Cariocas no Canadá

Translate

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Balanço dos 02 Primeiros Meses


Bonjour mes amis...
Hoje estamos completando 02 meses no Canadá...

Separamos alguns pontos para descrever como tem sido nossa adaptação e nossas percepções até agora por aquí..

Vamos lá !
Povo : Para definir pessoas em tão pouco tempo resolvemos fazer uma pesquizinha com todos que conhecemos aqui em lojas, táxis e vizinhos.(não valem brasileiros,certo ?).
Sempre perguntamos coisas básicas a todos,tipo de onde vc é ,quanto tempo aqui(se não for canadense),se gosta de viver aquí...e também observamos a educação,simpatia,receptividade...
Até agora temos gostado das pessoas,temos sido bem acolhidos,e também temos 3 vizinhos muito simpáticos(pelo menos conosco).
Os taxistas são bastante bons de papo e a maioria é nascida no Líbano.
Pegamos muitos táxis no primeiro mês quando íamos sempre ao Centre Laval (de onibus sairia o mesmo $$para nós tres).
Vale dizer que um foi meio urubuzinho dizendo para tomarmos cuidado algumas vezes... e meio negativinho reclamando da vida(desses tem em toda parte,certo ?),em compensação os outros só nos desejaram boa sorte, deram dicas de compras,etc... sem falar num que foi 10 ! o carinha é árabe, jovem(uns trinta e poucos anos),tem um filho pequeno,ele nos falou sobre a ajuda do governo para as crianças fazerem uma atividade física de até can$ 60,00 por mes,falou de como o país acolheu a família dele,etc ,etc... e sem contar que entramos no carro e estava rolando o maior som árabe!! quem me conhece bem, sabe que amo música árabe!! muito legal o carinha, deu o nome do cantor, falou de lá ,de cá ... muito legal ,saímos do carro nos sentindo energizados!! (nada melhor que pessoas positivas para nos contagiar com bons pensamentos e força!).
Nas lojas, a mesma impressão até agora, de 10 atendentes um foi sério ,mas educado sempre.
Língua :
Ainda não tivemos nossa avaliação para saber em qual nível entraremos na Francisation (curso do governo onde aprendemos o frances e sobre a cultura quebecóise),porém procuramos conversar com todos pelo caminho quando sentimos uma pequena abertura que seja. Confesso que estou ficando empolgada em perceber que meu francês está melhorando antes mesmo de estudar aquí. Mon mari está indo bem também, e ele já falava direitinho pq é mais solto pra falar em outra língua,eu já tinha uma postura mais envergonhada no princípio.
Nossa filha está caminhando bem rapido também, ela vem colocando seus joguinhos na Net em frances e com a escola em tempo integral mais seu interesse ,logo estará falando e escrevendo bem também.

Moradia:
Sem me repetir,mas tornando a comentar sobre o assunto, ainda pretendemos mudar de Laval rumo a Montreal o mais breve que pudermos, temos a questão da escola  em breve para ver e nosso jeito de ser e de viver meio movimentado demais para Laval.
A nossa questão será encontrar apartamento que permita animais e valor que possamos pagar,sem falar da questão depósito $$ já que atualmente estamos praticamente zerados em reservas.Nosso contrato vai até 01/07 e até lá saberemos como proceder.

Frio :
Outra surpresa agradável para nós tres... como já disse antes esperávamos mais frio, mais incômodos ao caminhar pelas ruas,etc... mas, não sei se mergulhei tão fundo e tão de cabeça no Québec através da Net, e leituras que cheguei aqui e já estávamos preparados e não estranhamos nada até agora.Basta bons agasalhos,sair no horário certo dos onibus e metro que dá tudo certinho!

