Cariocas no Canadá

Translate

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Desemprego no Canadá e cestas de alimentação(1 ano e 9 meses de Canadá)


Bom, resolví falar a respeito pois não gostaria que as coisas ficassem no ar e fôssemos mal interpretados por uma razão qq.

Como sabem(quem acompanha nosso blog)chegamos no fim de 2008 aqui.

Cada um tem seu planejamento em função do que tem de reservas financeiras e de suas necessidades burocráticas com validações de diplomas e etc.. Conosco não foi diferente.
Eu ainda não possuo formação superior e cheguei aqui decidida a cuidar desse assunto;como tinha meu francês razoável (nivel intermediário concluído)resolví partir para o inglês assim que fosse possível pois ele era ZERO.

Meu marido obviamente foi o requerente principal,formado em engenharia,em inglês e com experiência profissional dentro da área de formação(+ de 10 anos) e com 8 anos de experiência em gerência em Banco.Ele tinha o mesmo nível de francês que eu ao chegarmos.
Nossa reserva era modesta considerando que nossas despesas teriam que ser maiores com moradia por conta de termos um cachorro grande(boxer) e dois gatos dentro de casa que jamais haviam convivido debaixo do mesmo teto(morávamos em casa com quintal-onde ficavam os cães,no Brasil eram 3).
Por conta disso precisamos alugar um ap maior e consequentemente mais caro para termos um cômodo somente para ele.

Trouxemos cerca de $ 11.000, para os tres 1ºs meses.Para nós 3.O que não seria tão ruim se estivéssemos num ap menor de uns $ 700, ao invés de pagarmos $ 1.080, como foi nosso caso.
Deixo claro que não foi surpresa pagar esse aluguel,sabíamos antes de virmos que teria que ser assim .
Viemos assim mesmo pq nossa situação no Brasil naquela época era grave.
Meu marido havia iniciado um processo de assédio moral contra o Banco onde trabalhou e estava sendo ''boicotado''de várias oportunidades no mercado financeiro por conta disso.
Ele estava sem emprego há cerca de 2 anos e com isso contraímos dívidas para nos mantermos vivos e não perdermos o financiamento de nossa casa que ainda estava em reforma.(reforma essa que jamais acabamos).

Direcionamos a venda de nossos móveis hora para pagar contas básicas como luz,prestação da casa,escola(já com bolsa de 70% ) e as despesas do processo para o Canada,que víamos como a luz do fim do túnel naquele momento.
Aos trancos e barrancos,e com muita ajuda de minha mãe e principalmente de Deus,conseguimos chegar aqui.

Sabemos da importância de uma boa reserva financeira,mas nem sempre é possível fazer as coisas da forma ideal,então viemos como podíamos vir,já que lá situação se encontrava de mal a pior para nós naquele momento.

Sei que já contei bastante sobre o que passamos e sei que alguns acompanham nossa luta desde essa época,mas sinto agora a necessidade de tocar na ferida para fazer essa postagem que fala de dois assuntos delicados ao meu ver.

O 1º assunto é o desemprego que pintou aqui em maio para meu marido;ele havia começado a trabalhar desde o mês de janeiro do ano passado,ou seja;a partir de 1 mês e 15 dias de nossa chegada.
Ele começou a buscar emprego desde o Brasil ainda e vimos que a maioria dos sites pediam um ''code postal'' válido aqui e um telefone também.Para quem não sabe eles usam muito fazer a 1ª entrevista por telefone.

Então a partir disso ele só pode mandar ver na procura daqui mesmo, já com telefone fixo instalado em casa(celulares saem mais caro pois eles cobram para recebermos as ligações também)e tínhamos um endereço real,um code postal finalmente.

Sabíamos que o 1º trabalho poderia ser até braçal pois não temos a noção do inglês ou francês falado até estarmos aqui vivendo o dia a dia em outra lingua.
Sabíamos que na área de formação seria difícil pois teria a validação pela frente,poderia ser menos complicado se tivéssemos optado por uma cidade do interior na região de Trois Rivieres por exemplo.
Mas por uma série de motivos incluindo o domínio dele no inglês,Montreal era nossa 1ª opção.

Continua a ser.

Nesse início as possibilidades se mantém em algo como assistente de obras,de gerência,técnico..mas mesmo assim até hoje não apareceu uma oportunidade na área.

