Cariocas no Canadá

Translate

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Um dia de cada vez..



Scully e Mulder,nossos amiguinhos e companheiros fiéis!


Olá pessoal,sei que tenho escrito cada vez menos,não sei se pq vamos nos acostumando cada vez mais a nossa vida num país que antes era estranho ou se por conta de nossa rotina atual temporária. De qq forma,essa semana sentí falta de vir aquí e ''conversar''com vcs,uma conversa meio doida pois eu falo e poucos de vcs respondem,mas tudo bem, blog é isso mesmo.
Não gosto de criar polêmicas nem dar berros entre xingamentos para atiçar público pois isso não costuma atrair o tipo de pessoa que gosto de ter à minha volta.
Então,com poucas novidades e com uma vida temporariamente ''suspensa''(a minha) eu acabo tendo pouco assunto mesmo. :(

Os dias aquí continuam os mesmos,a maioria ensolarados,bonitos e em média 10º mais frio do que em Montreal.
Eu venho estudando pelo Englishtown e venho fazendo progressos na escrita,leitura e compreensão.
Ontem uma pessoa telefonou para cá e só falava inglês,fiquei uma pilha pq simplesmente apesar de compreender 100% não conseguia formular uma frase toda em inglês de volta. Saía 80% em francês e 20% em inglês. Uma droga! Mas o que eu podia esperar depois de estar 7 meses enfurnada aqui em ambiente 99% francófono?
Deixa eu voltar pra Montreal e poderei praticar o que venho aprendendo.
Paciência e paciência.

Temos procurado fazer como os que frequentam o AA,um dia de cada vez!
E assim se passaram 7 meses..
Dias dificeis,dias terríveis,dias bons,dias mais ou menos..

Num desses dias bons fizemos um churrasquinho com a última e derradeira peça de picanha que trouxemos do Alim-Pot. Estava -4º lá fora e foi tranquilo pois já havíamos feito isso antes em Montreal quando estava -7º e com uma grande desvantagem:churrasqueira à carvão!!
Pra quem não sabe o carvão demora pra pegar numa temperatura baixa dessas ao contrário de agora que foi feito numa churrasqueira a gás. Foi vapt vupt mesmo!

Nossos fins de semana aquí são sempre solitários, ficamos só nós 3 em casa,damos umas saidinhas ao mercado,um pulinho na canadian Tire as vezes..uma paradinha pra lanchar no Mac Donald's ou Subway e 1x a cada 15 dias jantamos ou almoçamos fora num dos 3 restaurantes da cidade que gostamos. Devem existir uns 6 no total,porém poucos abrem aos domingos.
Somos sempre muito bem tratados em qq lugar da cidade,as pessoas são mesmo educadas,simpáticas e receptivas num todo.
O problema é ve-las! Rsrsrsrs.. como a cidade não tem muitas opções de lazer,o povo fica muito em suas casas.

O que procuramos fazer à medida do possível é viajar até Montreal nas férias e feriadões prolongados. Agora estamos na contagem regressiva para mais uma ida que deverá ser dentro de umas 3 semanas.Será a semana do relache de nossa filha,mas como Marcelo não terá férias,vai tirar uns 3 dias junto com o fim de semana.
Depois teremos a Páscoa e após o feriado do Canada Day.
E assim vamos levando nossa estada aquí.

Outro dia uma pessoa deu a entender que achava que teríamos vindo pra cá por opção,tipo teríamos como ter escolhido vir ao invés de ficar em Montreal. Não me lembro se já falei sobre isso aqui no blog antes, mas se nao falei,falo agora então.
Nós viemos para a única oportunidade que nos foi dada para Marcelo trabalhar como engenheiro depois que conseguiu se tornar membro da Ordem dos engenheiros do Quebec.
Não como técnico nem como assistente, e sim como engenheiro. Mesmo que como jr,pois é o que ele será até o dia que fizer as 2 provas que faltam e completar um ano de experiência como engenheiro aquí na província. As coisas são assim aquí, quem não se adapta, não aceita,tem sim outra opção;voltar!!
Mas ficar não significará um mar de rosas e facilidades,de forma alguma!
Sei que tem pessoas com uma vida mais fácil, mais tranquila,mas nós sempre tivemos que batalhar bem para termos alguma coisa nessa vida. Exceto no começo,na infância e na adolescencia que tanto eu quanto ele jamais tivemos dificuldades financeiras por conta da situação classe média confortável de nossas famílias. Mas depois que ficamos por nossa conta,cometemos alguns erros e pagamos caro nas consequencias.
Hoje estamos batalhando, nos sacrificando,e muitas vezes são momentos ''barra'' de segurar,mas estamos determinados a enfrenta-los e temos tirado o melhor proveito deles.

Continuo podendo afirmar que está valendo a pena,seja pelo crescimento interior como pela experiência que está sendo adquirida profissionalmente por ele.
Nós nos sentimos muito bem adaptados ao país,as pessoas e não nos vemos como estranhos aquí. Existem algumas coisas que não gostamos,porém havia muito mais coisas que não gostávamos no Brasil,então, até o presente momento continuamos podendo afirmar com segurança que nos sentimos em nosso país aquí no Canada.