Alimentação:
Custos :
Mais barato em tudo exceto nas carnes vermelhas mais nobres e queijos.
Qualidade:
Nada de diferente, só estranhei as batatas pré fritas congeladas...elas são meio ''neguinhas'' de mais pro meu gosto,tem cara de terem dormido no óleo re -re- re -utilizado por alguns dias...hehe... não tivemos coragem de comprar ainda...
Tem tudo que tem no Brasil, feijão de todos os tipos, arroz, leite condensado(achei mais gostoso o daquí, e para quem não sabe sou perita em brigadeiros de panela)creme de leite,leites, se não iguais, muito parecidos e algumas marcas identicas.

Contas de água,aquecimento e luz :
São cobradas todas em uma só conta que pode ser mensal ou bimestral (vc escolhe a opção quando põe em seu nome) ,tem que saber qual a média do imóvel que vai ocupar, e se precisar pedir revisãodo histórico do imóvel.
Valor : depende do tamanho do imóvel, mas sei que pagamos can$ 100,a Hidro-Québec para termos água quente,aquecimento e luz.Na maioria dos bairros os fogões são elétricos e o aquecimento da água de toda casa é feito através do Boiler.Ou seja, não tem nada a gaz aquí em casa.

Contas de telefone,internet,celular:
Celular ainda não temos(estamos evitando contas fixas por enquanto e não queremos pré pago),
Telefone pagamos can $22,00 com ligações locais para fixos e celulares sem limite inclusas.
Internet:can$ 35,00 ,não lembro qual velocidade, mas sei que é mais do que tinha no Brasil onde pagava uma fortuna... e os 3 primeiros meses são gratuitos.

Transportes públicos:
Temos utilizado direto o metrõ e os onibus,nada a reclamar exceto sobre o a limpeza do metrô... precisa de umas faxinas e a troca dos carros será muito bem vinda!
Outro ponto a se observar, EU, gosto de coisas novas... mas muita gente nem vai reparar que o metrõ daqui é meio ''passadinho''...hehe... mas o que interessa é que funciona, e apesar de não ser muito chegada em transportes públicos estou gostando de poder contar com eles agora que estamos sem carro.
Dependendo da sua utilização vale a pena carregar seu cartão mensalmente.Can $109, livres para usar em Montreal e Laval direto por todo o mes.

Segurança ou a sensação dela:
Outro ponto fundamental de nossa vinda para cá foi a segurança pública.
Sei que aqui tem sequestros, sumiços de jovens, crianças(jamais entenderei como as pessoas somem tanto!),sei que tem ''pivete'' no metrô, brigas de gangues de rua,maluco que se tranaca em casa e mata a família toda... sei que não estou no paraíso, até mesmo pq sei que a terra não é o paraíso...mas... aquí me sinto mais segura ao andar pelas ruas a noite, ao entrar e sentar no onibus,mesmo lá atrás nos últimos assentos onde no Rio até os 15 anos fui assaltada 2x e escapei de mais uns 3 ''trombadinhas''...
Me sinto mais segura para atravessar as ruas, pq vemos as pessoas pararem muito antes da faixa e até mesmo antes de chegarmos perto da rua...claro que sempre terá um ou outro infeliz que virá em excesso de velocidade, mas em 02 meses, vimos apenas 02 desses.
Só ví uma vez elementos estranhos e foi no metrô, acho que era inicio de noite, mas eles nada fizeram com ninguém, só não me sentí a vontade perto deles...

Trabalho e estudo:
Nossos planos são:mon mari  obter a validação de seu diploma de engenharia civil,seja via OIQ ou via mestrado num futuro próximo(uns 02 anos) e enquanto isso buscaremos o sustento através de algum emprego parcial mesmo que em outra área.Eu pretendo fazer minha francisação ou curso particular de frances(o que for viável) e depois, engrenar em algum curso superior, seja técnico ou universitário.
O curso nao definí, a área é a mesma que desejo desde criança.. estudar a mente criminosa do ser humano, seja dentro da psicologia,psiquiatria ou do direito...não sei se terei exito, nao sei se conseguirei sequer entrar numa faculdade,muito menos se irei trabalhar depois ... mas sei que é o que pretendo fazer...