O 1º emprego dele durou quase uma semana(telemarketing ativo)e em seguida foi para outro de um dia somente pq foi chamado para o 3º que era numa empresa melhor e com benefícios importantes pra gente a partir dos 3 meses(cobertura odontológica de 80% ,exames médicos e medicamentos com excelente descontos).

Ficamos muito felizes na ocasião pois havia tempos que ele não trabalhava direitinho como contratado,vivíamos de bicos que eram insuficientes para o sustento de nossa família como disse antes.

Esse trabalho dele aqui era fora da área mas não era braçal,na verdade ele usava a experiência dele com clientes jurídicos que havia tido no Banco e a facilidade em resolver problemas deles o ajudou a conseguir efetuar boas vendas aqui.A empresa atua na área de TI fornecendo peças,programas e etc para outras empresas localizadas no oeste canadense,e obviamente em inglês.
Foi um bom achado para nos sustentar enquanto a validação do diploma junto a Ordem andava.(o processo é bem lento).

Em dezembro do ano passado conseguimos finalmente passar o financiamento de nossa casa do Brasil e com isso pudemos dar uma respiradinha aqui. Devido as lições que tivemos resolvemos investir somente em estudos aqui para nós 3 e sairmos um pouco pois vínhamos levando uma vidinha bem dura ha tempos.
Quando falo vidinha dura, não estou me queixando, mas deixando claro que estávamos cansados de tanta dureza, tais como lavar roupas na pia da cozinha,dormir em colchões infláveis,não termos mesa,etc etc etc..
Cinema aqui só fomos após uns bons meses.Jantar fora nem pensar! lanchávamos no Mac e no Burger King e já era um abuso pois o salário era insuficiente para tudo.

Nesse emprego após as comissões e descontos nos sobravam $1.860, para juntarmos com as ajudas do suporte as crianças do Quebec e do Governo Federal(cerca de $500, mensais).

Bom, deixando os números de lado,ele resolveu fazer uma pós graduação na Mc Gill para dar uma melhorada no CV que só tinha mesmo a experiência no Brasil e as formações da UFRJ em engenharia e o inglês.Digo pois nossos amigos tem mestrados,doutorados,etc..

A Pós escolhida foi em Gerenciamento de Projetos para unir a experiência do Banco a formação de engenharia.Fora que ele gosta muito dessa parte.
O curso durou 5 meses, de fevereiro até final de junho.

Na mesma ocasião ele estava estudando pesado para a 1ª prova da Ordem dos Engenheiros do Quebec.Foi muito pesado como já citei aqui em outra postagem.

Na minha humilde opinião foi isso que pesou para ele perder o emprego,pois já trabalhei com vendas e sei o tamanho da dedicação exigida para que sejam atingidas as metas na maioria das vezes impossíveis de serem alcançadas.
Ele não vinha batendo a meta há uns 4 meses.

A prova da Ordem foi em maio ,dia 7 e no dia 18 ele foi demitido do emprego.
Ficamos meio tontos pq os planos eram continuar lá até sair o registro de engenheiro junior em dezembro ou janeiro próximos.Mas não foi possível infelizmente.

Larguei imediatamente meu curso de inglês que fazia no YMCA.

Quando foi em junho saiu o resultado da prova e ele passou graças a Deus e a muito esforço dele mesmo.
Menos mal, sabíamos que as coisas estavam caminhando bem apesar da perda do trabalho.
Ele pediu o seguro desemprego ao qual tinha todo o direito pois havia contribuído por 1 ano e 5 meses dos 1 ano e 6 meses que tinhamos de Canada.
Demorou 2 meses para receber a 1ª vez e foi descontado o valor que ele havia recebido das férias não tiradas .

O seguro aqui funciona diferente do Brasil, ele é pago a cada 15 dias (igual aos salários)e fica mais proporcional do que no Brasil.Lembrando que no Brasil ele trabalhando no Banco ganhando R$3.500, mensais recebeu cerca de R$ 450, por mes quando desempregado após contribuir por 8 anos no mesmo emprego.

