Cariocas no Canadá

Translate

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A volta dos que não foram...


Aquí estou eu,ressuscitando aquele que jamais morreu;o ''Urubussecandus''!!
Impressionante como ainda me surpreendo com os homens,entenda-se ''seres ditos humanos''.
Gostaria de saber com outros imigrantes se eles passam ou passaram por experiências semelhantes desde que imigraram.
Bom, vou explicar direitinho:
Nós tínhamos alguns amigos muito chegados e alguns inclusive com parentesco sanguíneo.Esses amigos e parentes,sempre nos deram força em momentos difíceis enquanto estávamos no Brasil.Confiávamos plenamente neles nossos sonhos,planos,projetos,aflições,enfim,tudo que se confia a um bom amigo de anos e anos...
Quando resolvemos vir embora,não recebemos grandes apoios,mas pensamos;deve ser pq ficaremos longe,saudades,algo assim.
Mas enfim viemos,em novembro de 2008! Tem tempo já.
Chegando aquí continuamos a mandar notícias,seja através do blog,emails,e telefonemas via Skype pago pois eles não usavam Skype também.
Ok,nem todos tem intimidade com a Net...(foi o que pensamos).
E assim os contatos foram diminuindo pouco a pouco ao longo dos meses. Nós continuamos a telefonar,nem que somente nas datas de aniversário,Natal...mas de lá não vinha nada,só ia daquí!!
Isso acaba nos cansando um pouco.Quem vive isso sabe o quanto entristece quando se trata de pessoas que vc ama.
Mas tudo bem,devemos procurar compreender e paciência é nosso nome!!
O tempo passou e hoje estamos a 8 meses de distância para pedirmos nossa cidadania canadense.
Tentamos nos comunicar por emails,mas não vem respostas.
Adicionamos em Orkut,Facebook e nada! A pessoa usa,fala com outras pessoas mas não fala conosco.
Engraçado é que aceita o convite,será que é por educação ou só pra ver as fotos da gente vivendo nossa vida aquí num lugar diferente?
Será que não conseguem ter amizade com quem está longe? Ou será que incomoda ver que não estamos mal?
Não gosto das dúvidas que páiram nossas cabeças a respeito disso.
Mas o que fazer se não se trata de alguém que vc conheceu ontem? se trata de parentes!! Um dia vc vai rever!! E como se deve agir numa situação dessas sem ser grosseiro ou se sentir feito de palhaço?
Tem gente que pensa que só pq vc vive no exterior do Brasil ficou rico.
Tem quem pense que por isso a gente não precisa mais daquela amizade.
Pelo amor de Deus!!!! Não sei o que seria de mim sem a amizade da Janina,da Patricia,da minha tia Magaly que me procura diariamente dentre outros parentes e amigos que se importam verdadeiramente conosco.
Não tem a menor graça ter sucesso ou ser simplesmente feliz sem poder compartilhar com os que amamos,independente da distância física.
Mas como saber se ainda nos amam ou se a invejinha(antes branca)talvez tenha se tornado o ''lado negro da força'' ??
Deixo a questão no ar ,peço aos brasileiros que acompanham o blog e que estão aquí do outro lado me digam o que pensam sobre isso por favor.
E peço aos que estão no Brasil e perceberam que podem estar se encaixando nesse perfil,que repensem seu comportamento.
Nós não viramos ETs pq imigramos nem nos tornamos ricos e melhor ainda,se ficarmos ricos, não estaremos passando nenhuma doença mega contagiosa não viu?
Sempre tive amigos ricos e sempre os amei da mesma forma,nunca me fizeram mal por isso,ok?
Outra coisinha;ainda não temos emprego,maridão continua na busca,estamos vivendo no seguro desemprego e da venda de nossa casa que por sinal foi adquirida unicamente com esforço nosso de muito trabalho de muitos anos.
Mas,sabemos que conseguiremos atingir nossos objetivos,independente dessa possível torcida negativa de quem quer que seja.
Simplesmente pq temos Deus ao nosso lado todo o tempo !!

Segue o velho texto do Urubussecandus para quem não lembra:

Urubussecandus :

Uma das grandes dúvidas das pessoas que entram no processo de imigração é se devemos contar ou não para amigos e familiares sobre o projeto.

