Cariocas no Canadá

Translate

domingo, 4 de setembro de 2011

O Jogo dos 7 erros em 7 Îles

Edifício onde moramos em Sept Îles

Domingo chuvoso,quietos no sofá cada um fazendo algo(eu no blog,marido vendo Star Trek,filha lendo manga na net) e pensei:pq não falo logo desse ponto que tanto me incomoda quando as pessoas se referem as cidades pequenas?

Aí em seguida me veio à cabeça: é pq tem cidades pequenas que podem ser mais baratas ora bolas!!
Ok, mas a que estamos vivendo não é!!
Então falarei daqui e pronto!

1)Aluguel barato?
Não!!!!! Maior engano na minha opinião.Os aluguéis além de não serem baratos,são mais caros do que em Montreal.
Temos amigos que moram em Rosemont,ap de 2 quartos com garagem,10 minutos de ônibus até o metrô e pagam $ 700, por mês com aquecimento,agua quente e luz inclusos.
Nós pagamos $750, e demos graças a Deus por ter encontrado esse ap!!

2)Supermercados: Os mesmos de lá, com os mesmos preços e promoções.Beleza..então qual o problema?? Os outros mercados alternativos e mesmo o Metro(grande rede encontrada em Montreal,Quebec,etc..)não veio pra cá. Isso nos deixa nas mãos dos poucos que tem e o resultado é o de sempre;menos concorrência=maiores preços.
Hoje fomos as 2 peixarias da cidade e vimos que é melhor comprar peixe no IGA mesmo,rsrsrs..o kilo do salmão custa $19, no IGA e estava $22,na peixaria.
O Morue(bacalhau)pagamos $21, e encontramos por $17, no IGA (#*®†#) !!

3)Roupas: hahahahahaha..essa chega ser a parte mais cômica da história..temos uma grande loja de roupas esportivas que é bem cara e conhecida em Montreal(Sport Expert) onde sempre se encontram as melhores marcas de casacos de inverno(Canada Goose, The Northface,etc..). Tem também a famigerada Jeans Depot onde vc pode comprar casacos de 2ª linha e sem marcas conhecidas e se virar bem no 1º inverno(sabemos pois fizemos isso quando chegamos em Laval há quase 3 anos atrás).
Mas boutiques conhecidas,roupas da moda? Isso não te pertence mais!!!
O que eles (moradores da cidade que tem dinheiro) fazem? Já descobrimos!! Compram fora da cidade quando viajam ou podem pelos catálogos sem poder experimentar,olhar vitrines...
Mas ainda tem sempre a possibilidade de comprar nos magazines da cidade algo bem passadinho que não se usa mais e ter o prazer de pagar bem carinho como se fosse alguma peca da Guess por exemplo. Não me pergunte como isso se passa pq ainda estou em choque com a descoberta recente.

4)Escola: Outra piada de mau gosto. Aqui também tem escolas públicas e quem sabe são até boas. Vc tem filho em idade de secondaire? -nós temos! Se as pessoas que tem o mesmo nível social/econômico que vc na cidade pagam a única escola privé que existe,pq vc vai inventar de pôr seu filho na do governo?
Aos poucos vamos compreendendo como funcionam as coisas aqui;Marcelo teve uma conversa com uma pessoa do escritório que mora aqui há anos e essa pessoa tem filhos adolescentes. Um dos filhos estudou sempre na rede pública e quando chegou no último ano do secundário resolveram que iria para a escola privé.Então teve muitas dificuldades em acompanhar a turma,teve aulas particulares de suporte e agora está terminando o CEGEP dentro da área médica e se esforçando muito para ser aceito numa outra faculdade dentro da província pois na UDEM não foi aceito.Com o outro filho já agiram mais rápido e esse faz o secondaire todo na privé para se prevenirna hora de ser aceito numa universidade boa.
Sobre o preço,afinal era esse o tópico.. pagamos aqui numa escola com 200 alunos,um ginásio,apesar de uma boa estrutura jamais pode ser comparada a escola que ela frequentava a Montreal simplesmente o mesmo valor:$ 260, por mês.