Aqui ele recebe $ 1.700, por mês.Como a diferença não é grande em relação ao que ganhava antes após os descontos dos impostos,decidimos que ele iria ''aproveitar'' esse tempo dado e não planejado nem desejado para buscar algo na área de formação e assim quem sabe conseguir algo melhor,tanto no salário como também na questão da experiência na engenharia dentro do Canadá.(isso nos preocupa verdadeiramente,pois eles querem tudo,desde experiência canadense na área como o bendito registro da Ordem).

Desde maio ele vem buscando algo nessa direção, mas até agora nada de concreto apareceu.
Para efeito de teste ele enviou CVs para fora da cidade, mas não obteve sequer chamado para entrevistas.
Recebeu uns 2 telefonemas de empresas de engenharia,fez a 1ª etapa pelo telefone,se saiu bem e marcaram entrevistas pessoalmente.
Foi a essas entrevistas ,aparentemente também se saiu bem,digo aparentemente pq eles estão de férias(férias coletivas da construção civil)e quem decide se ele poderá ser aproveitado ou não,está ausente nesse momento)quem o entrevistou foram pessoas do RH dessas 2 empresas.
As duas já avisaram que dependem dessa conversa e que também precisam receber mais projetos para então pensarem em contratar alguém novo.Mas que ele agora está constando no banco de candidatos deles.

Como percebemos não está chovendo vagas por aqui não!!
Esses projetos podem demorar até uns 3 meses ou mais para sairem.
Exatos 3 meses que faltam para o último exame da Ordem que ele fará em novembro desse ano.
O que vimos é que tem ofertas sim, mas a grande maioria exige esse registro da Ordem.
Vimos que o CV dele está bom pois ele vem pedindo um feed back e tem sido muito positivo.
Numa dessas entrevistas ainda ao telefone perguntaram quanto ele desejava ganhar,e ele procurou sair pela tangente para não se comprometer dizendo que ia depender de como seria avaliado,pois sabíamos que ele teria que começar numa posição inferior a de sua experiência,pq não era daqui,e tc... e a entrevistadora disse que não, que com o CV dele,com o jogo de cintura e o domínio das linguas ele seria contratado mesmo como gerente de projetos que era o cargo para o qual ele se candidatou.
Ponto para ele!!

Sobre ficar desempregado :
Para nós que já passamos por maus bocados,no início foi meio assustador pois trouxe várias lembranças ruins.
Mas depois com a cabeça fria vimos que poderia ser uma oportunidade dele ter tempo para buscar algo melhor já que falta tão pouco agora para obter o registro de engenheiro.
Até agora não aconteceu esse emprego melhor, e temos nosso prazo para isso que vai até o começo de outubro.

Por que o prazo?
1º: Pq ele não está contribuindo com os impostos e isso significa uma redução na devolução do ano que vem.(que usamos para pagar a anuidade da escola de nossa filha).

2º : Estamos sem plano odontológico e de saúde privados(o que nos faz falta).

3º: e o principal motivo: não nos sentimos bem nessa situação e estamos pegando cestas básicas nos órgãos que distribuem sejam governamentais ou não.

Lembrando que nessas cestas vem vários produtos vencidos ou quase .E que vem muito pão, raramente carnes,proteínas e que não são suficientes para manter sua alimentação de forma saudável, tendo que ser complementada com compras no mercado e açougues.Mesmo assim é de grande ajuda em momentos como esse.

Esse é outro ponto que nos atinge diretamente e é motivo de muitas discussões e polêmicas para todo lado.
Existem blogs que literalmente ''malham o Judas'' quando sabem que alguém se serve dessas ajudas.
Nós mesmos temos nossas opiniões a respeito que talvez desagradem a muitos.

Nossa opinião:
1º Vc chega com seu dinheiro para sua sobrevivencia para um número X de meses e ve que precisa de mais francês do que pensava,vê que o mercado de trabalho é mais fechado do que ouvia e lia .
Vem o medo a insegurança do desconhecido que vc só sabe como é quando está AQUI.
Vai lá ,se registra e lhe é concedida essa ajuda.

2º Vc consegue um emprego que paga menos do que vc pode gastar e sabe que vai faltar todos os meses enquanto vc valida seu diploma ou melhora seu CV seja com a bendita experiência quebecoise/canadense ou pela melhora de seu idioma.
Faz as contas e ve que o dinheiro vai acabar rapidinho se pagar os $$$$ de supermercado para sua família.