Logicamente que cada caso é único e não podemos generalizar, por isso vou relatar as fases de crescimento de um animal que tem nos acompanhado desde o início e que dei o nome científico de urubussecandus.

1) Nascimento - Esse animal tem um tempo de gestação muito rápido, e normalmente antes do final da primeira semana da abertura do processo ele nasce já pronto para se alimentar e começa a rondar os candidatos a imigração.

2) Infância - Período onde ele aprende a voar sozinho e escolhe a família que irá acompanhar até o final da sua vida. Nesse período desenvolve uma linguagem única e durante a fase da espera do pedido da documentação não para de repetir:- "Tem certeza que vai conseguir aguentar o frio canadense ?? "

3) Adolescência - Quando chegam os pedidos dos documentos sua linguagem evolui, e várias frases já se formam sendo as mais comuns relacionadas com os exames IELTS / TEF.

-‘’ Será que vai conseguir a pontuação que precisa na prova ?’’

-‘’ Você acha que sabe falar inglês/francês, mas logo vai perceber que não aprendeu o suficiente para ser aprovado na prova.’’

4) Adulto - Nessa fase o animal já bem desenvolvido fica sobrevoando a maior parte do tempo sua casa, e muitas vezes tenta tampar o sol que ilumina o seu caminho aproveitando a longa espera pelo pedido dos exames médicos. Escutamos várias frases dele como:

- ‘’Acho melhor desistir dessa loucura pois não vai dar certo’’. "

-‘’Tem certeza que o consulado não perdeu o processo de vocês ?’’

- ‘’Esses exames médicos não chegam...acho que é um sinal divino para desisitirem. "

5) Envelhecimento - Mesmo cansado depois de voar tanto na fase adulta, ele não desiste de te acompanhar e continua fazendo os comentários após a realização dos exames médicos.

- " Será que os exames vão chegar mesmo em Trinidad ?? "

- " Como o consulado ainda não enviou o pedido dos passaportes com certeza a família tem alguém com problemas médicos. "

- " Aproveita que ainda tem tempo, desiste do processo e segue a vida no Brasil. "

6) Morte - Quando finalmente depois de uma longa espera chegam os vistos de imigrante o animal se dá por vencido, e descobre que abriu mão de viver uma vida feliz para se dedicar única e exclusivamente a torcer contra a felicidade dos outros.

Antes de morrer ainda consegue forças para pronunciar sua última frase:

-‘’ Tenho certeza que não irão se adaptar com o Canadá, e logo estarão de volta tendo que começar a vida do zero no Brasil.’’

Como ainda não terminamos o processo continuamos com o nosso urubussecandus voando em volta da família fazendo seus comentários,mas já nos acostumamos com sua presença e até vamos sentir falta de suas palavras de " otimismo " quando chegar a hora do nosso embarque para o Canadá.

Esse animal não corre risco de extinção e encontramos diferentes espécies espalhadas pelo mundo.

O aprendizado que tivemos na nossa experiência com o animal no Brasil nos dá a certeza que vamos dar muita risada quando aparecer o primeiro urubussecandus canadense, pois depois de ouvir nosso relato sobre seu amigo brasileiro ele pensará melhor antes de fazer algum comentário e irá se esforçar para se transformar num beija-flor até o início da primavera.''

Bom,espero mesmo que se tornem beija flores já que tudo o que desejamos aos outros acaba retornando para nós mesmos!



17 comentários:

  1. Eu te entendo, Patinha.
    Eu não sei o que dizer pq ainda não aprendi a lidar com isso. Tem gente que foi contra tudo isso no começo e que hj já torce por nós, mas mesmo assim eu lembro das palavras duras de 3 anos atrás... tem coisa que martela na minha cabeça... peço a Deus todos os dias para me ajudar a perdoar para que eu posssa ser feliz com todos... Até pq, como vc falou, algumas pessoas querem que a getne morra ao lado delas, né? rs...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olha,perdoar até fica fácil pq amamos essas pessoas que falei,mas não entendo direito como isso se processa dentro deles ignorando tudo que vivemos juntos.
    Mas com o tempo nos conformaremos e Deus cuidará deles assim como tem cuidado de nós.