Bom, umas fotinhas pra colorir a postagem:
Muita neve tem caído por aquí nesse inverno.
Em frente a saída da garagem


Frente do prédio onde moramos(deixando claro que é sempre assim, não é um dia após uma nevasca não).

Nosso churrasquinho de inverno

Nossa sala onde passamos MUITO tempo por aquí

E por último o guia de estudos que recebemos semana passada para começarmos nossos estudos para a prova da cidadania!

Um dia de cada vez,esse é nosso lema..

Boa semana para todos e fiquemos acompanhados de Deus.

16 comentários:

  1. Oi Patinha... Meu nome é Dayane, eu já postei por aqui antes. Sou uma aspirante a imigração junto com meu namorado.

    Eu gosto de acompanhar os blogs do pessoal que já está por aí e mesmo o pessoal que ainda está se preparando.

    Hoje fiquei com vontade de postar para te falar.. nem sempre tudo é fácil né, na maioria das vezes não é... mas somos recompensados por nossas buscas e lutas, mesmo que possa demorar um pouquinho! Ter fé e não desistir é que faz a diferença! :)

    Mesmo sem conhecê-los, acho muito legal o blog,e já li diversas postagens de vocês. Meu namorado tbm é engenheiro (de outra área, automação e controle), mas já li bastante sobre o processo do seu marido tbm.

    Não desanime, não! :) Aproveitem sempre o lado bom da situação. É principalmente das coisas boas que guardamos as lembranças, aquelas que, lá na frente, às vezes até se tornam nostálgicas..

    Abraço e sucesso para vocês!

    Quem sabe um dia a gente se encontra na terrinha quem-quem?! :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Dayane! Legal vc ter deixado seu recadinho! :)
    Não desanimo não! Muito menos agora que já se passou mais de 50% da missão Sept Îles,hehehe.. mas confesso que é dureza!
    Quando pretendem vir?
    Obrigada por acompanhar nosso blog véio de guerra!
    Qq dúvida que possa surgir,escreva, respondo o mais rápido que puder.
    Beijinhos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. Estava com saudades de ler seus post, já disse antes mas sempre é bom repetir, admiro muito a determinação e principalmente a união de vocês! E la se foram 7 meses...quando menos esperar estará de volta ao lugar que ama!! Que seja logo!! Beijos, ótima semana a vcs.

    ResponderExcluir
  4. Clau..sempre tão delicada e gentil.. obrigada querida,e o tempo passa!! Que voe agora! Rsrsrs..
    Contagens regressivas para todos os lados!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Patinha, estou sempre passando por aqui e estou torcendo pra vocês. Imagino o quanto deve ser difícil, mas daqui uns anos vcs vão olhar pra trás e ver como valeu a pena esse esforço todo. Tenho certeza que vcs serão recompensados.
    Espero conhece-los em breve em Montreal =)
    abraços,
    Paty

    ResponderExcluir
  6. Oi Pat! Obrigada xará!! Volte sempre então!!
    Sei que vamos olhar para tras e lembrar de tudo isso,e sei que vai ter valido à pena e muito!
    Obrigada pela forca!!
    Quem sabe nos conheceremos? Até!!

    ResponderExcluir
  7. OOooie Pati!
    Pati...vc sempre tão transparente aqui no blog, contando toda a tragetória de vcs...as vitórias, os desafios, cada nova conquista.
    Pati, a sua família é exemplo para nós...não deve ser fácil vcs aí nesta cidade "fantasma", né? rsrs Mas graças á Deus, vc é abençoada com um marido maravilhoso e com uma filha companheirinha e maravilhosa tbém...na verdade, filhas lindas e abençoadas. Pets super fofinhos e companheiros tbém! =D
    Pati que legal que vc está estudando inglês!
    Tenha calma e seja perseverante, minha amiga. Guerreira vc já é!
    Os dias estão passando e aproximando vcs ainda mais de Montreal!
    Dos amigos de verdade, dos encontros com churras e festinhas e tudo o mais que vcs adoram.
    Super beijo no teu coração amiga.
    Não nos deixe com saudades dos teus posts. =D
    Lovely!

