Cariocas no Canadá

Translate

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Chez le medicin gynecologue

Urso 40 cm Medico 002.JPG.jpg

Bom,como muitos já sabem nós temos nossa médica de família desde abril deste ano.
Aquí quando se precisa ir a um especialista tem que 1º passar pelo médico de família e ele SE achar necessário encaminha com uma carta de recomendaçao para o médico também por ele indicado.
As vezes marca a consulta por nós inclusive.
Entao,aquí em casa meu marido faz 2 acompanhamentos específicos;um com oftalmologista pq já passou por cirurgia a laser para correçao de miopia e hipermetropia no Brasil e outro com pneumologista pois sofre de bronquite alérgica.
Ele já tem seus médicos aquí e está satisfeito com o atendimento deles.
Oftalmo é meio complicadinho pelo sistema de saúde pública pq nao tem vagas antes de +- 1 ano de espera por uma consulta.Como nós temos plano de saúde pela empresa onde trabalha(pagamos por isso e somos obrigados a ter),nesses casos do oftalmo e exames pagamos a consulta ou o exame e depois somos reembolsados pelo plano particular integralmente na maior parte dos casos.
Vale lembrar que aquí a gente só vai ao oftalmo quando tem alguma irritaçao nos olhos, nao para ver grau de miopia,astigmatismo,etc.. para esses exames procuramos o Optometrista.
Continuando ..
Antes de virmos fizemos varias consultas e exames com nossos médicos oftalmo,dentista,gastro,ginecologista,cardiologista e pneumologista.Tudo em outubro e novembro do ano passado,com direito a ultrassons,mamografia,raio-x,provas de esforço,ecocardiogramas e os exames de rotina de consultorios.
Enfim,demos uma geral nos corpinhos,rsrs..quisemos nos precaver pois nao sabia quanto tempo levaria aqui para encontrar um bom médico de nossa confiança novamente.
Também diga-se de passagem ainda ouço ''cobras e lagartos'' sobre esse assunto por aquí.
Eu mesma tive uma péssima impressao de meus dois 1ºs atendimentos quando ainda nao tinhamos nossa médica e fui a 2 clínicas do Governo.

Mas agora foi a minha vez de ir a um especialista,nesse caso ao ginecologista.
Já li inclusive um relato em outro Blog que confesso me assustou bastante.
Aposto como ninguém vai querer copiar e colar meu relato positivo pq o povo as vezes só gosta de valorizar o ruim...mas.. cada um com suas escolhas!

