Cariocas no Canadá

Translate

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Validação-andamento

diploma.jpg


Pois bem..como havia mencionado na ultima vez que escrevi ( algum tempo atras ) havia recebido um total de dois exames a fazer para poder ter meu diploma reconhecido .

Esses exames sao divididos em dois grupos : A e B . No meu caso tenho um exame a escolher do grupo A e um do grupo B. Como disse antes podem chegar ha 5 exames sendo 2 do grupo A e dois do B + um de economia .

Dentro de cada grupo podemos escolher o exame que queremos fazer.

No meu caso optei por Engenharia Ambiental no grupo A ( Por gostar do assunto ) e Gestao de projetos no grupo B ( por lidar com isso ao longo de minha vida professional ). As provas podem ser feitas em Ingles ou Frances. No meu caso estarei optando por Ingles pois meu frances escrito é muito fraco. ( no momento estou cursando duas vezes por semana aulas de frances na empresa em que trabalho , mas é focado na parte Oral ).

Uma vez com o dossier aberto na ordem tive direito a solicitar as provas anteriores das disciplinas que estarei estudando .

A responsavel pelo meu dossier la , prontamente me enviou as copias solicitadas. Alem disso recebi da ordem junto com a prescrição dos exames toda a lista de bibliografia utilizada como fonte para as provas ( todas discursivas ). Com isso ja tenho material para começar a estudar para as provas. Cada prova tem a duraçao de 3 horas por isso indica-se no maximo 2 exames por seção.

Polytechnique,OIQ e AMPECITI

Existe um programa para " Aperfeiçoamento de Engenheiros formados no Exterior " . Esse programa é oferecido pela Ecole Polytechnique , AMPE citi ( Agencia de Emploi em Montreal , entidade privada subvencionada pelo Emploi Quebec ) e o Emploi Quebec.
A idéia é boa e lutei para ser incluido nesse programa pois como mencionei anteriormente minha ex-agente achava que eu nao era elegivel por estar trabalhando . Achei que o programa seria direcionado a validação junto a OIQ e estava disposto a segui-lo . Estava , pois nao estou mais.

Estarei pedindo esta semana meu desligamento do programa.

O que consiste o programa :
Primeira parte consiste numa seção em grupo na Ampe para apresentação do programa . Após essa seção tem uma segunda onde apresenta-se o dossie com todos os documentos solicitados pela OIQ. Uma vez conferidos os documentos precisa-se da carta de autorização do agente do Emploi. ( Essa carta dá direito ao pagamento dos custos de abertura de dossie na Ordem e demais despesas ao longo do processo ( algumas integrais outras nao , como por exemplo as provas ). Junta-se esse carta e os documentos e levamos a Ordem para analise do dossie ( Ja citado anteriormente em outra postagem ).

Ate aí estava firme e forte na ideia.

Segunda Parte:
Após a análise do dossie com base nos exames solicitados escolheremos o programa a seguir na Poly.
Segundo eles o conteudo do programa seria direcionado para os exames .
Eles nao adiantam os detalhes .
Tem seção para tudo .
O que poderia ser explicado numa manhã, levam tres( coisas do ritmo daqui ).

Até esse ponto ainda estava dentro.

Terceira parte:
Escolha das matérias, inscrição e inicio do programa:
Pois bem..em mais duas seções consegui ter acesso ao conteudo do programa e ligando para minha nova agente obtive mais informacoes sobre o apoio financeiro.
O programa é fixo e nao tem margem para adequar ,ou é assim ou nao é.
Tenho dois exames a fazer e de acordo com o programa proposto terei 30 créditos para fazer,( um ano em tempo Integral ),para ter no final um certificado.
Até aí nao parecia tao ruim,porém vi que desses 30 créditos ou quase 10 matérias apenas duas ou tres seriam direcionadas para meus exames e o resto( ingles ,Frances ,ética etc..e outras matérias )nao me acresentariam nada .

Ajudas financeiras : Os custos da faculdade nao sao cobertos , eles oferecem um empréstimo para nós.
Existe uma ajuda para livros,etc paga em uma vez na ordem de $500, mais $100, para calculadora. Mais custo do transporte $68,
Para quem nao trabalha o Emploi Quebec propoe ajuda social durante o periodo do curso.
A proposta é pedir demissao e ficar no seguro desemprego extendido pelo periodo do curso ( teto maximo de 55% do salario ).

Bem,no meu caso considerando os seguintes pontos:
> tenho dois exames a fazer e nao mais.
> trabalho ha quase um ano numa empresa.(com benefícios de planos de saúde + odontológico).
> Trabalho em ingles o dia todo e nao preciso de curso de Ingles que seriam obrigatórios no programa.
>Nao tenho a menor vontade de ficar dando satisfaçao de minhas despesas ou situaçao ao Emploi Quebec nem tao pouco pretendo pedir demissao.
> Pretendo continuar sim a estudar ( Pós e Mestrado em minha área ) , prefiro investir meu tempo e dinheiro num desses cursos .
Pesando isso tudo decidi sair do programa e estarei avisando minha agente e a Poly que nao posso abrir mao de meu trabalho para esse programa.

O que estou fazendo agora :
Com base na prescriçao da ordem ja escolhi meus exames e ja tenho a bibliografia recomendada por eles para estudo.
Tambem ja tenho a cópia das provas anteriores ( sem gabarito ) solicitadas a ordem.
Tenho 4 meses de estudo pela frente e espero estar pronto para fazer as duas provas na próxima seçao de maio.
Meu maior desafio e retomar uma disciplina de estudo e organizar meus horários que nao sao muitos.
Como disse no meu caso achei essa a melhor opçao, mas cada caso é um caso.
Me incomoda profundamente a idéia de ficar por opçao, sob auxilio do emploi Quebec. Ninguém está livre de precisar e se algum dia for o caso, utilizarei com certeza pois hoje os meus impostos pagam o serviço deles.Optar por isso nao.

Até a próxima ( sei lá quando pois nao sou muito de escrever,me desculpem! )

Carioca.

2 comentários:

  1. Carioca, nota 1000 para o post!! Informações valiosas para quem esta planejando os planos A, B, ou seja, avalianda as possibilidades e a cronologia dos acontecimentos! Sua analise é bastante lúcida! Na sua posição acredito que faria o mesmo. Eu se fosse parar estudar, preferiria eliminar 50% das materias, estudar 2 anos (50 creditos)e ter um diploma Canadense de eng. civil e ser automaticamente aceito em todas as ordens de engenheiros do Canada. Mais sao dois anos de ralação... Parabens mais um vez pelo post!1 Abs, Ventura

    ResponderExcluir
  2. poutz.. é tenso...

    mas força que tudo dá certo ;)

    mas concordo com vc.. mais vale um emprego na mão....

    continue nos contando tudo...

    beijos

    ResponderExcluir

A melhor resposta à calúnia é o silêncio. (Ben Jonson)