    ResponderExcluir
  8. Bia minha querida,mesmo estando longe dos amigos de Montreal temos recebido o carinho e amizade de pessoas como vc que não se abalam com a distância física e estão sempre dentro do possível presentes em nossas vidas. A bicharada também tem ajudado muito com certeza,rsrs..
    Obrigada por suas palavras sempre tão bem colocadas.
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  9. Ola Patinha!
    Meu nome e Anna. Acompanho seu blog um mes e confesso que ja li quase todos os seus relatos, sempre com muita verdade nas palavras, mesmo que essas nao sejam as coisas que algumas pessoas querem ler por se acharem melhores do que as outras.
    Acompanho e torco pela vitoria de voces, pessoas tao guerreiras e sem medo de lutar.
    Vou pedir licenca para contar um pouquinho da nossa trajetoria ate aqui.
    Da nossa decisao de migrar para Quebec ate hoje se passaram pouco mais de 7 meses. Nesse pouco tempo muita coisa aconteceu... Em Maio de 2011, conversando com meu marido sobre o nosso futuro e da nossa filha (hoje com 1 ano e 8 meses), pensamos no que seria melhor para nossa familia, resolvemos,que o Canada era uma boa opcao.
    Estudamos, lemos, pesquisamos, conhecemos muito nesses meses.
    Como ja moramos fora do Brasil, as nossas motivacoes nao sao as mesmas de varias pessoas. E claro que tambem pensamos em seguranca, justica, igualdade... Hoje ja vivemos em um pais seguro, mas queremos viver em um pais que esteja aberto a receber imigrantes que queiram se fixar , viver nele e construir nosso tao sonhado " lar, doce lar".
    Em junho mandamos nosso dossier e nossa pequena e rapida entrevista aconteceu em Dezembro onde recebemos o tao sonhado CSQ. Em dezembro mesmo mandamos nossa documantacao para o federal e sabemos que vai demorar agora mais de um ano ate conseguirmos nosso visto.
    Em setembro fomos para o Canada. Ficamos em Montreal 16 dias para meu marido melhorar o frances dele (ele ja morou em alguns paises de lingua francesa e ja falava bastante, mas estava sem usar a mais de 4 anos). Como minha filha e muito pequena acabei nem podendo estudar tambem.
    Queria te dizer que com minha experiencia grande como expatriada, o Quebec me pareceu realmente encantador e promissor. Claro que tambem tem problemas e temos que estar preparados para eles, mas tenho certeza que nos, assim como voces sao, serao felizes ai. Com muita luta e dedicacao todos nos construiremos nosso cantinho nessa terra tao distante e amada por nos.
    bem... esse foi um resuminho da nossa trajetoria, ate agora, rumo a Quebec.
    Como nao tenho blog nunca me cadastrei no seu.
    Gostaria de deixar aqui meus parabens por toda a luta, determinacao e por tudo que voces conquistaram ate agora (sei que conquistarao sempre mais). Nao se deixem levar nunca pelas palavras de algumas pessoas... saiba que voce ajuda e motiva muitas outras que ainda nao chegaram e tambem que ja estao ai.
    Abracos e muito sucesso para voces.
    Anna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna,nossa,obrigada por seu comentário,gostei muito! Achei super interessante a mudança que vcs vão fazer já vivendo fora do Brasil.
      Podemos conversar melhor por email,o que acha?
      Obrigada pela força e apoio,sempre cai bem!
      Beijinhos!

      Excluir
  10. Oiee.. saiba que mesmo sem responder tem muita gente que acompanha o blog, eu sempre leio e p0r preguiça ou falta do que dizer dificilmente comento. Ameii seus bichinhos fofos demais, tenho certeza que dia após dia voces vão passar pela estadia ai, e vai valer muito a pena. Tudo de bom p vcs beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela! Que bom ler isso,as vezes a gente fica meio cansado de falar com as paredes sabe? rsrs.. é meio estranho. Mas fico feliz em saber que acompanha o blog!!
      Mas veja se perde a preguiça e escreve mais,ok? :)
      Obrigadinha! Bjs!

      Excluir
  11. Oi Patinha!!
    Obrigada pela dica da veterinaria. Levamos nossa pequena la na segunda-feira. Ela foi atendida pela Dra. Katie. Foi bem examinada e tomou a vacina que faltava. Falamos que foi indicacao sua (usamos como referencia o Lancelot porque nao sei se la na clinica eles ja conhecem seus novos anjos). Um beijo grande e obrigada novamente!
    Esperamos vcs aqui em Montreal. E a cada dia que passa, sera um dia a menos ate vcs voltarem!

    ResponderExcluir
  12. Adoramos ontem!!! Obrigado pela oportunidade e pela amizade:)
    Vc levantou alguns aspectos que estão nos fazendo observar melhor para onde iremos, acho que acabaremos sendo companheiras de cidade mesmo e não vai ter jeito:) Agora, torcemos para que tudo dê certo e que o Consulado se lembre de nós e nosso combo chegue logo.
    Os 13 meses estão à porta!!!
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Apoema,também gostei muito de termos ''nos visto'' mesmo que pelo Skype,isso é muito legal depois de tanto tempo que conversávamos. Pensem bem e façam sua escolha,mas não esqueçam que podem se mudar depois pois a mudança grande mesmo é daí pra cá,o resto é acomodação apenas. Mantenham-se positivos e logo esse pedido bate à sua porta. :) Bjs!

      Excluir
  13. Oi Zuzus! Disponha minha querida! Vamos ter que marcar para nos conhecermos assim que mudarmos hein? Bjs!!

    ResponderExcluir

A melhor resposta à calúnia é o silêncio. (Ben Jonson)