    ResponderExcluir
  3. Oie Patinha!
    Realmente é tudo muito triste mesmo.
    Nós aqui, vamos imigrar já sabendo que nossos pais não vão nos ligar, nos escrever etc, quanto mais parentes e "amigos" (A maioria não tem computador e a outra parte, não nos convida para nada,desde quando eu casei, parece que não faço mais parte da família! rsrsrs). Por isso vamos sem criar expectativas sobre estas pessoas.
    Minha cunhada por exemplo, chegou a nos dizer, que não somos humildes e que nós só queremos ser ricos, ter dinheiro etc...somos "esnobes" por querer ir embora do Brasil...pq p/ eles, o "normal" é se conformar com uma vidinha sem etudar/ler, com uma casa sem grande conforto, etc. (confunde pobreza com humildade, tadinha! rsrs) Ninguém merece!!
    Bom somos muito diferentes mesmo, pois se vc pensa grande vai conquistar grandes coisas, seja no campo espiritual ou material e o contrário tbém é verdadeiro.
    Bom, desculpa o "jornal" rsrsrs mas a maioria nos julga "esnobes" por querer imigrar...e acabam se afastando e nos fazendo sofrer com essa atitude.
    Patinha,canaliza teu amor/afeto/amizade para tua família e para aqueles com quem vcs tem essa troca, pq como vc mesmo disse, chega uma hora que cansa!
    Paz e Bem, fiquem com Deus na Proteção de Miguel Arcanjo que nunca falha.
    Bia.

    ResponderExcluir
  4. Que desabafo, hein???
    Passei por isso antes de virmos pra UK... Uns meses antes de virmos, passei na casa de uma grande amiga minha de muitos anos. Ela estava com a mae dela, e as filhas... Fui la pra me despedir... Puxa... Queria ouvir algo do tipo: Ah, minha amiga... Vc vai fazer falta, mas vou ficar aqui na torcida por vcs!! Quem sabe os visito um dia... Sabe o que ouvi? Sentou a mae e ela na minha frente, e com uma cara mais desaprovadora possivel, diziam: Ah, Rosana!! Nao consigo te entender, viu?? Sair do Brasil??? Faca-me o favor!!!! Largar SEU PAIS!!!!!! Sua patria????? Ah, para... Vcs nem tem uma vida dificil, pra precisarem fazer isso... Nunca vou entender, viu... Bom... Mediante essas palavras, me despedi, e nao tive contato com elas ate 1 mes atras. Ela acompanhava nossa vida aqui, pois a filha tem Orkut e Fcbk... Perceberam que estamos infinitamente melhor e que NAO TEM VOLTA! Agora ela fez Orkuy, e eu ate liguei pra ela... Mas, sinceramente, a comunhao nao e a mesma... Rompeu um elo... Amo essas pessoas de coracao. Deus sabe... Mas nao falamos a mesma linguagem mais... E mesmo assim, nem me animo de ligar muito. Me cutucaram o tempo todo, tipo: Como vai ai? Ela respondia: 40 graus, GRAAAAAAAACAAS A DEUS!!!! Nao da, ne?? :)

    ResponderExcluir
  5. Isso mesmo Bia! Infelizmente tem gente que por não conseguir tentar,arriscar mergulhar de cabeça em seus sonhos,acaba por ficar chupando o dedo e invejando quem se arrisca.Depois vc se realiza de uma forma ou de outra pq tentou,experimentou e isso vale tanto quanto ter sucesso.Mas eles não entendem,afinal nem tentaram...

    ResponderExcluir
  6. Rô..minha amiga de toda minha vida..ah..quantas coisas já vivemos hein?? Veja que nunca ouve distância para nós duas e pouco vivemos de verdade próximas fisicamente uma da outra.
    O desabafo é mesmo uma esperança no ser humano.Melhor falar do que guardar,acredito nisso sempre!!
    Amor é amor e ponto final.Quem ama quer ver o bem, não importa onde estejamos!!
    Bjs minha irmã amada.

    ResponderExcluir
  7. Pois e, amiga... O nome e inveja mesmo... Nao tem outro nome, por mais radical que pareca... Inveja nem que seja de nao ter coragem de se arriscar e meter as caras num pais novo... Olha, te digo... To cansada de um monte de gente que me execrou qdo sai do Brasil... Mas gracas a Deus! Sabe pq? Dessa forma, a arvore foi sacudida, e so ficou o que presta: Amizades verdadeiras! Como vc disse: Amor e amor! Ponto!
    Vc falou algo interessante... Nos conhecemos ha muuuuuuito tempo, mas a maioria deles, a distancia, ne? Mas ha algo verdadeiro e que permaneceu...
    Amo vcs... E peco a Deus para os proteger e guiar sempre!