Minha consulta estava marcada ha 2 meses para hoje as 10:45,o consultório fica pertinho de minha casa(quando ela indicou nem eu sabia que ia morar aquí),fui caminhando e cheguei em 11 minutinhos.
Ao chegar fiz como de praxe,me apresentei a secretaria(uma senhora libanesa, que vive ha 40 anos aqui e é parente do Sr.Ministro Hadad no Brasil)muito simpática e com forte sotaque,ela pegou minha cartinha de recomendaçao e minha carteirinha da Assurance Maladie.Anotou lá qq coisa e me pediu que esperasse na ante salinha até que ela chamasse novamente.
Ok. Sentei lá,tudo organizadinho,bonito e moderninho,revistas pra ler,bla bla bla... e daí há uns 7 minutinhos ela chamou novamente.(antes a aproveitei e liguei pro meu maridinho pra avisar que estava tudo indo bem e dentro do horario).
Entrei na sala dela e ela me levou para outra micro saletinha onde só havia uma cadeira e pediu pra que esperasse o médico me chamar.
Esperei alí por uns 3 a 4 minutos e ele apareceu;um senhor com uma cara ótima,bem simpático e muito educado.
Fomos até a sala dele(sao varias salas por lá,trabalha ele e outra médica)chegando lá,eu sentei e ele fez aquelas perguntas,se tive caso na familia com cancer,diabetes,quando fiz meu ultimo exame de mamografia,e se estava sentindo algo de diferente.Disse que nao, que estava tudo bem e que seria uma consulta de rotina como fazia no Brasil de 6 em 6 meses e que pela 1ª vez estava fazendo após 1 ano por conta de ser tudo novo aqui para nós. Ele compreendeu e disse que com ele sera de 6 em 6 também.
Após essa conversa ele pediu pra que fosse novamente pra sala da secretaria dele e aguardasse,lá fui eu de novo..rsrs.. tudo foi rapido e tranquilo.
Após uns 3 minutinhos ela me levou pra finalmente fazer o exame numa outra sala devidamente equipada,limpissima e bonita.Me explicou como fazer,(onde deixar minha roupa,o que tirar ,deixar o soutien aberto e me deitar para esperar o doutor vir me examinar.
Nao houve nada de constrangedor em nenhum momento, quando ele entrou eu ja havia me deitado e me coberto com o paninho (grande e descartável) que ela havia me dado.
Fez o exame delicadamente e minunciosamente,sempre simpático ,sem mil conversinhas mas sem pressa também,sempre atencioso.
Confesso que achei melhor do que com a médica que tinha nos ultimos 5 anos de Joinville,ela era super simpatica,mas o consultorio,o tempo de espera(esperava por mais de 2,3 horas sempre),e a impressao que tive desse médico me agradaram mais.
Perguntei a ele se poderia continuar indo lá e ele disse que sim, claro! te vejo daquí ha seis meses.
Ruim:O exame feito no laboratorio demora simplesmente 10 semanas pra ficar pronto(esqueci de perguntar se poderia fazer pelo plano particular mais rapido).

Normal: ele telefona se tiver alguma alteraçao.(como era em Joinville também).
Nao ficamos com assistente dentro da sala de exame,somente eu e o médico(como também acontecia em Joinville).
Lembro que no Rio era diferente, na hora do exame a secretaria de meu médico entrava e ficava ali do ladinho pegando qq coisa que ele pedisse.
Tudo é uma questao de costume e cultura do local.

Conclusao:estou bem mais tranquila agora sabendo que tenho um bom ginecologista aquí também.
Aos pouquinhos vamos nos integrando a nova vida,certas coisas demoram mais pra gente conhecer,mas tudo tem seu tempo.
Tenho consciencia de que sou muito exigente e bem acostumada tanto com bons médicos como com conforto,higiene e aparencia do local.
Entao creio que minha experiencia tenha algum valor para os que tem lido relatos negativos somente sobre esse assunto de saude daqui.

Mas quem sabe essa é mais uma ''questao de sorte''(se é que ela existe mesmo).

4 comentários:

  1. Excelente post!
    Fico até aliviada de ouvir um relato positivo sobre experiência com médicos!
    Principalmente ginecologista!
    Não sei se acredito nisso de (falta de)sorte, não. Prefiro acreditar no melhor! :P

    Abraços.

    Lely

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post!! Muito bom saber que é possível fazer acompanhamento ginecológico de 6 em 6 meses (já estava imaginando que teria que me contentar com consultas anuais - e olhe lá...)

    Uma dúvida... com relação ao optomestrista, as receitas de óculos/lentes do Brasil são válidas aí?

    Bjos!!

    ResponderExcluir
  3. Meninas,se depender de mim estarei sempre buscando o melhor pra mim e com certeza estarei sempre compartilhando,podem ter certeza disso.
    Juliana,fiz meus óculos novos antes de vir,mas já recebi umas ofertas em casa(folders)e estava escrito que aceitavam receitas de outros profissionais,mas deve ser em ingles ou frances obviamente.
    Tem varios que fazem promoçoes de armaçoes,exames,etc..
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá!!! Desculpa a demora em te responder... Sobre o cofre, o valor é o mesmo. Pelo menos no Royal Bank, que é onde colocamos nossas coisas!!!
    Beijos, JU.

    ResponderExcluir

A melhor resposta à calúnia é o silêncio. (Ben Jonson)