Cariocas no Canadá

Translate

domingo, 14 de abril de 2013

Mais uma da série ''faça vc mesmo(a)''

Olá pessoas,tudo bem com vcs? Por aquí estamos naquela torcida para que a primavera chegue e se estabeleça de uma vez por todas. Tivemos neve ''a rodo'' na sexta passada,maior deprê de olhar pela janela e ver aquela neve tão linda,tão branca,tão fofa,tão... caindo a essa altura do campeonato sem parar!!! Teve muita gente reclamando,colocando piadinhas e etc sobre o assunto pelas redes sociais. Gente daquí,gente de lá.. rsrs..

E com a chegada dessa estação,aquecem as vendas nas lojas de materiais de construção e renovação por toda a cidade. Esse é o momento de vc que está precisando/querendo trocar uma cerca do quintal,retocar uma pintura da escada,comprar umas mudas de flores e outros ítens sasonais,partir em direção a essas grandes redes e meter a mão na massa!

Bom,nós aquí como somos co proprietários de um duplex,dividimos com a outra parte as despesas com a manutenção de tudo que faz parte da área em comum. Já nos sentamos e discutimos o que deveremos fazer esse ano e estaremos pegando orçamentos com algumas empresas para fazer aqueles trabalhos que não estamos dispostos a fazer como por exemplo trocar as madeiras que ficam em volta do telhado.
De resto faremos nós mesmos nos revezando cada um explorando suas aptidões e experiencias.
Eu como sempre fico com a parte da pintura,desde lixar,selar e pintar. Marcelo deverá dividir com nosso vizinho o trabalho com a madeira caso resolvamos mesmo trocar o corrimão da escada de entrada.
E assim vai!

Para chegar na parte externa da casa,preciso primeiro concluír a parte interna onde já venho trabalhando desde que compramos a casa. Tive que parar uns meses devido a uma dor insistente que tive,mas com o tratamento que tenho feito desde janeiro com meu chiro,pude retornar aos pouquinhos desde fevereiro e principalmente março.

Um dos cômodos da casa que mais estava precisado de uma geral era o 3º quarto. Ele é bem pequenino e nem deve caber um armário com uma cama de casal dentro. Era usado como quarto do bebê pelos antigos moradores.
No começo ele ficou como aquele quartinho onde vc coloca as coisas qdo nao sabe mais onde esconder,rsrs.. creio que todos tenham um desses em casa ou queiram ter.
O problemas é que bagunça me incomoda e muito. Sou extremamente métodica e luto contra isso há umas duas décadas já. Acho que não é muito bom sabe? Mas por outro lado,também não quero deixar de ter as coisas sob controle,pelo menos de meus olhos,hehe...

Enfim,depois de muito pensar,conversar aquí em casa,resolví que faria daquele quartinho bege(odeio bege e pessoas beges),com o assoalho completamente estragado e rodapés arranhados,um lindo e iluminado escritório que seria principalmente para meu uso.

Estávamos com nossos livros arrumadinhos lá em baixo numa estante nova,lindinha mas na prática ninguém estava indo até lá pegar nada pra ler. Chegamos a conclusão de que lugar de livros é ao alcance de nossos olhos e mãos.

Decidido o que faria,decidí a cor: branco! Tudo branco para ''enganar''no quisito espaço. Então fiz a lista do que precisaríamos comprar e o que poderíamos aproveitar do que já tínhamos.

Ficamos com o móvel com porta vertical deslizante (2009)que que antes abrigava nosso querido e já falecido PC que trouxemos do Brasil numa mala,mais uma estante estreita onde colocávamos os livros desde 2009 e a estante que compramos no final do ano passado para finalmente termos lugar para tudo já que com o passar desses anos a quantidade de livros aumentou um pouquinho.

Precisamos comprar uma mesa,uma cadeira e o material para cuidar do piso.
Vimos para alugar uma máquina de lixar o assoalho mas ficaria caro e com a limitação do tempo acabaria por me estressar pois nem todos os dias eu tenho disposição para  o trabalho físico.
Sigo também as recomendações de nosso médico de família que me sugeriu que jamais trabalhasse dois dias na casa consecutivos,e sim que alternasse;um dia na casa, outro na rua com atividades físicas,mesmo que leves,caminhadas,ida ao curso,banco,mercado...estar fora mesmo que com frio e neve. Tenho seguido a risca e tem me feito muito bem. :) Tudo é preciso ser na dose certa,nem mais nem menos.

As paredes:
 Cobrí com tinta branca semi brilho para que refletisse mais a luz no ambiente e ficasse mais fácil de limpar futuramente.Devo ter feito isso em um dia ou dois no máximo e passei 2 camadas de tinta.

O piso:
A 1ª coisa que fiz foi lixar com minha nova maquininha que se chama ponceuse e custou uns $ 100,00.
Ela vem com um sacquinho acoplado onde a poeira fica guardada. Leve e fácil de manusear.
Lixei em mais ou menos 1 hora pois se tratava de um cômodo realmente pequeno(2,90 x 2,40).
Uma vez lixado,varrí e passei um pano úmido para retirar qq traço de poeira.
Deixei secar bem, descansei um pouco e voltei para tampar as frestas maiores e falhas das junções do assoalho com uma massa especial para madeira. A secagem é super rápida.
Em seguida,lixei novamente nesses locais onde usei a massa e partí para a 1ª camada de tinta branca própria para assoalhos.
Deixei secar de um dia para o outro pois não queria falhas nesse meu 1º trabalho com assoalhos.
Dia seguinte passei a 2ª camada e a tarde fiz alguns retoques para finalmente passar uma camada de verníz incolor para dar um pouco de brilho e uma proteção extra contra futuros arranhões.

Bom, o resultado me agradou muito e repetirei na sacadinha da frente e provavelmente no terraço (quintal).

Gastos totais com material:
1 lata de tinta branca para paredes
1 lata de tinta branca para o piso
1 lata pq de verniz
(já tinha rolo e pincel)
Escada
Lixadeira
-------------
$ 255,00 Sendo que sobrou tinta,a escada precisaremos para sempre e a lixadeira usarei ainda em 3 cômodos da casa .


Vejam vcs as fotos do antes,durante e do depois:









Que tal? Gostaram? Me contratariam ? Rsrsrs..

Boa semana pra vcs  com muita proteção e prosperidade!




7 comentários:

  1. Eu já te disse que adorei!!!Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Em uma só palavra: perfeito. Muito bacana ver o antes e depois, pois dá ânimo a todos os inexperientes de plantão (como eu) a encarar o faça vc mesmo! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos! Valeu! Olha, inexperiente até fazer o 1º trabalho né? Tem coisas que parecem mais difíceis do que realmente são.
      Agora estou na aventura de trocar a pintura de uma porta de 1925 que não via manutenção há anos! Imagine a trabalheira!
      Beijinhos!

      Excluir
  3. Adorei! Ficou muito lindo, Patinha. E ate sua roupa de trabalho foi branquinha!
    :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Pezinha! O uniforme já está até furado,mas tá valendo ainda! Rsrsrsrs.. facilita ser em branco pq a maioria das pinturas aquí em casa são em branco também!
      Bjss :)

      Excluir
  4. Muito obrigada!! Gosto de executar esses trabalhos! :)

    ResponderExcluir

A melhor resposta à calúnia é o silêncio. (Ben Jonson)