    ResponderExcluir
  8. Otimo post !

    Falou tudo, de URUBU o mundo ta cheio ! (E nao falo da torcida do flamengo).

    Mas no fundo os Urubus sao uns invejosos e covardes. Se alimentam de comentar a vida dos outros de forma negativa, pois isto é o melhor que eles conseguem fazer. Tadinhos.

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Os relacionamentos e, claro, entre eles a amizade, é uma via de mão dupla. Há um momento que A se cansa de não ser correspondido por B, e se eu for o A acreditarei que o B é egoísta e nunca foi sincero comigo, pq, quando se quer, se ama, sente-se falta, se quer bem, o tempo (nem ser for quando estiver na privada com o notebook) a gente sempre arranja, nem se for só pra dar sinal de vida. Esse tipo de amigo, q falará com vc, mesmo que eventualmente, será aquele q ao ser revisto agirá como se nunca tivessem se separado e sentimos que a ligação é tão profunda, verdadeira e abençoada, que não parece que houve tempo entre os reencontros e as conversas.
    Eu já vivi várias separações, por causa da mudança de cidades e da ida para a faculdade e da saída dela. Graças a Deus, meus maiores amigos mereceram marcar meu coração e minha vida, pq são realmente especiais e qdo nos revemos, mesmo após anos separado, o amor, o entusiasmo, as confidências, a confiança, permaneceram intocadas! Mas, infelizmente, já passei pelo desdém e esquecimento de outros e até de parentes, e nem mudei de país ainda!
    Eu não tenho uma explicação absoluta ou racional para essas atitudes diversas, só que o amor não era realmente profundo e permanente e, talvez, nem mesmo eles soubessem, só se deram conta depois, qdo a falta não fez tanta falta assim...

    ResponderExcluir
  10. Ricardo,realmente urubú é um caso sério..alguém que fica de ôlho na carnica de outro boa coisa não pode mesmo ser..
    O importante é que nós estamos onde queríamos estar e fazendo o que planejamos fazer!
    Que Deus nos abençoe sempre!E à eles também!

    ResponderExcluir
  11. Apoema,que agradável contribuição vc nos deu,nos fez pensar melhor em tudo isso e aceitar melhor ainda a verdade. Se o amor fosse profundo e o mesmo de ambos os lados ,não teria acontecido esse afastamento certamente.
    Obrigada por se importar e dar sua preciosa e inteligente opinião!
    Fazemos gosto em ter amigos que pensam como vc! Quando vier,nos procure!
    Abçs!

    ResponderExcluir
  12. Ola, tudo bem?
    Vim aqui deixar os meu dois cents.
    Quando eu morava no Brasil, eu nao tinha muitos amigos pois eu sempre fui muito reservado.
    Mas com os poucos que eu tinha, eu queria continuar mantendo contato. Mas parece que a distancia apaga tudo o que a gente viveu junto. Quando eu liguei no Natal, a maioria parecia que nem me conhecia, me atenderam de uma forma ate rude.
    Olha so me sobraram mesmo duas pessoas com quem eu posso mesmo contar, isso sem contar meus pais e as vezes meu irmao.
    Sinceramente, eu estou cada vez mais desvinculando a minha vida com o que eu deixei no Brasil. Acredita que eu ja pensei mesmo em nem voltar para visitar? Ja pensei em trazer meus pais para me visitarem aqui, mas a vontade de voltar para la, nao sei se tenho mais.
    Fora eles mesmo, nao tenho mais nada que me ligue ao meu pais.
    E isso.
    Abracos.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Acho que acabei tendo mais sorte, pois as pessoas com as quais nós nos relacionávamos sempre nos deram apoio. Elas até diziam "queria ter a coragem de vocês". Mas só contamos para essas pessoas, as outras como já eram distantes continuaram. E aqui eu descobri que deixei lá vários amigos queridos, que mesmo a distância e o pouco contato, pois a vida lá é uma correria, não se tem muito tempo, mas quando nos falamos ou trocamos mensagens é muito gostoso. Em relação a família foi o meu irmão e a minha cunhada que nos falaram de uma reportagem que eles viram e que teria a nossa cara, a família do Ma como sempre esteve distante, continuou lá (distante). Quando eu era pequena e ficava triste por causa de uma amiga, minha mãe sempre dizia, "Melhor só do que mal acompanhada". Não entendia na época, mas agora concordo com ela. Amigo mesmo é aquele que nem a distância esfria, você pode ficar anos sem ver, sem falar, mas quando se reencontram é como se nunca estivesse estado longe.
    Beijos
    Simone

