Cariocas no Canadá

Translate

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Escolher escola = escolher bairro ? Agora bem mastigadinho!


Apesar de não estar mais nessa situação,vez em sempre alguém me questiona em que bairro deve vir morar.
Sempre dou a mesma resposta;
-Tem filhos? se tiver,de que idade?
Pq essas perguntas?
Pra quem está começando a pesquisar e ainda se encontra em ''estado de Disneylândia''soltaram essa para mim outro dia se referindo ao estado que a pessoa fica após assistir uma palestra do Governo do Quebec no Brasil.Gente,eles estão vendendo o peixe deles,muita coisa é verdade,mas tem outras que precisam ser estudadas mais a fundo,até pq eles dão informações generalizadas e vc é um indivíduo com suas particulariedades e necessidades distintas...
Vou procurar explicar como vejo:
A pessoa quer sair do Brasil pelos motivos dela e um dos pontos que pesam mais é parar de pagar escola particular para seus filhos.
Isso é verdade? digo,aqui vc pode pôr suas crias nas escolas públicas sem medo de ser feliz?
Vou dar meia resposta;SIM e Não!!
Tudo vai depender da idade de seu filho(a) e também do que vc prioriza para ele(a) em matéria de educação.
Se o ''trivial está bom, se seu filho é do tipo não faz diferença a escola que estuda pq ele se dedica por conta própria em casa,se precisa de escola mais enérgica,com menos liberdade na hora do intervalo,etc,etc..
Visto tudo isso então eu dou a dica de quem tem uma filha adolescente que gosta de estudar e pretende fazer medicina. Ela pode mudar de idéia sim,mas se não mudar estará tendo desde agora uma rotina de estudos mais puxada que certamente a deixará mais preparada para esse curso no futuro.

As escolas públicas daqui de Montreal podem ser boas,ruins,muito boas e muito ruins.Como no Brasil.
Os bairros são pontos influenciáveis nessa qualidade pela questão do nível da frequencia.
Quando chegamos já sabíamos de alguns detalhes pq tive a ajuda de uma mãe brasileira que morava aqui e tem uma filha da idade da minha.Se trata de uma mãe muito preocupada com os estudos da filha,sendo assim ela compreendeu minha preocupação e foi bastante sincera a respeito;coisa que serei eternamente grata a ela.
Ela me falou sobre a má frequencia de algumas escolas,formação de gangs,casos de ''bullying'' e me explicou que no primaire fica mais tranquilo que no secondaire..me disse que existiam as publicas internacionais que são melhores que as publicas em geral,etc...
Então a partir dessas informações preciosas comecei minhas pesquisas

Acho que quem me acordou pra isso hoje foi um casal com o qual conversei pelo Orkut que tem 3 filhos sendo que um deles é uma menina de 14 anos assim como a minha.
Me toquei que estive do lado de lá e não temos como adivinhar certas coisas.
Tenho certeza de que existem muitos outros nessa situação e se a gente ajudar um pouquinho pode evitar certas surpresas e aborrecimentos para essas pessoas.
Já teve quem leu e questionou e até criticou minha filha estar em escola privé mesmo com nosso apertado orçamento.
Pimenta nos olhos dos outros...hehehe..
Então vamos as dicas:
1º escolha um bairro bom,bem falado, com renda mais alta de preferencia. Tire da cabeça morar baratinho se tem filhos adolescentes em idade de secondaire(a partir dos 12 anos).Meninas princesinhas então...nem pensar!!
Temos conhecidos (pais de amiga de nossa filha) que moram num 2 quartos apertado com uma micro cozinha para poder estar num bairro excelente e assim garantir uma escola publica melhor,uma rede de amigos de melhor nivel social,etc..
Nossa prioridade sempre foi nossa filha, o bem estar dela, as companhias,a escola... não queríamos que ela tivesse menos do que tinha no Brasil que não era pouco.
Estamos alcançando esse objetivo plenamente aqui. Mas deixo claro que não pagamos barato de aluguel.
Existem muitos bairros bons de se morar que eu nem sequer conheço.
Então só vou dar os nomes dos que conheço e onde tenho amigos morando ,de preferencia com filhos dessa faixa etária.
Lembrando que se for para uma escola particular isso não será no momento de chegada pois precisa ter o francês antes já que escolas particulares não possuem classes de acolhida para ensinar a lingua para imigrantes.
Resumindo,na chegada vai ter que ir pra escola publica sim!!
Outro ponto importante a se considerar é que para entrar numa escola publica internacional e numa privé é necessário fazer uma prova de admissão com francês,inglês,matemática...
Não basta chegar, se inscrever,pagar e pronto.
Então não tem como escapar da escola do bairro nesse momento de chegada,entenderam?