3º Descobre que mesmo empregos braçais não caem do céu como nos EUA e que vc não é mais tão jovem com aquele pique maravilhoso que julgou ter enquanto estava no processo quando a gente acredita ser capaz de tudo quando chegar aqui.

4º Descobre que pra trabalhar aqui precisa de diplominha tirado aqui para quase todas as funções ,as vezes até mesmo para arrumar as carnes nas prateleiras dos mercados. Sem esquecer que aqui por ser bilingue vc tem que ter ingles e frances, e não somente um deles.

5º Vc chega,trabalha por uns meses e perde seu emprego,fica um tempo buscando outro e nada mais justo que aceite essas ajudas oferecidas pois no nosso caso gastamos cerca de $ 850, por mês com alimentação, rações,higiene pessoal e produtos de limpeza(correndo os mercados e buscando melhores ofertas).

Até a 5ª realmente não acho errado se servir dessas ajudas.

(O que consideramos errado):
A pessoa vem bem de dinheiro e ou não quer trabalhar, fica por conta da francisação recebe os $ 400, se sente indignado com as mentiras das palestras,não quer que a família saiba para não se preocupar, compra móveis que poderiam esperar,viaja com a família a passeio,se deslumbra e compra roupas boas,casacos de marcas desde a chegada ..e ainda tem aqueles que entram nesse processo com tudo planejadinho...''vamos entrar como imigrantes, aproveitar pra fazer cursos com descontos que não teríamos com o visto de estudantes,pegar bolsas de estudo,empréstimos e depois a gente volta pro Brasil por cima!! ''

Acreditem, existem esses casos também e geralmente são aquelas mesmas pessoas que reclamavam do Governo ''assistencialista'' do Lula.O Quebec é muito mais assistencialista que 30 Lulas,acreditem!!

Quem contribui reclama, e quem recebe agradece.Simples assim.


Não estou aqui para julgar, nem condenar ninguém, até mesmo pq não acredito que tenho esse direito.
Jogue a 1ª pedra quem nunca errou, nem que fosse somente por pensamento.
Somos humanos e estamos vivenciando algo novo, diferente do que já vivemos antes.
Imigrar é algo muito louco, gera sentimentos novos, inseguranças que não cogitávamos poder sentir.
Se um amigo ou colega nosso pega cestas pq está com medo do dia de amanhã, pq ainda não conseguiu um emprego,
Se um colega ou amigo comprou carro e vc acha que ele não precisa, esqueça, ele sabe dele melhor que vc, ele sabe suas razões,se trabalha a noite, se mora ha mais de uma hora de casa, certas ou erradas, são nelas que ele acredita.

Se eu tenho um carro que não foi comprado com frutos do que ganhamos aqui, isso é assunto nosso, sabemos de onde vem nosso dinheiro e o quanto foi suado .
E se ainda não o fosse, também teríamos direito a ele de qq forma, pq acreditamos piamente que só temos aquilo que merecemos,seja por trabalho nessa ou em outra.

Vai dizer que quem ganha num sorteio não merece??
''Sorte'' dele, Inveja sua!

Vamos trabalhar melhor nossa inveja, nossa abelhice na vida do outro, vamos procurar ser melhores em nossas manias de julgar, pq já temos Deus para fazer isso e garanto que ELE sabe fazer muito bem o trabalho DELE.

E isso vale pra mim e minha família também.

Para encerrar o assunto; eu me dei ao trabalho de marcar um rendez vous com uma assistente social no Exército da Salvação e fiz um questionamento a ela ao qual recebemos respostas bastante satisfatórias .
Explicamos nossa situação toda;de emprego, de desemprego,tempo de contribuição ,falamos claramente que temos nossa reserva proveniente da venda de nossa casa,
Falei quanto pagamos de aluguel e em qual bairro moramos, que nossa filha estuda em escola particular, e que meu marido não está trabalhando pq está buscando algo melhor do que tinha antes.

O resultado foi:
Ela nos disse claramente e pausadamente olhando nos olhos:
-Vcs estão certos, tem que ter uma reserva para lhes dar segurança, recebo aqui muitos imigrantes que eram qualificados em seus Países e que agora estão em sub empregos vendo seu dinheiro acabar e sua auto estima ir embora junto.
Vejo muitas pessoas que não sei se vão conseguir sair dessa situação e o aquecimento no inverno tem que ser pago independentemente de tudo isso. E isso é muito triste de ver.Vcs tem que manter a positividade,a cabeça erguida e terão mais chances em vencer.