Será que estou esquecendo de algo? ahhh.. sim, claro!
5)Os restaurantes(lazer,diversão):
Temos ido num que faz parte de uma rede,o La Cage aux Esports,o preço é igual ao dos outros da rede. Claro. Nada caríssimo nem tão pouco barato.
Tem outro que é bem razoável,comida,atendimento muito bons e preço dentro do normal.
Mas tem um chinês que fomos experimentar pra ver se encontrávamos algo mais em conta e ajudar no nosso orçamento do fim de semana e sinceramente que decepção!
O lugar é feio e por isso achei que pudesse custar menos. Pensei errado. Não é barato e ainda de um mau gosto assustador. Detalhe é que fica cheio!!! Quando entramos já torcí o nariz pois dei de cara com os copos virados para baixo deixando assim a parte onde encostaríamos a boca em contato direto com a mesa,na verdade os copos estavam sobre um informe publicitário que mais parece um jornalzinho local.
Ok,passado o 1º momento (para mim considerado grave)veio a comida. Estava razoável,nada demais nem de menos. Mas o prato onde é servida infelizmente tinha aquela lasca quebrada. Poxa gente, o restaurante não pode comprar pratos novos para atender seus clientes?
Comemos geralmente cada um seu prato segurando para não ficar caro,sem sobremesas,bebidas(ficamos só na água)e fica geralmente por uns $ 70, e nesse ''china''gastamos $ 45, pq eu não estava com muito apetite e pedí somente umas asinhas de frango sem acompanhamento.

6)Transporte público:Não temos ônibus,trens ou metrôs na cidade. Usamos um transporte que se chama taxi-bus e custa a bagatela de $ 90, por mês para podermos transitar pela enorme cidade livremente por um mês.
O tal transporte funciona da seguinte forma:vc liga meia hora antes e vai pro ponto mais próximo de vc que tem um número e que vc o deu para a central quando ligou.
Se for para todos os dias como nossa filha está usando,eles marcam o mesmo horário para buscar e para deixar na volta. O que atrapalha é que os horários mudam um pouco e ela tem que saber antes a que horas vai sair para poder avisar a central. Os horários são pré fixos,ou seja pela manhã são de 15 em 15 minutos e na volta são mais espaçados fazendo assim que se fique na rua por mais tempo esperando que chegue o taxi no ponto solicitado. No inverno isso ficará um pouco ruim,mas estamos pensando em meios para atenuar essa questão.
Não existem cabines de vidro para esperar os taxi-bus nos pontos. Diz a lenda que eles estão para instalar..espero que seja antes desse inverno!

7)Despesas com saúde: Bom,aquí não temos (até o momento)clínicas médicas privadas além de dentistas e estética pois a única que encontrei anunciada, telefonamos para saber se podíamos marcar uma consulta de experiência mas infelizmente disseram que estavam sem horários para novos pacientes,mesmo pagando!
Então esperaremos até o fim do ano para irmos aos nossos médicos em Montreal mesmo.
Veterinário é mais caro desde a consulta as vacinas. Muito simpática,atenciosa,mas pagamos 115, com taxas o que custaria $ 65, em Montreal na clínica que frequentávamos.

Bom, está falado. Se vierem para uma cidade como essa com seus 27.000 habitantes,cuidado com a falsa propaganda de que o custo de vida é sempre mais barato. Pode ser que seja assim em Trois Rivières ou outras da província,mas Sept Îles custa caro e TODOS concordam,todos os que moram aquí é claro,hehehe..

Boa semana pra vcs,amanhã será feriado por aqui,dia do trabalho e aproveitaremos pra fazer nadica de nada!
Depois postarei o passeio que fizemos ontem no único parque da cidade, que apesar de ficar quase fora da cidade, é bem bonito e pudemos matar a saudade dos esquilos.

:D

2 comentários:

  1. Oi !
    É o José Roberto, o dentista que trabalha por ai...
    Estou chocado com este seu post! M'as como vou prai e fico so 3 dias trabalhando, não fico sabendo do dia a dia da cidade. Olha. estoarei indi dia 17 pra Sept Iles, se quiserem podemos marcar de nos encontrar, que tal? onde trabalho é na verdade en Port Ccartier, estamos vendo a possibilidade de comprarmos um consultorio em Sept Iles, mas é meio complicado. Bom, vou indo... boa noite!

    José Roberto

    ResponderExcluir
  2. Querida, estamos amando Montréal!!Apesar que, até agora, só fizemos o lado turista da coisa. Hj fomos na Lozeau e andamos por Rosemont, lindo!!Ontem conhecemos a Ju e os meninos do Bordo Congelado, amamos!!Pena que não deu pra gente se conhecer dessa vez:( Pegamos algumas dicas com eles e foi muito bom! Bj

    ResponderExcluir

A melhor resposta à calúnia é o silêncio. (Ben Jonson)