Cariocas no Canadá

Translate

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Vacances? Só se for em Montreal!!


Um dos nossos companheiros de viagem em seu traje de inverno

Estrada indo para Montreal

Eba!!!!!!! Ano novo,vida nova,velhos amigos e novos amigos também,pq não?
Acabamos de voltar de nossas férias de fim de ano(férias da construção civíl)e como não podia deixar de ser fomos a Montreal por 2 semaninhas corridas,boas e intensas.
Passamos um Natal maravilhoso e Reveillon super gostoso e divertido .
Resolvemos ''pendengas'' no Consulado Brasileiro de Montreal como passaportes vencidos e títulos de eleitor irregulares.Por sinal deixo aqui um elogio ao atendimento que recebemos que foi além de eficiente,muito simpático.
Conseguimos visitar amigos super bacanas,pessoas que sabemos que nutrem por nós verdadeiros sentimentos de amizade,não amigos de farra somente.
Tudo foi rápido,porém intenso e servirá de bateria para uma nova temporada por aquí.
Não deu para ver todo mundo,mas da próxima estaremos agendando com mais antecedência a visita a casa de uma amiga muito querida que estava já mandando ver em seus talentos culinários árabes para nos receber quando soubemos que um compromisso com nossa notária teria que ser trocado exatamente para o mesmo horário que havíamos marcado. :(
Falando em notária(Notaire Publique),é assim que chamamos o (a)tabelião(ã)..resolvemos fazer nossos testamentos pois vivendo fora do Brasil e tendo uma filha menor de idade,certos cuidados devem ser tomados para evitar aborrecimentos e mudanças indesejadas de percurso no caso de um de nós ou de nós dois viermos a faltar para nossa filha.
Não temos familiares que vivam aqui no Canada e ela tem a pretensão de continuar a viver aqui mesmo que sozinha,por isso nomeamos tutores para que ela possa seguir em frente com seus planos sem ter que ficar nas mãos do Governo,o que poderia acontecer na nossa falta.
Quem quiser saber mais sobre o assunto,eu recomendo uma boa conversa com um notaire publique,assim como fizemos.
O assunto é chatinho,mas necessário se quisermos que tudo corra ao nosso desejo no futuro diante das incertezas da vida.
Agora está feito e gostamos muito de tratar esses assuntos na nossa lingua materna pois contratamos uma profissional brasileira que vive aqui há 8 anos e era advogada no Brasil,a Elisabete Cunsolo.

Bom,voltando as férias;teve dias que fizemos 2 visitas e outros que fomos a 3 lugares diferentes para tirar xerox,pagar taxas,enfim,uma correria louca e feliz! Rsrsrs..
Montreal é tudo de bom para nós,gente de um lado pro outro,mil facilidades de transportes.. pegamos o metrô(que saudades de fazer isso!!),e vi que a nossa estação foi reformada,degraus novos na escada rolante,goteiras consertadas,cores mais vivas,escada nova.. fiquei feliz em ver!

Visitamos nossa ex vizinha e ela nos convidou para passarmos o Dia de Reis com ela e os meninos em sua casa;fomos e conhecí um costume francês super legal:ela comprou um bolinho que tem um brinde surpresa dentro e quem achar é coroado ! Uma singela homenagem aos 3 Reis Magos. Adorei e nossa filha foi coroada rainha!

Ficamos hospedados na casa de nossos amigos F & C e como eles moram numa cidadezinha muito linda chamamos carinhosamente de Casa de Campo! Mas... descobrí que fica também a apenas 10 minutos da praia da Oka e isso me fez perceber que teremos que trocar de nome assim que chegar o verão para Casa de Praia!! Chique demais isso gente!! Mudarão de ambiente de acordo com a estação do ano! Já estou pensando num quadro bem tropical para presentea-los no verão.

Andamos pelas ratoeiras(cidade subterranea) e matei as saudades dessa facilidade que acredito ser a que mais aprecio em Montreal. Vc encontra tudo alí,desde lojas de marcas, produtos naturais até alfaiates e sapateiros. Amo demais!

Nossa filha foi ao cinema,mas pra gente não deu pq queríamos assistir a Dama de Ferro,porém não deu mais tempo.Fica pra próxima.

