Chez Brasil com os amigos de sempre,uma voltinha pra comprar uma botinha nova pra mim na La Baie e a noite aquele churrasquinho que meu maridao sabe fazer muito bem...
Quem pensou que a gente nao faz churrasco na varanda com neve??
Pois é..enganaram-se,rsrs..
Enquanto ele assava uns franguinhos,salsichoes e hamburguers,nossa filha construia seu 1º boneco de neve que ficou muito engraçado!




Bom domingo pra todos vcs!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O dia seguinte da tempestade


Bom, hoje é o dia seguinte da tempestade,praticamente nao nevou mas ventou em alguns momentos bem forte por aquí.(estou parecendo a moca do tempo,rsrs).
As ruas ficaram um nojo,sempre ficam apos a queda da neve e a subida de temperatura..a neve derrete e tem pedaços que parecem areia escura de praia bem molhada.
Sem falar nas montanhas de neve que ficam pelas esquinas,bem ruim pra caminhar,normalmente nao é tanto,mas com o volume de neve que caiu... ficou na casa dos 30 cm !!!
Tiramos fotos em diferentes horarios pra vcs terem uma idéia melhor do que falei... a neve com cara de sujeira apareceu hoje durante o dia e nao fotografei,vai ficar pra proxima.

Seguem as fotinhas abaixo:

Hora da tempestade(ontem pela manha)

Nossa entrada hoje as 00:30



Nossos lindos e fofos vizinhos limpando a neve(ontem a tarde)

Volta da escola(ontem 15:20)
Tratorzinho que abre caminho nas calçadas(eu os adoro!)

Olhem onde chegou a neve,e ainda caiu mais depois!!

Bjs!!

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Tempestade de neve a vista!!!!!


Emoticons


Entao tudo leva a crer que amanha teremos uma tempestade de neve,e das boas!
Foi assunto na escola de nossa filha hoje,porém terao aula normalmente.
As temperaturas nao estarao baixas,algo em torno da casa dos -6º pela manha e -3º a tardinha.

Emoticons

Tirei fotos hoje pelas ruas aquí perto de casa e amanha tirarei outras pra terem idéia da
mudança no visual.

Entrada da escola

Av.Coolbrook,NDG (10:30h.)

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Yes! aquí também tem baratas!! (cuidado ao alugar sem ver)


E eu tao inocente pensando que aquí nao tinha baratas...pobre de mim!!
Sempre me lembro do filme Day After que mostra no fim a destruicao total e as baratas lá..firmes e fortes!!! Caraca gente,odeio baratas!!!! do fundo do meu coraçao!!!

Acabei de ver a seguinte manchete :baratas e ratos em 80 aptºs de NDG ...imaginem isso! nao vao pensar que o bairro todo tem baratas,tá ? se trata de um prédio de um determinado proprietário que nao é chegado em higiene,já velho conhecido do inspetor...

Vejam a reportagem toda e tirem suas conclusoes sobre alugar a distancia ainda do Brasil..

Pra quem nao sabe,''coquerelles'' sao elas,as baratas !!

E fujam desse proprietário:M.Sebag!

DANS CÔTE-DES-NEIGES

80 logements au milieu des coquerelles et des rats

07/12/2009 17h39

« J’ai deux enfants et j’ai peur pour notre santé mentale, parce que tout ça est en train de nous rendre fou », déplore Kumar Thurai, qui demeure dans l’édifice depuis six mois.
Photo: Jean-Philippe Arcand
Des murs crasseux et moisis, des coquerelles et des rats qui sillonnent les couloirs. C’est dans un tel musée des horreurs que les locataires du 4855 de la rue Vézina, à Montréal, doivent vivre au quotidien et ce, sans que le propriétaire des lieux, Robert Sebag, ne daigne lever le petit doigt pour remédier à la situation.