    ResponderExcluir
  14. Queridos novos amigos, (será q posso falar assim?), após escrever o comentário acima, pensei em alguns amigos com os quais fico sem notícias por, até, alguns anos e acho que o amor e a consideração são tão profundos,certos e sólidos que "estar em contato" não é vital, ao nos revermos (já aconteceu até em restaurante, aqui em SP, e nem sabia q o povo q encontrei estava por aqui, me gritaram, abraçaram, trocamos algumas novidades , endereços e telefones)a alegria é intensa e o tempo parece voltar, é maravilhoso!!! Mesmo assim, sinto muita falta de falar mais com alguns e de tê-los mais próximo. O que mais me marcou no seu post, foi o relato das diversas tentativas de um retorno, os contatos q vcs fizerem sem uma resposta sequer. Isso eu acho estranho, nem um simples "Oi"...Bem, desencane e pense no meu comentário anterior.
    Fiquei muito feliz por ter auxiliado de alguma forma:)
    Ah, ia me esquecendo: obrigado pela visita ao meu blog, será um prazer tê-los conosco:)Sempre bom conhecer novas pessoas e fazer mais amigos!!

    ResponderExcluir
  15. Patinha, vou te contar... Não sei se isso é coisa de brasileiro, mas é assim mesmo! Pra vc ver, eu saí do Méier p/Barra com meu marido, e teve gente que se afastou totalmente de mim. Prefiro acreditar q não foi por isso. E o "negócio" do "urubu"? kkkkk...... É assim mesmo! Deve ser igualzinho p/todo mundo q está indo, né? Mas penso que isso é coisa de quem tem mais de 32 dentes - a competição é uma desgr@$@!!! E a humanidade tá cada vez pior!
    Enfim, já sofri muito pela "falta dos que não foram", mas agora já aceitei e nem procuro mais. Isso é bem triste, mas fazer o que? Eles é que perderam. Bjos, Carla.

    ResponderExcluir
  16. Tudo depende da forma como nós enxergamos. Um copo pode estar sempre meio cheio ou meio vazio: eu prefiro vê-lo sempre meio cheio. Por mais que nos esforçemos para entender esta situação, nunca teremos a visão do todo, nunca saberemos o motivo real para a atitude dos amigos. Temos, sim, a nossa forma de enxergar e julgar os fatos, mas isso não significa que seja a verdade. Ainda estou no Brasil e a previsão da minha viagem é maio/2011 e já começo a sentir algumas reações de algumas pessoas: raiva, questionamentos, inconformismo... Um certo dia estava bem triste com a reação de uma grande amiga e comadre - sempre inconformada, triste, querendo me atribuir culpa por "abandonar" as pessoas queridas. Diante disso, conversando com outro amigo, um grande amigo, ele me disse: Sabe porque isso acontece? Porque vocês são muito amados e queridos e algumas pessoas não sabem lidar com esta perda, com a possibilidade de não estar com vocês no dia a dia, convivendo. Isso me tocou tão profundamente e me fez perceber que a pessoa jamais pode ser confundida com a atitude dela. Muitas vezes temos atitudes que não são legais, às vezes por imaturidade, às vezes por incapacidade de lidar com algo novo, mas isso não faz de nós pessoas más. Devemos ter muito cuidado para não rotularmos as pessoas ou romper laços com base numa interpretação que fizemos de determinada situação, interpretação esta carregada de sentimentos, por isso não imparcial e não fidedigna. Acredito que um processo de imigração tem muito a nos ensinar, a distância, o dar sem esperar... a sermos mais amorosos, compreensivos e misericordiosos, como o nosso Deus que nos ama tanto o é.
    A oração é o grande instrumento para alcançarmos esta graça.

    ResponderExcluir

A melhor resposta à calúnia é o silêncio. (Ben Jonson)