Cariocas no Canadá

Translate

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Diretamente do canteiro..


Olá meus amigos,

Cá estou eu de novo, dessa vez diretamente da Côté Nord , a mais ou menos 1300 km de nossa querida Montreal.

Acabei de chegar após ter passado uma noite em Sept Iles , nossa cidade pelos próximos 13 meses. Fui lá para dormir uma noite no hotel com acesso a Net e poder falar com minha esposa e filha em casa pelo Skype após uma semana de trabalho.

Já estava devendo esse post ha algum tempo,então farei um pequeno resumo incial.

Bem , onde estou ?

Aluguei um quarto na casa do enfermeiro da obra.

Ele fala um pouco mais do que o devido mas a casa é limpa e bem cuidada e é o que interessa no momento. A casa fica no vilarejo de Rivière Au Tonnerre.Tem 250 habitantes, um mercado, 2 restaurantes e um posto de gasolina ( o único num raio de 100km).

A região é muito bonita. No verão fica mais movimentado pois como está na rota das baleias, muita gente passa por aqui ( passa…não fica ) por isso creio ter dois restaurantes , diga-se de passagem com uma boa comida( vale a dica e vale uma paradinha no caminho ).

A região está tendo mais movimento por conta dos investimentos do governo e da iniciativa privada ( Alumínio e produção de energia ) . Ela é rica em recursos hídricos .

Os villages , ficam a beira mar , paisagens muito bonitas que dão belas fotos as quais espero poder captar com o passar do tempo apesar de minha pouca habilidade fotográfica.

O que faço por aqui ?

Trabalho né….

Foi uma oportunidade pela qual temos trabalhado muito,digo temos,pois inclui toda a família (esposa,filha e sogra ) que vêm sempre me apoiando .

Graças a Deus e muito trabalho recebemos essa proposta a qual após ponderarmos e compartilhado com alguns amigos próximos e queridos, resolvemos aceitar. Tecnicamente , trata-se de uma bela obra , uma central hidroelétrica a qual estarei coordenando a construção como engenheiro ao lado do superintendente Jacques ( vide fotos do cuscuz ).

O primeiro desafio esta sendo superado , que é a distância da família em Montreal que aguardava o fim das aulas para estarmos vindo de vez.

Faltam presentemente 3 dias para eu estar indo e uns 8 para voltar com elas na mudança.

O local da obra é único,à beira rio , 6km floresta a dentro ( abrimos uma estrada florestal para isso ) .

Já tenho tirado algumas belas fotos.


Estar aqui nessa região está sendo uma experiência e tanto , a qual pretendo compartilhar , ( estou decidindo ainda como ).

Estar aqui nesse vilarejo , ter contato com esse povo simpático ( inclusive de Sept Iles , que é constituida de muitos que vem desses vilarejos ) , estar ralando e conseguindo entender a maioria das frases que eles dizem nesse quebecóis do Norte(misturam francês com dialetos inuits) .Observar essa natureza, o pôr do sol e o belo luar além de após muitos anos ,estar vivendo a oportunidade de retornar aos canteiros está sendo muito gratificante.

Não foi nem um nem dois que já me falaram isso, e não tinha visto dessa maneira;me chamaram de explorador por ter vindo de onde viemos e estarmos aqui. E hoje minha avó , ao longo dos seus muito bem vividos quase 98 anos , me disse a mesma coisa ao telefone.

Pois bem,estamos explorando essa terra nova. Acho que vale para todos que assim como nós,resolveram se aventurar .

Afinal minha opinião é que esse mundão é muito grande para nos limitarmos num lugar só!


Minha filha que não me escute falar isso…hehehe ( calma filha…escolhemos Montreal como base de operações !!!!!! )

Até breve galera!

Fuiiiii

8 comentários:

  1. Lindas Fotos! parabéns pela enorme conquista.

    ResponderExcluir
  2. Pois é marcelo, vida dura essa, mas parabéns e que vcs possam desfrutar o máximo dessa experiência.
    T+
    Daniel

    ResponderExcluir
  3. Adorei. Seu post está otimista e é assim que queremos ver vocês! Aproveitem cada momento dessa experiência com a certeza que é uma fase que veio para melhorar e muito a vida.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Monta um album de fotos no picasa.. eu mesmo tenho alguns albuns montados lá, é bem fácil de compartilhar com o mundo.. :-)
    Parabéns por enfrentar o desafio!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pessoal!

    Kantynho,valeu pela sugestão,mas quando me referi a compartilhar é algo direcionado aos colegas engenheiros,a experiência vista do aspecto profissional mesmo. Mas minha esposa cuida dessa parte de fotos e usa o picasa tambem.
    Até mais!

    ResponderExcluir
  6. Olá, adorei o post. Parabéns por esta imensa conquista.
    Tem q ter muita perseverança para realizar este processo de imigração e se estabelecer em outro país. Dividindo suas experiências já nos ajuda e muito nesta caminhada.
    sagacanadense@blogger.com

    ResponderExcluir
  7. O sucesso é composto de 10% de inspiração e 90% de transpiração (Thomas Edison).

    Agora vai começar a valer a pena todo esforço dos últimos anos. E é bem legal o fato de vocês narrarem essa saga no blog pois ensina aos outros duas coisas:
    . Nenhum projeto de vida é fácil (a única coisa fácil na vida é criticar os outros);
    . É com esforço e dedicação que se alcança os seus sonhos;

    Um abraço, parabéns e que Deus continue abençoando vocês.

    Sandro
    Os patos migram em bando

    ResponderExcluir
  8. Que post tao lindo, Marcello. PARABENS! E muito, muito sucesso pra voces!

    ResponderExcluir

A melhor resposta à calúnia é o silêncio. (Ben Jonson)