En entrant dans le bâtiment de 80 logements, situé dans l’arrondissement Côte-des-Neiges, on est aussitôt pris d’un malaise transcendant. À peine a-t-on passé l’inquiétant hall d’entrée qu’on est tout de suite plongés dans un nuage pestilentiel, gracieuseté des sacs à ordures empilés les uns sur les autres à proximité. On a carrément l’impression de mettre les pieds dans un dépotoir.

« J’ai deux enfants et j’ai peur pour notre santé mentale, parce que tout ça est en train de nous rendre fou », déplore Kumar Thurai, qui demeure dans l’édifice depuis six mois.

Devant une telle situation, d’autres résidents ne savent tout simplement plus à quel saint se vouer. « On ne croit plus à rien. On a beaucoup souffert. Je ne peux même pas prendre ma douche », laisse tomber Maximus Sangarayer.

Dossier connu

Rencontré par hasard sur les lieux, un inspecteur de la Ville de Montréal, Salah Benlabed, a confié suivre le dossier de l’édifice depuis maintenant cinq ans.

« Des fois ça s’améliore, mais ça finit toujours par revenir », indique-t-il, tout en signalant que le problème se répète dans les autres propriétés de M. Sebag, connu comme un récidiviste de l’insalubrité.

M. Benlabed a par ailleurs indiqué qu’un organisme coopératif, chapeauté par la Ville, était en train de faire des démarches pour acquérir l’immeuble. « Ça devrait être réglé d’ici la fin de l’année et ce sera une excellent nouvelle », dit-il.

24H a tenté sans succès de rejoindre Robert Sebag.

jeanphilippe.arcand@24-heures.ca

domingo, 6 de dezembro de 2009

Nosso fim de semana e o... Aquecimento global


Olá amigos,estou aquí hoje nessa tarde de domingo lendo os jornais on line de sempre,ouvindo a vizinha de baixo finalmente fazer a mudança dela(havia alugado em julho porém o ap estava vazio até hoje),colocando as fotos do fim de semana no computador...hoje está 1º la fora,meio com sol,meio nublado e a gente ficou com a maior preguiçinha de sair por aí...até tínhamos que ir até um posto médico qq pra renovar nossas carteirinhas da assurance maladie,mas a vontade de ficar em casa prevaleceu.
Ontem tiramos as fotos na farmacia($ 10,00 por 2 fotos)e a noite recebemos velhos amigos para um jogo novo:Galáctica.
O jogo é bem ''cabeça'' daqueles estratégicos e demoramos mais de 2 horas só lendo e discutindo as regras..mas a 1ª vez é assim mesmo;da próxima vez já iremos engrenar direto.
Ontem almoçamos no Chez Brasil,aquela comidinha caseira sempre gostosa(gastamos $ 38,00 com 2 refeiçoes,1 pastel,1 refri,1 café e 1 sobremesa),nao comemos muito e 2 refeiçoes sempre nos é suficiente.Batemos um papinho legal com Eliana(proprietaria),assistimos um DVD que estava rolando lá de alguns artistas brasileiros,comí meu pedaço de torta prestígio...sabadinho agradável esse.

Sexta feira fomos dar uma caminhada pelos subterraneos,só pra sair de casa mesmo e paramos no Promenade Cathedrale ,tomamos uma coca,café,batemos um papinho pra por os acontecimentos da semana em dia.
Nós costumamos ter o cuidado de sairmos de casa para conversarmos nós tres,fora do ambiente rotineiro mantendo assim nossa uniao familiar em dia também.
Aos pouquinhos vamos criando nossos hábitos por aquí.

