Cariocas no Canadá

Translate

quarta-feira, 16 de junho de 2010

1ª Exame da Ordem dos Engenheiros do Québec


Alô amigos,
Estava devendo umas palavras sobre a prova da Ordem feita em 7 de maio.
Demoro mas acabo postando.

A prova teve duração de 3 horas com 5 questões com vários sub ítems em cada.
Prova discursiva em Ingles ( nao me garanto no francês escrito por isso optei pelo Ingles).
Minhas impressões : Eles não facilitam não.

As questões são bem feitas no sentido que correspondem a situações cotidianas da gestão de construção ( Escolhi essa primeira de gestão da construção ).

Não são questões fáceis.

O problema (
o qual constatei com outros engenheiros , inclusive de outras especialidades que deram a mesma opinião ) é que as questões são muito longas , não há tempo suficiente para resolver tudo nem tão pouco para pensar em revisar algo. São situações, que na prática , nenhum engenheiro tomaria uma decisão ou resolveria em menos de algumas horas de análise pois envolvem valores e decisões que impactam numa obra significativamente.
Eles poderiam pegar bem mais leve no volume a meu ver.
Eu duvido que os formados aqui recebam esse rigor nas avaliações.. como diziam minha mãe e minha avó..duvi-de-ó-dó..hehe...

Conseguí resolver cerca de 85% da prova ao término das tres horas.
Sinceramente nao sei arriscar um palpite se passei ou não ( o resultado sai uma eternidade depois ) fim de junho.
Eu trabalhava ( de 10 as 20:00 e de 11 as 20 ) estudava a noite , sábados e quando dava de manhã.. e como já disse antes não optei por fazer o programa oferecido pelo Emploi Quebec e polytechnique pois achei uma piada ( dos 30 créditos propostos por eles apenas 6 seriam direcionados para os tópicos da prova ..o resto era Frances , Inglês , ética, e outras materias que teria de incluir para completar os créditos e sair com um certificado ... Boa porcaria ...) ficaria nesse tempo recebendo seguro desemprego e ajuda social... ( a vantagem seria que teria mais tempo para estudar ) mas como disse antes “tô fora “.

Vão aí algumas dicas que teriam sido muito úteis se eu tivesse recebido :
Ø Entre em contato com a
OIQ do Brasil mesmo, ( Eles são bem receptivos ) Eu fiz isso mas apenas para receber a relação de documentos para dar entrada no dossie..como tava curta a grana deixei para dar entrada aqui após brigar e conseguir que o Emploi pagasse para mim.
Ø Quase certamente eles irão exigir no mínimo um exame ( a não ser que tenha mais de 10 anos de experiência bem documentada e mestrado ou doutorado que seja reconhecido pela OIQ.
Então peça a relação das matérias dos grupos A e B pois os grupos não mudam e você terá que escolher uma matéria pelo menos ) com isso terá acesso a bibliografia e já poderá começar a estudar aí do Brasil.
Não sei se eles fornecem isso sem ter o dossie aberto. ( eu posso fornecer para a galera de Civil mas para outras não será o mesmo.
Ø Refaça as provas anteriores ( infelizmente eles liberam as questões anteriores mas não respostas , Sacanagem...)
Ø Se estiver trabalhando e estudando ( tenho Pós uma vez por semana além dos trabalhos que passam para casa ) aconselho a fazer um prova por vez.. Se não for esse o caso ou se trabalhar só part-time e se achar que dá, faça duas..
Ø O mais importante ao meu ver.. é se programar ..traçe sua meta e foque...o caminho não é facil..
as portas não estão todas abertas como deixam entender nas palestras..mas não desanime..siga adiante que encontrará a chave para destrancar essas portas....Eu sigo procurando a minha chave, pois sei que há sempre uma porta nos esperando..Nós que as vezes não somos capazes de percebê-las ...

Bem,é isso por hora ... quando souber o resultado posto ( não me perguntem quando )...
Estou a disposição para responder qualquer dúvida da galera da Engenharia, mas antes de sair perguntando de uma checada na
OIQ e em posts anteriores pois demoro para responder..(mas respondo..)

Um abraço e sucesso
Fuiiiiiiiiii

O Carioca.

8 comentários:

  1. Olah. Estou no processo de Imigração e pretendo viajar em Maio,2011. Sou engenheiro e gostaria de saber se voce utilizou os serviços do Ampeciti para validação do diploma de Engenharia. grato, Peincana@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá. Gostei muito do seu post.
    Ainda vou dar entrada para o processo de Imigração, mas já gostaria de estudar...
    Você poderia me enviar as matérias de engenharia civil para a prova??
    Grata, engs_sfronteiras@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Adrica, infelizmente não temos como ajuda la com isso. O que lhe aconselhamos e que entre em contato com a Ordem é eles lhe dirão o que precisa para iniciar seu processo de validação de diploma. As matérias serão eles quem irão lhe dizer de acordo com a sua grade de matérias e vc vai escolher em grupos de opções.
    Quando vc tiver seu CSQ em mãos,pode já começar seu processo junto a OIQ dai mesmo para adiantar.
    Boa sorte e obrigada por ter deixado seu recado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada... e você, como foram os resultados?

      Excluir
    2. Clique no marcador "validação do diploma" na barra aqui ao lado direito e vai ter todas as postagens a respeito até a finalização do processo ;)
      Tem também sobre trabalho, estudo ,etc...
      E lá em cima tem também um buscador por palavra de interesse.
      Um abraço!

      Excluir
  4. Boa tarde, sou ainda estudante de Engenharia Civil gostaria que me enviasse um material para estudo,pois me formo em 2018 e gostaria de começar a estudar. Pauline Santana Ayres . conf.pauline@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Line,como vai? Como vc pode observar,esse post e bem amigo,data de 2010,então mesmo que tivéssemos ainda acesso a esse material ,ele estaria muito desatualizado agora em 2017. O melhor e vc entrar direto em contato com a OIQ e pegar todas as informações com eles.
      Inclusive nem moramos mais no Quebec e escrevi um post atualizando o blog mais recentemente e não teria mais acesso a essas informações atualmente.
      Boa pesquisa e boa sorte em seu projeto de imigração ! 😉

      Excluir
    2. *apenas corrigindo,quis dizer antigo e não amigo. :)

      Excluir

A melhor resposta à calúnia é o silêncio. (Ben Jonson)