Não conseguí também gastar meu carte cadeau de Natal,precisava ter mais tempo pq nao quis comprar qq coisa só por comprar.

Fomos na Bella Vista,batemos um papo com Carlos,o português que faz as rabanadas dos nossos Natais,fomos ao Alim -Pôt e reabastecemos de picanha,suco de cajú,farinha de mandioca,etc..
Passamos no Adonis e compramos o queijinho Baladi que adoramos(igual ao de Minas de melhor qualidade que já pude comer),compramos massa de kafta e kibes prontos também.

Aproveitamos como pudemos nossas férias,infelizmente não pudemos ver nosso grande amigo/irmão L. pois ele está de férias no Brasil nessa época do ano,teremos que esperar nova oportunidade.
Recarregamos nossas baterias e aqui estamos nós de volta a Sept iIles !!
Chegamos e vimos montanhas enormes de neve pela cidade, as ruas branquinhas pois eles nao limpam até aparecer o asfalto como fazem em Montreal.. mas vamos em frente!
Estou aqui desfazendo malas,pondo roupas para lavar,organizando a vida depois das duas semanas fora de casa.
Amanhã é dia de voltar a estudar,meu curso de inglês que faço pela net,o English Town. Imagino que devam ter passado a minha frente na pontuação,então terei que correr para recuperar meu 4º e honrado lugar.
Hoje Marcelo voltou a trabalhar e amanhã minha filha volta as aulas,então aí sim sentirei o impacto das férias acabadas estando sozinha novamente em casa e com essa imensidão branca a minha volta.
Agora é me ocupar para sentir menos o desconforto dessa estada aqui na bat caverna.
Falando em bat caverna.. não sei se já comentei mas moramos num semi basement e como caiu mais de metro de neve já,a neve lá fora já alcançou a altura do meio das paredes externas e isso faz com que nosso aquecimento esteja na regulagem máxima em alguns cômodos. Chocante!! Isso jamais deve acontecer em Montreal por mais que um dia após uma nevasca. Mas aqui.. só faz cair neve desde novembro!!
Diz a lenda que já tiveram um Natal verde nessa cidade,mas com certeza não foi esse de agora,rsrs...Depois eu vou tirar umas fotos da nossa janela e porta da sala para terem uma idéia da quantidade de neve que caiu aqui.

Lugares novos: Nessas férias conhecemos Candiac,Ste Julie e Deux Montagnes. São cidades em torno de Montreal que são chamadas de banlieues,elas tem trem e apesar de não andar em um desde minha infância,foi mais uma coisinha que queríamos fazer e não deu. Precisávamos de mais 1 semana de férias pelo menos!!

A estrada de volta foi tranquila,estávamos cansados,meio tristes por ter que voltar, então Deus nos presenteou com um sol maravilhoso,céu azul e a noite nos deu a lua cheia mais linda que poderíamos imaginar e um luar tão poderoso que iluminou a estrada até chegarmos no ap ontem a noite.

Umas fotos do que rolou lá pra vcs!
Brigadeiro de panela com granulado por cima na Casa de Campo

Whisky com neve nos copos

Sangria e asinhas de frango no Pizzedelic

Presentinhos que ganhamos de futuros imigrantes que vieram conhecer a cidade e lembraram de nós!

O momento em que Marcella encontrou a surpresa dentro do bolo do Dia de Reis


Gatos famintos na parada para descanso da volta em Quebec.


Cidadezinha a beira mar,St Simeon,muito linda!

Motoneiges estacionadas no restaurante onde almoçamos na estrada de volta para Sept Îles

A estrada de volta com céu azul e muito sol



Alí a direita a lua iluminando nosso caminho


Boa semana para todos!!

4 comentários:

  1. Maravilhosas férias... Tudo de bom p/ vcs e feliz 2012.
    Abçss

    ResponderExcluir
  2. Que lindo ver vcs se divertindo! Continuem postando, amiga... Gosto de acompanhar...

    ResponderExcluir
  3. Esses gatos parecem de brinquedo, que lindos!!!
    Que ótimo que aproveitaram bastante as férias! Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  4. Amamos vê-los :-) saudades saudades ....

    ResponderExcluir

A melhor resposta à calúnia é o silêncio. (Ben Jonson)