Não vou dar nomes por uma questão óbvia de que se essas pessoas quisessem elas mesmas publicariam a respeito.
Mas vou tentar numerar alguns casos conhecidos de perto;
1º caso:
A pessoa que me ajudou quando eu estava no Brasil ainda: uma filha,em idade de secondaire, fez a classe de accueil na escola publica primaria do bairro e teve dificuldades para ser aprovada nas provas de admissão para a escola internacional e privada onde havia se inscrito.Da 2ª tentativa após estudar muito em casa passou.
2º caso:
Uma conhecida : uma filha em idade de secondaire,num excelente bairro,chegou a fazer o 1º ano do 
mas acabou trocando por uma escola privada no 2º ano ou 3º (não lembro precisamente agora).
Acredito que o maior motivador tenha sido o conteúdo da escola,mas pode ter sido tambem a frequencia,não sei mesmo.
3º caso:Um casal que me procurou para saber como fazer para a filha ir para uma escola privé e qual eu indicaria,professor particular de francês,essas coisas. Eles alegaram achar insuficientes a quantidade de trabalhos de casa que a escola mandava.Que eu saiba ela já está matriculada numa particular agora.
4º caso:Família de imigrantes venezuelanos com 2 filhas,ambas estudaram na publica no 1º ano e depois seguiram para privés. Essa família me chamou atenção por viverem bem apertados financeiramente,a mãe de pret & bourse e o pai atualmente no seguro desemprego(ambos tem uma bela formação em seu País de origem e estão aqui há 4 anos).
5 caso: família amiga com filho em idade de meio/fim de secondaire,escolheu bem o bairro desde o Brasil,e deu tudo certo com a escolha da escola,lembrando que ele é tudo de bom, adora estudar,dedicado,etc..
Na escola onde minha filha estuda tem muitas filhas de imigrantes porém ela conhece poucas que imigraram,ou seja que não são nascidas aqui.E para satisfazer a minha curiosidade ela perguntou se tinham vindo de escolas públicas;pelo que vimos na verdade as que nasceram aqui fizeram o primario nas particulares tambem, mas as que imigraram passaram pelas publicas no máximo pelo primário.
Bom, vou parar por aqui para não desanimar ninguém e lembrar que no primário tudo é diferente. Lembro que minha filha não podia sair da escola no intervalo do almoço e que tudo era bem cuidado, e que na hora do secondaire com apenas 12 anos os alunos são livres para sair na rua ,fumar,andar pelo bairro,etc..

Então fica a dica,se tem crianças menores de 11, beleza, usufrua dos públicos . Se tem com mais que isso, escolha com carinho e sem ''escorpião no bolso'' o bairro que vai morar.

Outra doce lembrança: as ajudas que os Governos do Quebec e Federal dão para quem tem filhos, é para serem usadas com os filhos.Ou seja, vc pode priorizar a educação deles sim.
Que eu saiba o Brasil não nos ajudava a pagar a escola particular ,nem com subsidios (cerca de 50% as privés francófonas)nem com ajudas diretas.

Como disse vou indicar os bairros que conheço e ouço falar bem,o que não significa que os outros sejam ruins,ok??
*Outremont
*NDG (Notre Dame des Grace)
*Westmount

Tem um mapa da violência de Montreal que também pode ajudar na escolha do bairro/escola.
Complementando com a ajuda do Daniel que deixou o link nos comentarios;
La Presse
Tem o palmares das melhores escolas públicas e privadas.
Para ver para qual escola vai de acordo com seu código postal tem a CSDM,a CSMB
Vc pode escolher o bairro,ver nos sites de imóveis para alugar algum apartamento,copiar o code postal que a maioria coloca nos anúncios e com esse código vc consegue saber qual escola terá que matricular seu filho(a).
As escolas privadas costumam custar a partir de $ 3.500, por ano.Geralmente pode ser dividido em até 9x.
As ajudas para as crianças costumam ser em média(casos que conheço)em torno de $5.000, por ano.(as 2 juntas).
Lembrando que conforme vc for ganhando mais essa ajuda será reduzida(justíssimo).

Para fazer uma atividade física/cultural recebemos de volta no imposto de renda uma gorda ajuda que costuma ser suficiente pela metade ou todo custo anual.
Nossa filha fará aulas de piano,serão 35 aulas,1x por semana com professor exclusivo,aulas individuais dentro da escola,25 minutos por aula.Isso custará $ 610, que pagaremos em 2x ,sendo uma em novembro e outra em maio.Isso ficará dentro do que temos de reembolso pelo Revenue.

Cada bairro tem seu site com os nomes das escolas que lá existem.Sejam primárias,secundárias,públicas ou privadas.

O que não faltam são fontes de pesquisas. Não digam depois que não tinha como saber isso tudo hein gente? hehe..
Qq outra dúvida escrevam que responderei com prazer se estiver dentro do meu conhecimento.

14 comentários:

  1. Ola, tudo bem?
    Ja existem estatisticas mais recentes sobre violencia do que as do Montreal Gazette. Embora elas sejam menos detalhadas, ha uma visao mais geral da seguranca em um bairro. As estatisticas estao numa reportagem do La Presse: http://www.cyberpresse.ca/actualites/quebec-canada/justice-et-faits-divers/201009/16/01-4316393-montreal-des-secteurs-plus-surs-que-dautres.php
    Abracos.

