Cariocas no Canadá

Translate

sábado, 16 de junho de 2012

Finalmente chegou a última semana!!




Bom pessoal,agora posso dizer que realmente falta pouco pra acabar essa nossa missão aquí em Sept Îles!! Se olharem com atenção verão que coloquei um contador novo onde marca quantos dias faltam para começar o 1º dia de vida nova em Montreal!!

Não vou dizer que passou rápido pq simplesmente não passou!
Foi em vários momentos super barra pesada esse período de isolamento nessa cidade pequena.
O povo é super simpático e educado porém a forma de viver,o vento constante que leva toda temperatura agradável pra baixo e a falta de facilidades de uma vida moderna de quem foi acostumado,nascido e criado numa cidade grande como o Rio de Janeiro,é bastante traumático.

Oscilei entre dias tristes,dias de esperança,de ansiedade,preocupação com marido diariamente na estrada,filha esperando taxibus em ponto sem proteção contra o vento e a neve... foi difícil mesmo,mas agora estamos na última semana.
Como no começo antes de virmos,estamos novamente fazendo o ''sacrifício'' final de ficarmos separadas de Marcelo.
As provas finais da escola de nossa filha vão até o final dessa semana e ele foi hoje para Montreal de buzum pq começar a trabalhar na 2ª feira e só voltará para nos buscar no fim de semana que vem.

Ficamos acampados no apartamento com o mínimo necessário como já comentei em outra postagem e a bicharada.

Espero que passem bem rapidinho esses dias que faltam,como já tinha muito pouco a fazer aquí antes,agora tenho menos ainda pois a casa está desconfortável e fria apesar de estarmos no meio de junho.

O bom foi ir em cada lugar e saber que era a última vez...essa semana que passou foi assim;fizemos a última compra de mercado para essa semana,levamos o carro na concessionária para um recall de uma peça importante de segurança que estava totalmente acabada pela ferrugem,pagamos a última mensalidade da escola,a última do curso de piano,o último aluguel do apartamento...enfim,estamos dando adeus aos pouquinhos à cidade.
Ontem saímos pela última vez a noite para jantar e confesso que foi uma sensação impagável de saber que em poucos dias estaremos TODOS longe daquí.

Quem lê pode pensar que eu odeio essa cidade..então vou ser ainda mais sincera:

Tenho muita coisa contra e pouca à favor .
Levarei de boas lembranças daquí o visual do mar,a simpatia do povo e um céu deslumbrante seja no pôr do sol ou no nascer dele pois o céu visto daquí fica simplesmente um espetáculo!

Muita coisa me espera em Montreal,tenho uma casa inteira para pintar por dentro,um terraço para trocar a cerca de treliça,zilhões de caixas e malas para desfazer e guardar as nossas coisas com a segurança de que não estaremos lá temporariamente.
A agenda já está ocupada até o 3º final de semana de julho,rsrsrs...

Temos vivido de forma temporária há alguns anos e estamos cansados disso.
Somos bem abertos a mudanças e isso nos ajudou muito a chegar onde estamos,porém a idade está pesando e precisamos nos sentir em terra firme de verdade principalmente por nossa filha que precisa estabelecer vínculos e raízes.

Houveram momentos aquí que achei que fosse enlouquecer sem ter o que fazer nem com quem falar. Mas como todos sabem temos amigos de ouro,verdadeiros tesouros que mesmo distantes foram presentes como era possível ser.
Viva a internet!!
Acordava,ligava o computador e lá estava minha linda amiga F me chamando no MSN dando bom dia,perguntando como eu estava.
Tive V. pelo Google Talk...

As vezes F e L me telefonavam e como fizemos planos de interurbanos free,eu ligava de volta para que nao gastassem conosco.
J. que é minha amiga há mais de 2 décadas,A... R... na mesma situação.. todas fora do Canada,uma no Brasil e as outras na Europa.Ou seja,todas com suas rotinas de trabalho,estudos mas sempre encontrando um tempinho para dar um oi e bater um papinho.

