Cariocas no Canadá

Translate

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Primeiro dia de Escola nova e...

Hoje minha pequena foi pela primeira vez a escola aqui no Canadá...
Ficamos apreensivos,afinal tudo novo,ela sem falar ingles nem frances,longe de casa e sem a gente ?! imaginem só ...ficamos com o coração apertadinho o dia todo até ela voltar as 16:30 hs.
Haviamos ido ,eu e ela a uma reunião com a professora dela anteontem..conversamos por 2 horas e 15 direto e para meu espanto me comuniquei muito bem com ela o tempo todo em frances(inclusive fui elogiada pelo meu frances-pasmem!).
Para primeiro contato foi melhor do que eu esperava,ela se chama Mirelle e é da Romenia,mais uma imigrante(graças a Deus)adoro estar com pessoas de outros países e culturas diferentes aqui..
A reunião foi mais para tirar as dúvidas sobre horários, como será o aprendizado,matérias,quantos alunos na classe, faixa etária..enfim, perguntei tudo que me veio a cabeça ! e ela respondeu tudo de maneira clara e bastante satisfatória.
Percebendo que nossa pequena compreendia várias palavras de nossa conversa disse que acredita num rápido aprendizado dela e enfatizou a questão comportamental dentro de sala.
A escola:
A escola se chama L'école Des Cedres e fica super distante de casa pq nao havia vagas para francisation na mais próxima (imaginem quantos imigrantes estão chegando por aqui) .
Transporte Escolar:
A condução é feita por uma senhora que se chama Diana e ela dirige um carro tipo Grande Caravan.
Normalmente esse transporte escolar é feito por aqueles onibus amarelos que a gente ve nos filmes,porém quando a distancia é maior,aciona-se esse outro menor.
Horário da Escola:
Aqui as escolas são o dia inteiro, a dela começa as 08:45 e termina as 15:45.
Ela levou seu almoço,umas frutinhas, barra de cereal,sucos,enfim o suficiente para o lanchinho da manha e para o almoço também.
A Turma :
São 13 crianças imigrantes, (se chama classe de accueil= classe de acolhida),sendo 7 meninas e 6 meninos,aparentemente só tem 02 brasileiras incluindo nossa filha e a outra adivinhem de onde é ! do Rio de Janeiro também!!incrível ,né ?o mais legal é que dentro de sala ninguém pode falar sua lingua materna, só o frances ou ingles,ma petite só descobriu que a colega é carioca depois que já estavam indo para o almoço e por causa do dicionário frances-portugues que a amiguinha deixou em cima da mesa.. então ma petite começou a rir depois de ver que haviam conversado (só Deus sabe como,já que ela sabe pouquíssimo de frances)com a amiga e nem desconfiaram de nada....
Enquanto isso...
Eu aqui em casa preocupada com ela, com o frio pensando..será que minha filha está quentinha dentro da escola ? afinal hoje caiu uns 30 cm de neve ...ventou e fazia frio né ?(-8 com sensação térmica de -18 ).Mon mari telefonando de seu treinamento para saber dela e...
..Ela chega em casa e me diz : foi demais !! no intervalo de 1 hora que temos ficamos descendo num escorrega de gelo !!!!!! fiquei simplesmente parada, abobada olhando pra ela me contando tudo que nem um foguetinho !!! Muito bom ver que vai dar tudo certo na escola,pelo menos na questão dela se virar bem !
A figura contou que ao chegar, viu o bando todo indo em 4 direções e nao sabia qual ir, então chegou num adulto e falou ''je suis un noveau arrivant''! hehe... se virou né ? e conseguiu a direção de sua classe na mesma hora !!
Segue fotinha da escola no dia do encontro com a professora e mais abaixo o almoço do primeiro dia do ano que ela e Mon mari prepararam aqui em casa para nós tres...




Nossa mesa de nossa primeira refeição em 2009 !
Batatinhas cozidas e recheadas com carne moída e cebolas descansando no purê de batatas ao molho com pequenos pedaços de tomates crus.

Fillet com linguiça italiana feitos na chapa..delícia !
À bientôt !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A melhor resposta à calúnia é o silêncio. (Ben Jonson)