Aquecimento Global:
Outro ponto que temos conversado com nossos amigos é sobre as mudanças do clima que temos percebido mesmo somente com um ano de Canadá;ano passado quando chegamos em meados de novembro fazia mais frio que hoje e na semana seguinte ja havia neve.
Agora estamos em dezembro,caiu umas 3 neves ''furrequérrimas'' e as temperaturas tem estado visivelmente mais altas do que o mesmo periodo do ano passado.
Hoje abrindo meus jornais vi que o tema é assunto em alguns deles.
Com certeza se as únicas consequencias fossem as temperaturas subirem nosso lado egoísta adoraria pois aquí tem uma margem bem folgada de frio pra perdermos ainda,porém a questao é muito séria,essa semana recebi um email onde mostra ursos coalas pedindo agua aos ciclistas numa estrada e outros procurando se refrescar em tinas d'água deixadas nas varandas de casas na Austrália.
Vemos as mudanças mais claramente do que antes quando eram bem mais sutís aos nossos olhos.
Fala-se já na possibilidade de nao termos neve no Natal,será?
Sei que em Vancouver o povo fica na torcida todo ano pra que caia neve no Natal só pra ver tudo branquinho...acho que tudo é possível,afinal tirando os próximos 3 dias onde diz a lenda teremos neve,depois fica sem previsao de cair mais até o dia 20 desse mes.Incrível gente,to boba com essa !!
Teve o desfile do Papai Noel na St.Catherine e foi sem neve.Sinistro,ainda bem que nao fui,acho meio estranho isso,afinal os tempos de Natal sem neve pensei que haviam ficaco pra tras..

Bom,eram essas as novis do fim de semana,bem cotidianas pra variar um pouco.Seguem 2 fotinhas :



Lanchinho de sábado

Até a próxima!!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Chez le medicin gynecologue

Urso 40 cm Medico 002.JPG.jpg

Bom,como muitos já sabem nós temos nossa médica de família desde abril deste ano.
Aquí quando se precisa ir a um especialista tem que 1º passar pelo médico de família e ele SE achar necessário encaminha com uma carta de recomendaçao para o médico também por ele indicado.
As vezes marca a consulta por nós inclusive.
Entao,aquí em casa meu marido faz 2 acompanhamentos específicos;um com oftalmologista pq já passou por cirurgia a laser para correçao de miopia e hipermetropia no Brasil e outro com pneumologista pois sofre de bronquite alérgica.
Ele já tem seus médicos aquí e está satisfeito com o atendimento deles.
Oftalmo é meio complicadinho pelo sistema de saúde pública pq nao tem vagas antes de +- 1 ano de espera por uma consulta.Como nós temos plano de saúde pela empresa onde trabalha(pagamos por isso e somos obrigados a ter),nesses casos do oftalmo e exames pagamos a consulta ou o exame e depois somos reembolsados pelo plano particular integralmente na maior parte dos casos.
Vale lembrar que aquí a gente só vai ao oftalmo quando tem alguma irritaçao nos olhos, nao para ver grau de miopia,astigmatismo,etc.. para esses exames procuramos o Optometrista.
Continuando ..
Antes de virmos fizemos varias consultas e exames com nossos médicos oftalmo,dentista,gastro,ginecologista,cardiologista e pneumologista.Tudo em outubro e novembro do ano passado,com direito a ultrassons,mamografia,raio-x,provas de esforço,ecocardiogramas e os exames de rotina de consultorios.
Enfim,demos uma geral nos corpinhos,rsrs..quisemos nos precaver pois nao sabia quanto tempo levaria aqui para encontrar um bom médico de nossa confiança novamente.
Também diga-se de passagem ainda ouço ''cobras e lagartos'' sobre esse assunto por aquí.
Eu mesma tive uma péssima impressao de meus dois 1ºs atendimentos quando ainda nao tinhamos nossa médica e fui a 2 clínicas do Governo.

Mas agora foi a minha vez de ir a um especialista,nesse caso ao ginecologista.
Já li inclusive um relato em outro Blog que confesso me assustou bastante.
Aposto como ninguém vai querer copiar e colar meu relato positivo pq o povo as vezes só gosta de valorizar o ruim...mas.. cada um com suas escolhas!