Sem esquecer dos que as vezes com um simples clicar de ''like''no Face faziam a diferença num dia sombrio e solitário meu aquí.

E assim foram esses quase 12 meses no nordeste da província. Um dia de cada vez.
Sem eles nao sei como teria sido.
Teve também aquela visita maravilhosa em outubro para o aniversário de nossa filha. Foi uma semana linda com eles aquí em casa! Jamais saberemos como agradecer por todo o amor e amizade dedicados à nós durante esse período.

Perdemos aniversários de amigos queridos,não pudemos estar perto durante todo o 1º aninho de vida da filha de uma outra amiga muito especial,ela nasceu quando estávamos vindo e agora iremos ao 1º níver dela em julho..

Eu digo que estivemos como num universo paralelo durante esse tempo que parecia infinito.Víamos as fotos do que acontecia sem poder ir e sabíamos das coisas pela net.
Durante meu aniversário quando pude novamente sentir em meus braços nossos amigos,experimentei o quanto é bom esse contato físico que estávamos sem ter com eles. Que engraçado como não observamos nem damos falta disso em nosso dia a dia da mesma forma. Basta não poder pra valorizarmos mais.

Pode parecer que só esteja vendo o lado ruim de ter estado aquí,mas não é verdade.
Viemos com objetivos traçados e sem ilusões de algo mais.
Estamos voltando com os objetivos alcançados e a certeza de que nosso lugar é lá,perto dos que amamos e aprendemos a chamar de amigos e outros até de família.

Lembro mais uma vez a velha frase de Richard Bach no livro Ilusões,no manual de um velho messias indeciso :Era mais ou menos assim:

'' Os laços que unem uma verdadeira família nem sempre são de sangue,e sim de amor respeito e compreensão.''

Tem também essa definição que encontrei no site do Centro Espírita Ismael :

2. CONCEITO

Família conjunto de pessoas: pai, mãe e filhos.

Família consangüínea é uma reunião de almas em processo de evolução, reajuste, aperfeiçoamento ou santificação.

Família espiritual é uma constelação de inteligências, cujos membros estão na Terra e nos Céus.

Há, pois duas espécies de famílias: as famílias pelos laços espirituais e as famílias pelos laços corporais. Duráveis, as primeiras se fortalecem pela purificação e se perpetuam no mundo dos Espíritos, através das várias migrações da alma; as segundas, frágeis como a matéria, se extinguem com o tempo e muitas vezes se dissolvem moralmente, já na existência atual. (Equipe da FEB, 1995).


Portanto estaremos voltando para nossa vidinha,criando uma nova rotina de trabalhos e estudos com os velhos amigos e colegas em nossa casinha''nova'' (entre aspas pois ela foi construída em 1925) em nosso amado bairro.

Ps: Se não pirar de ansiedade e vier postar antes,acredito que a próxima postagem será em Montreal depois do feriado de St Jean!

Boa semana para todos!!



15 comentários:

  1. a adaptaçao em cidadezinhas pequenas pode ser uma delicia ou um martirio, mas sempre é um aprendizado. Meu ano em Témiscaming e seus 3 mil habitantes me mostraram como é possivel viver em harmonia com a natureza e tracei meu destino. séjour temporario em Québec me aguarda, 2014 parto, como IPS, para o Bas-St-Laurent, pois *navegar é preciso*

    bonne chance et bon retour

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!! Aquí é como lhe falei antes..não temos natureza para ter contato,então não sobra nada infelizmente! :(

      Boa navegação pra vc,agora estamos indo aportar e espero que por muito tempo!!! *Viver (nesse caso) também é preciso... hehehe..

      Bjs!

      Excluir
  2. eeeeeeeeeeee, como fico feliz em ler esse post! Qtos planos, qtos sonhos, meus queridos vcs merecem ser felizes e nós estamos como sempre torcendo muito para que sempre o melhor aconteça. Beijos imensos e VOLTA LOGO :) a casa de campo/praia te espera... bjs t amo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperamos muito para podermos escrever esse post e o dia chegou!
      Madame F. !! hehehe.. te amo muito!
      Estamos quase chegando...

