Cariocas no Canadá

Translate

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Trocando de médico de família



Oi pessoal,tudo na paz? Espero que sim!
Vou contar pra vcs mais uma coisa diferente aqui do sistema de saude.
Por favor me desculpem pela falta de acentos pois meu computador esta em tratamento numa clinica especializada em dependentes quimicos(leia se que caiu uma taca de vinho no pobrezinho) e com isso me transformei numa andarilha virtual,hora usando o celular,outra no tablete do marido e agora estou no lap top de minha filha que por ser outro sistema que nao o que estou acostumada,me perco no teclado. Mas enfim,depois virei corrigir os erros.

Recebemos ontem a cartinha acima do governo do Quebec confirmando nosso desligamento da antiga médica de família que tivemos de 2009 até agora(formalmente pois desde 2010 jurei que não voltaria nela).
Tudo começou no 2º semestre de 2010 quando tive uma consulta e ela além de não ter deixado Marcelo ficar comigo dentro do consultório,não lembrava de nenhuma informação da minha ficha.
Na ocasião havia feito exames de sangue de rotina que fazemos anualmente e ela disse que estava tudo ok; porém no ano seguinte,em abril se nao me engano,eu voltei nela para pedir umas cartinhas de referencia para uns especialistas que estava querendo/precisando ir e ela veio me dizer com os olhos arregalados que minha glicose estava alta e que nao estava conseguindo entender as minhas taxas hormonais da tireóide. Achei um must naquele momento ela me dizer com quase seis meses de atraso sobre essas alterações e ainda por cima estar confusa com o resultado.
Na hora pensei: tô "fú" mesmo para ela fazer essa cara! E também pensei com meus botões: ela nao deveria ter me ligado no ano passado(2010) quando recebeu os resultados dos exames e me falado o que fazer?
Mas como a gente aprende a ser esperto nessa vida com o tempo,resolvi ficar na minha e continuar alí firme e forte no meu objetivo inicial de conseguir as tais preciosas cartas de referencias.
Agüentei ela falando,ignorei o que deu e perguntei quando ela começou a me fazer as mesmas perguntas que fez na 1ª consulta,pq ela nao olhava o meu dossier ao invés de ficar me perguntando tudo de novo. Ela então calada abriu a pastinha e leu.
Vergonha gente!!
Depois dessa resolvi nao voltar mais aquela criatura.
Uma vez que tinha minhas cartinhas em mãos saí em busca dos especialistas e marquei o endocrino rapidamente,fui ao consultório,fiz os exames específicos e realmente tinha uma pequena inflamação na glândula tireóide. O meu médico que por sinal é prof da Mc GIll e muito simpático me tranqüilizou e disse que normalmente isso se estabilizaria sozinho com o tempo. Dito e feito,e no mes seguinte estava normalizado.Me acompanhou por uns 3 meses e depois eu me mudei para Sept Iles nao tendo como dar continuidade ao acompanhamento.
A glicose estava normal,perto do limite como sempre esteve e continua pois fiz exames esse mes que passou.
Por essa razão também nao procuramos um novo médico de família pois só voltaríamos esse ano de 2012 para Montreal.
Em junho estávamos nós de volta,graças a Deus e retornamos a nossa rotina de exames e idas a médicos de forma preventiva como sempre fizemos.

Chegando ao novo medico de familia:
Meu marido tem um pneumologista muito bom e bacana( foi ele quem o indicou para a vaga de engenheiro na empresa onde ele teve seu 1º ano de experiência aquí).
Esse senhor trabalha numa clinica privé que tem convênio com a saúde publica e nessa clinica tem vários especialistas. Como estávamos buscando substituir a tal médica "gente boa" ,ele perguntou se tinha um médico de família para nos indicar. Perfeito! Ele teve!
Lá fomos nós marcar consulta pra ontem antes que o médico estivesse com agenda de pacientes  novos cheia.
Deu certo,fomos,gostamos e assinamos o formulário requisitando que a partir daquele momento ele fosse o nosso médico de família.
O que nos chamou a atencao foi saber que teriamos que comunicar ao governo formalmente sobre nossa troca de medicos. Achamos muito legal isso de controlarem de perto.
Existe um formulario somente para isso.
Ate entao ja estavamos esquecidos do ocorrido quando recebemos essa carta avisando tambem de forma bem interessante que receberam e acataram nosso pedido. Constava o nome da medica inclusive.

Isso mostra o quanto eles tem controle e organizacao nesse assunto. Bom,pelo menos se esforcam nao e mesmo?
Outra coisa,indiquei aos amigos mais chegados porem demoraram a marcar e infelizmente agora lotou.

Era isso por agora,achei legal compartilhar mais uma coisinha que nao estamos acostumados a vivenciar no Brasil. Espero que tenham achado interessante pois eu achei,rsrsrs..

Boa semana para todos vcs! Aqui esta caindo o ceu em forma de neve,tudo esta lindo e branco com temperatura bem amena e segundo os jornais varios engarrafamentos pelas auto routes em torno da cidade. Coisas do cotidiano.

Ate a proxima que sera em breve pq as festas de fim de ano estao chegando e estou caprichando na arrumacao da casa para recebermos nossos amigos tao queridos em torno de nossa mesa de Natal.
Fiquemos com Deus.

4 comentários:

  1. Muito legal estas informações ! Tenho uma médica de família que tb não olha o nosso dossier e a gente tem que ser esperta, pois no meu caso fui eu quem insistiu e a convenci que após a mamografia, o laudo pedia um scan (ecografia de seios) e ela nao tinha percebido... ela olha o laudo e diz: meu Deus qtos cistos vc tem, né?....enfim, a gente engole cada sapo, mas apesar de tudo, vale a pena, beijos a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivany,desculpe a demora em responder.Ficar sem meu computador não foi fácil!
      Fica de olho mesmo,trocar de médico não foi um problema para nós.
      Conheço excelentes especialistas na cidade,qq indicação pode me perguntar por email,ok?
      bjs e Feliz Natal!

      Excluir
  2. Minha meta é conseguir um médicin de famille o qto antes. O trunfo será a Laís. Veremos se "sensibiliza" alguém... ahahaha! Nosso único temor ainda é a questão da saúde. Espero q não tenhamos más impressões... ou não mto más... Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thiago,a saúde aquí é um assunto delicado que exige esperteza e experiência para saber os caminhos alternativos e não ''sofrer''mais do que o necessário.
      Espero que tenham ótimas impressões :D

      Bjs!

      Excluir

A melhor resposta à calúnia é o silêncio. (Ben Jonson)