Pontos negativos (minha opinião):
As pessoas fumam DEMAIS aquí!! Obviamente não dentro de locais fechados...mas elas fumam muito mesmo,toda loja, shopping,centro comercial,qq lugar fechado tem pessoas na porta fumando... de todas as idades, muitos velhinhos fumando...impressionante, já havia lido que fumavam muito, mas ver é triste !!
Outra coisa é que não vejo muita propaganda de prevenção a AIDS e sei que nesse ponto o Brasil é um dos países que mais trabalha na prevenção e conscientização da doença e também dos males causados pelo fumo também.
Aquí recentemente é que eles resolveram colocar os cigarros no fundo das lojas ,mas não vejo comerciais de conscientização na tv (pelo menos quando assisto a noite).
Mais uma observação negativa,não é só o metrô que achei sujinho,nas ruas também se encontram coisinhas estranhas de se ver,tipo tampa de latas,pontas de cigarros,maços vazios,garrafas plásticas... vejam bem, não tem um monte de lixo pelas ruas, mas esperava que fosse mais limpo.Sei também que o Rio, cidade onde nasci e fui criada não é tão limpinho quanto a cidade que moravamos em SC. 
Vale lembrar que sao minhas observações pessoais.
Ponto negativo que mais me incomoda ,mas esse já é em relação ao que o governo ''vende'' no processo de imigração para o Québec...na verdade são 2: um é sobre exigirem somente o frances na entrevista...erro gravíssimo!!!! aqui sem inglês... pode ficar difícil.
O segundo é quanto ao que trazer de dimdim ... nós sabíamos que os valores do governo eram fantasiosos, mas muitos não sabem disso.Gente é muito improvável que alguém alugue um imóvel aquí sem deixar um depósito com o proprietário,e aí lá se vão seus trocadinhos que dariam para os 3 primeiros meses iniciais... Tem que se ter muito cuidado com o que se ouve e com a realidade... o certo é meter a cara nos sites e fazer suas próprias pesquisas sobre aluguéis,mercados,lojas de móveis e eletros.

Se alguém tiver dúvidas ou se quiser saber algo que não postei aquí, sintam-se a vontade para fazer perguntas via comentários aquí do Blog ou direto por email.


Agora vamos a comemoração dos 02 meses !! bolo de chocolate gostoso de novo,e para fechar presentinho do Papai do céu novamente: hoje recebemos nossa segunda cesta de alimentação do Centre de Bénévolat de Laval http://www.benevolatlaval.qc.ca/, mas ela hoje veio em dobro porque foi preparada por uma portuguesa que está aqui desde os 06 anos de idade...imaginem só a festa que ela fez quando dissemos que somos brasileiros !!! ao invés de pegar 02 ítens, dizia para pegar 3 ou 4... e assim por diante... ela ainda disse, espero que não precisem vir novamente, mas se vierem, me procurem nesse horário que capricho de novo!
Como é bom poder contar com essas ajudas alimentares nesses primeiros meses... não fazem idéia... 
Logo tudo estará andando e poderemos estar do outro lado novamente, ajudando a quem precisa ao invés de estarmos sendo ajudados.
Gente,Deus é bom demais !! E tem gente que não sabe disso ainda !!!

2 comentários:

  1. Parabéns!

    Muito sucesso pra vc!

    Fiquei contente com seu balanço de imigração! A "balança comercial" ta muito favorável pra vcs!
    Muito sucesso ai . Estamos chegando!

    Um abraço!

    Bianca et William.

    ResponderExcluir
  2. AH AMIGA QUANDO DIGO QUE OLHO SEU BLOG SEMPRE É VERDADE!!!!!!!!!!!BEIJOS

    ResponderExcluir

A melhor resposta à calúnia é o silêncio. (Ben Jonson)