      Bjsss

      Excluir
  3. Amiga, falta pouco!!!Que maravilha!!!Deus acompanhe vcs nesse retorno à Montreal. Se ele quiser, espero que ainda este ano estejamos com vcs.
    Nosso endereço apareceu no e-cas. Que isso signifique algo!!!!
    Ótimos dias!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!! Provavelmente chegarão esse ano sim! Acredito que agora vão acelerar com os pedidos de exames. :)
      Boa sorte pra vcs! Bjs!!

      Excluir
  4. Patinha, é um imenso prazer conhecer seu blog, ler suas histórias, vitórias, consquistas, "sufocos"...
    Parabéns pela mulher guerreira que você é!!
    Deus continue sempre abençoando você e sua família!!

    Beijinhos e força nestes últimos dias..

    Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ju!! Imenso prazer é o meu de receber parabéns e saber que gostou do blog!
      Volte sempre!!

      :)

      Excluir
  5. Conquista mais do que merecida!! Parabéns e beijos pra vocês...
    Quem sabe eu até consiga dar um fugidinha de Halifax e possa ir ver vocês em Montreal né? Beijos
    Jaynara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaynara!! Obrigada querida!!!
      Estou contando com isso,venha sim!!
      Beijos!!!

      Excluir
  6. Querida Patinha,

    Que delícia ler este post !!!
    Durante este "seu ano na missão Sept Îles", acompanhei seu blog quase que diariamente...
    Te escrevi e mails (o quais sempre respondeu muito pronta e gentilmente), viajei um pouquinho com você por estas bandas... achei de muito sabedoria a sua decisão de manter sua família, mesmo não sendo fácil, conseguiram vencer mais esta etapa!
    Tive a oportunidade de conversar com você um dia pelo skype e novamente, você foi muito gentil, me dando muitas dicas e "acalmando" o coração aflito de uma mãe e esposa que tem o objetivo de imigrar em breve...
    Muito, muito obrigada mesmo, por dividir aqui, com tanta sinceridade suas experiências.
    Quando formos ao Quebec, como imigrantes ou como turistas, (ah, que nós vamos, vamos!)quem sabe ainda poderei te dar um abraço de gratidão!
    Enquanto esse dia não chega, deixo meu abraço virtual rsrsr
    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana!
      Foi muito bom contar com sua cia durante esse ano difícil aquí. Vc e alguns outros leitores mostraram se preocupar e foram solidários mesmo que apenas com palavras escritas no blog. Isso já foi muito pra mim! Saiba que também sou grata.
      Vamos nos conhecer sim,basta acreditar e batalhar pra vcs virem!
      Obrigada mais uma vez!!

      Bjs

      Excluir
  7. apesar de nunca ter comentado nada aqui, acompanhei um pedacinho dessa saga. eu não me imagino morando numa cidade assim, mas fico feliz por você ter vencido e se superado. parabéns pela força de vontade e que venha Montreal com toda sua grandeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline!! Que bom então que deixou seu 1º comentário! Espero que não pare nele!! rsrs...
      Tem horas que é vencer ou vencer! E foi isso que fizemos.
      Agora começaremos uma nova fase como imigrantes em Montreal,em breve espero mudarmos nossos status para cidadãos canadenses!

      Obrigada e volte sempre!!

      Excluir
  8. Amiga só quero dizer que mais uma vez to chorando, algumas vezes foi de preocupação, muitas de saudade e agora de felicidade....Guarde com carinho os dia nesse lugar, aprendemos com tudo o que vivemos, e como você mesma escreveu, o céu aí é um presente cada dia, mesmo quando tudo estava lotado de neve, o céu estava brilhando sobre a sua cabeça.
    bjs

    ResponderExcluir

A melhor resposta à calúnia é o silêncio. (Ben Jonson)