Minha consulta estava marcada ha 2 meses para hoje as 10:45,o consultório fica pertinho de minha casa(quando ela indicou nem eu sabia que ia morar aquí),fui caminhando e cheguei em 11 minutinhos.
Ao chegar fiz como de praxe,me apresentei a secretaria(uma senhora libanesa, que vive ha 40 anos aqui e é parente do Sr.Ministro Hadad no Brasil)muito simpática e com forte sotaque,ela pegou minha cartinha de recomendaçao e minha carteirinha da Assurance Maladie.Anotou lá qq coisa e me pediu que esperasse na ante salinha até que ela chamasse novamente.
Ok. Sentei lá,tudo organizadinho,bonito e moderninho,revistas pra ler,bla bla bla... e daí há uns 7 minutinhos ela chamou novamente.(antes a aproveitei e liguei pro meu maridinho pra avisar que estava tudo indo bem e dentro do horario).
Entrei na sala dela e ela me levou para outra micro saletinha onde só havia uma cadeira e pediu pra que esperasse o médico me chamar.
Esperei alí por uns 3 a 4 minutos e ele apareceu;um senhor com uma cara ótima,bem simpático e muito educado.
Fomos até a sala dele(sao varias salas por lá,trabalha ele e outra médica)chegando lá,eu sentei e ele fez aquelas perguntas,se tive caso na familia com cancer,diabetes,quando fiz meu ultimo exame de mamografia,e se estava sentindo algo de diferente.Disse que nao, que estava tudo bem e que seria uma consulta de rotina como fazia no Brasil de 6 em 6 meses e que pela 1ª vez estava fazendo após 1 ano por conta de ser tudo novo aqui para nós. Ele compreendeu e disse que com ele sera de 6 em 6 também.
Após essa conversa ele pediu pra que fosse novamente pra sala da secretaria dele e aguardasse,lá fui eu de novo..rsrs.. tudo foi rapido e tranquilo.
Após uns 3 minutinhos ela me levou pra finalmente fazer o exame numa outra sala devidamente equipada,limpissima e bonita.Me explicou como fazer,(onde deixar minha roupa,o que tirar ,deixar o soutien aberto e me deitar para esperar o doutor vir me examinar.
Nao houve nada de constrangedor em nenhum momento, quando ele entrou eu ja havia me deitado e me coberto com o paninho (grande e descartável) que ela havia me dado.
Fez o exame delicadamente e minunciosamente,sempre simpático ,sem mil conversinhas mas sem pressa também,sempre atencioso.
Confesso que achei melhor do que com a médica que tinha nos ultimos 5 anos de Joinville,ela era super simpatica,mas o consultorio,o tempo de espera(esperava por mais de 2,3 horas sempre),e a impressao que tive desse médico me agradaram mais.
Perguntei a ele se poderia continuar indo lá e ele disse que sim, claro! te vejo daquí ha seis meses.
Ruim:O exame feito no laboratorio demora simplesmente 10 semanas pra ficar pronto(esqueci de perguntar se poderia fazer pelo plano particular mais rapido).

Normal: ele telefona se tiver alguma alteraçao.(como era em Joinville também).
Nao ficamos com assistente dentro da sala de exame,somente eu e o médico(como também acontecia em Joinville).
Lembro que no Rio era diferente, na hora do exame a secretaria de meu médico entrava e ficava ali do ladinho pegando qq coisa que ele pedisse.
Tudo é uma questao de costume e cultura do local.

Conclusao:estou bem mais tranquila agora sabendo que tenho um bom ginecologista aquí também.
Aos pouquinhos vamos nos integrando a nova vida,certas coisas demoram mais pra gente conhecer,mas tudo tem seu tempo.
Tenho consciencia de que sou muito exigente e bem acostumada tanto com bons médicos como com conforto,higiene e aparencia do local.
Entao creio que minha experiencia tenha algum valor para os que tem lido relatos negativos somente sobre esse assunto de saude daqui.

Mas quem sabe essa é mais uma ''questao de sorte''(se é que ela existe mesmo).

A melhor resposta à calúnia é o silêncio. (Ben Jonson)