    Daniel.

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniel,obrigada pelo link!! bem mais atualizado com certeza,mas menos detalhado como vc mesmo disse,vou coloca-lo junto na postagem para complementar! Valeu!!Abçs!

    ResponderExcluir
  3. Ola Patinha,

    Tenho lido seu blog e hj venho aqui para parabeniza-la! Vc consegue passar os assuntos de maneira clara e realista que muitas vezes nao encontramos em outros blogs (me incluo nesta porcentagem).
    Este assunto de escola me interessa e muito pois tenho um filho de 5 anos e desde ja priorizo a educaçao dele. Mesmo que o problema nao seja as escolas primarias acho interessante que os pequenos tenham uma boa educaçao desde esta época assim fica mais facil durante o secundario. Colocar em uma privé desde entao varia de bolso pra bolso e pra quem vai ficar apertado vale a pena tentar escolas publicas a vocaçao ou internacional. Nos conseguimos para o nosso filho. Sorte, pra mim nao, corremos atras e alcançamos esta meta. Coloquei la no meu blog a historia ;-)
    Como vc disse informaçao é tudo entao fica aqui a minha dica!
    Pri.

    ResponderExcluir
  4. Oi Pri,deixei um recadinho pra vc no seu blog,mas agradeço por suas palavras aqui também.
    Está certa em priorizar desde agora ,lembro que escolhi a dedo a 1ª escolinha de minha filha também! :D

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    sempre acompanho seu blog e gosto muito. Adorei o post sobre escolas. Uma das minhas motivações para imigrar foi que meu filho pudesse ter uma educação de mais qualidade. Tenho um filho de 2 anos e estamos morando me Laval. Estou procurando garderies para ele e estou bem apreensiva. Embora ele aidna seja pequeno gostei muito das dicas.

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga!
    Post "porreta" hein!
    Adorei! Estou até ciumenta do "encontro" de amanhã, rrsrsrs, mas estarei aí de coração!
    Beijinhos e desde já, obrigada por tuuuudo!
    AlÊ

    ResponderExcluir
  7. Olá! Adorei seu post, vou repassar pra uma amiga que está começando a pesquisar o processo de imigração!

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Adorei o post! Ainda nem tenho filho, mas, com certeza será muito útil no futuro!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Oi Patinha,

    Outra vez, quero te agradecer pela generosidade em dividir sua experiencia aqui, com tantas mães e pais preocupados com este assunto afinal, nossa motivação maior é para tentar oferecer aos nossos filhotes um futuro melhor , né?
    Beijinho
    Luciana

    ResponderExcluir
  10. Legal! Os posts são inspiradores. Estamos curtindo bastante todas as suas experiências. Queremos ir para Vancouver no ano que vem. Se puder entrar em contato!

    Olá Canadá - Viagem & Turismo!

    Abraços,
    Dan & Jo

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Agradeço pelas informações. Mas como já faz algum tempo, alguma mudança de lá pra cá? Temos dois filhos, um de 11 que está no sexto ano e outro de 8, que está no terceiro. Nos mudaremos no fim de novembro para Montreal, e como as coisas estão aconcendo hora rapidamente, hora lentamente...Começamos nossas buscas de onde morar( e sim, nossos filhos e a educação deles é prioridade), se puder dar qualquer dica, seria muito feliz!
    A princípio pensamos na escola internacional de Montreal, é tão difícil assim matrícula por lá?
    Muito obrigada antecipadamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Podemos conversar melhor por e-mail ou se quiser por Skype. Entre em contato pelo cariocasnocanada@gmail.com

      Bjs!

      Excluir
  12. Olá, estou bastante ansiosa com algumas questões relacionadas à escola para minhas filhas (6 anos e 4 anos, as duas completam em março). Iremos pro Canadá no próximo ano, mas gostaria de saber alguns detalhes e agradeço muito se puder me ajudar:
    1) Para começar a estudar em setembro, qual a melhor data para chegar em Montreal e inscrever minhas filhas na escola? Junho seria razoável?
    2) Como provavelmente vou chegar com aluguel por temporada, como comprovar residência no bairro para que as minhas filhas estudem?
    3) Para começar a receber a "ajuda do governo", é preciso passar mais de um ano em Montreal? Pergunto porque sei que o valor depende da renda, mas como eles vão calcular isso se eu não terei comprovação de nada quando chegar? Ou eles pedem os extratos do último ano ou algo assim?
    4) Vc conhece a "reputação" dos bairros Verdun e Hochelaga?

    Adorei seus posts. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Rosa! Será um prazer lhe responder por e-mail cariocasnocanada@gmail.com
      Ok? Um abraço!

      Excluir

A melhor resposta à calúnia é o silêncio. (Ben Jonson)