Então meus amigos, colegas e quem sabe não simpatizantes que estão lendo essa postagem agora,cada um sabe onde aperta seu sapato e estamos como desde que chegamos agindo dentro da lei, da decência e da honestidade, dentro de nossos direitos como imigrantes e cidadãos que viemos ser aqui nesse País onde nossas chances de passar uma necessidade como passamos no Brasil é realmente remota.
Pretendemos virar logo essa página e voltar a contribuir ao invés de usufruir desses benefícios.
Estamos evitando restaurantes,locais pagos,como shows,adiaremos compras de futilidades e etc pois não nos cai bem fazer isso e economizar nas cestas.
Aqui gastamos menos com lazer se utilizamos essa natureza e estrutura toda que nos é oferecida dos parques,junto a natureza.
Mas não deixaremos de ir ao boliche,ao picnic,a piscina publica do bairro, a visitar um campo ou uma praia nova. Temos nossos limites de sofrimento e precisamos viver um pouco também .

Desejo um bom resto de semana a todos e reflitam bastante pq a gente reflete direto para errar menos e mesmo assim ainda erramos!!

Me desculpem se ofendo alguém, mas sinceramente não é minha intenção,lembrem disso.

Outra coisa: meu nome não é mentira nem hipocrisia,por isso resolví abrir nossa situação atual aos não íntimos.

Abraços a todos!

14 comentários:

  1. Ola turma tudo bem?

    Nossa situacao e' bem parecida... comecei a trabalhar a quase um mes e parei de pegar comida na mission Bon Accueil mas aidna to num aperto danado...
    Ja dei minha opiniao la na comunidade... concordo com vc e assino embaixo... e tenho dito!!! :)
    Alexandre Marson

    ResponderExcluir
  2. Patinha,

    Parabéns pelo post! Nada melhor que é uma dose de realidade. Tem gente que critica mas é porque vive num mundo imaginário.

    Abraços,

    Sandro

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post!

    Acho que já falou tudo e muito bem!

    ResponderExcluir
  4. Poxa, Patinha, uma barra mesmo. Esses dias eu vi aquela palestra "last lecture" que o professor dizia o seguinte: The brik walls are there for a reason: they let us prove how badly we want things". Vocês querem, vocês merecem e vocês irão vencer!!!
    Admiro vocês por essa garra, por esse foco e por serem essa família linda.
    A vida é uma roda-gigante, logo mais vocês estarão lá em cima...
    Estou torcendo por vcs. MUITO BOA SORTE!

    Quanto ao tema das cestas, concordo plenamente com o que você disse.
    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
  5. Patinha,

    Parabens pelo post. Como alguem disse aí em cima, nada como uma boa dose de realidade para contrapor os negativimos do imaginario alheio! Vcs são lutadores e tenho certeza que a estabilidade esta perto!! Obrigado pelo post mais uma vez.

    Abs. e Sucesso

    ResponderExcluir
  6. oi patinha, gostei do seu post - bem realista - obrigada por compartilhar. Admiramos vcs por isso e temos certeza que vcs serão muito felizes por aí, não vai demorar não, estamos torcendo!!! Que os próximos dias sejam abençoados com muitas notícias boas. Bjokas. Contem com o nosso apoio. elen e cleber=0)

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo post

    Desejo a vcs muito sucesso e um dia as dificuldades serao arte du passado!

    Um abraço e muita sorte!

    Bianca e William.

    ResponderExcluir
  8. Espero que tudo melhore para vcs. Entendo a situação, sei como é e lembro como foi com vcs qdo começamos a conversar. Desejo que essa fase ruim passe logo e que vcs fiquem mais fortalecidos ainda.
    Aos invejosos, hipócritas e mentirosos de plantão, uma banana!! Foi por isso que nos afastamos de muita gente qdo chegamos aqui. Odeio gente deslumbrada que fica contando vantagem como se nós fôssemos completos idiotas. "Vc não fez isso?" ou "Vc não conhece isso?"... Cada um sabe de si e sabe onde seu calo aperta. Se cada um tomasse conta da própria vida, as coisas fluiriam com muito mais paz.
    Tudo de bom pra vcs queridos!! Tenho certeza que vcs se sairão bem! :)
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pelo grande apoio pessoal!
    Bea,não vemos essa fase como ruim ,ela foi prevista e está sendo bem administrada,mas obrigada por suas palavras de qq forma!
    Aqui temos que saber administrar melhor esses momentos de maneira mais tranquila sem perder a alegria e seguir adiante.
    Alegria atrai coisas boas,Tensão atrai situações mais difíceis.
    Isso aprendemos com a idade,afinal tem que ter vantagem em ficar mais velho,não é mesmo? rsrs..

    Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  10. Oi ! Muito tocante e corajoso o teu depoimento. Conheço o alto-astral de vocês e a garra. Sei que vão passar por essa. Difícil dizer algo, só posso dizer que torço por vocês.

    Abraços
    Ale

    ResponderExcluir
  11. Patinha, eu não estou aí e não posso falar com propriedade. Porém acredito que cada um sabe qual é a sua situação limite para tomar certas atitudes. Não tem como eu apontar o dedo e falar "ah! vcs poderiam aguentar mais um pouco, eu no seu lugar...", pois falar que SEI pelo que vocês passam seria nivelar por baixo a experiência/vida de vocês.

    Eu nunca passei períodos difíceis na vida, então sei que a minha linha limite do vermelho/perigo está colocada em um local onde muitos outros ainda estão no verde/razoável. Porém só por causa disso as minhas necessidades e preocupações devem ser desmerecidas? de jeito nenhum.

    Por isso cabeça erguida e sigam em frente.

    Bjao!

    ResponderExcluir
  12. Oi Patinha... primeira vez que comento aqui...a Gí falou vai ler o post da Patinha... kkk Bom nao só li como assino embaixo!!! Perfeito nao tem nada mais a ser dito sobre o assunto no meu ponto de vista(Falo sobre as cestas de alimentos!)

    Sobre administrar o desemprego me parece uma visao bem inteligente da situaçao...

    Bom como vc disse cada um sabe onde o calo aperta entao é isso...

    Uma mensagem que posso deixar a vc e sua familia vem de uma musica q gosto muito: O nome é: Chance. e o grupo que canta chama-se Rosa de Saron, e diz: "...nao perca a força e o sonho nao deixe nunca de acreditar q tudo vai acontecer..."

    Parabéns pelo post e felicidades para todos vcs!!!

    Rogério.

    ResponderExcluir
  13. Oi Patinha!

    Não estou aqui pra falar de cestas básicas, já deixei minha humilde e inexperiente opinião na CBQ. Só queria te dizer que estou torcendo muito por você e sua família, de coração. Se não me engano, você foi a primeira pessoa com quem troquei e-mails sobre experiência real de vida no Canadá e, graças a Deus, aprendi muito desde então. Mas voltando ao seu post, parabéns por sua coragem de relatar tão abertamente sua experiência, admiro isso. Não sei se estou certa, mas acredito que os momentos difíceis estão aí pra gente superar, aprender e nem sempre entedemos o porquê... mas o dia que deixarmos de aprender algo, aí sim, acho que está tudo acabado.
    Enfim, desejo tudo de melhor pra vocês e espero em breve ler aqui no seu blog, os frutos de toda essa batalha de vocês.

    Beijão, Aline.

    ResponderExcluir
  14. Oi de novo!!
    Realmente tenho que agradecer o apoio de vcs, a maioria nos conhece e pessoalmente, o que fica mais fácil de terem uma opinião sobre o que escreví,mas aos que não nos conhecem deixo aqui meu carinho pelo respeito e pelas palavras educadas mesmo sem terem vivido algo parecido em suas vidas,o que vale pra mim é a dignidade em se ter humildade e educação. Críticas educadas são bem vindas sim! mas grosserias jamais!
    Estamos perto de finalizar esse meio de comunicação mas posso dizer que tem valido a pena na maioria das vezes.
    Um abraço fraterno a todos.

    Usem o email a partir de agora por favor;cariocasnoquebec@yahoo.ca

    ResponderExcluir

A melhor resposta à calúnia é o silêncio. (Ben Jonson)