Cariocas no Canadá

Translate

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

E o futuro? E esse frio?



''O futuro só a Deus pertence''.. essa frase é verdadeira,mas se não planificarmos,ele vem e a gente fica a ver navios!
Como é viver aquí com essas variações climáticas e inverno tão rigoroso?
Essa pergunta nos é feita com certa frequencia.
Vou ser muito franca (como de costume) e procurar falar mais sobre isso e compartilhar nossas intenções para o futuro(desde nossa saída do Brasil).

Acho que como é vir fica muito óbvio; é chegar,buscar se adaptar,batalhar trabalho,estudo,conhecer lugares novos,pessoas novas sejam brasileiros ou canadenses,viver momentos incríveis negativos e positivos,etc.. e o tempo vai passando,passando... quando vemos estamos aquí,muitas vezes sem saber até que ponto falamos português direito como antes,se ainda gostamos das mesmas comidas que gostávamos antes,etc.. o paladar vai mudando,a cabeça vai abrindo(pelo menos as nossas aquí de casa),vamos aprendendo a viver da forma canadense, a achar normal tirar neve do carro sem reclamar,a deixar o carro fora e não dar valor a garagem,rsrs.. sei que isso é pessoal,mas se tivéssemos uma garagem talvez a transformássemos numa sala de tv ou numa mega academia de musculação espelhada!
A gente vai sentindo cada vez mais que somos daquí,mas... aí vem o frio,o frio as vezes glacial que vc tem que respirar fundo e encarar pq essa é sua vida atual,esse é o clima que faz aquí por alguns meses e que sempre piora em janeiro. Afinal,a gente sabia que seria assim,certo?
Mas tem horas que eu fico chateada com esse frio todo e é incrível como muda tudo de uma estação para outra;em breve teremos flores lindíssimas,grama e arvores verdes deslumbrantes por toda parte,em seguida calor,uns dias até insuportáveis de verão,piscinas,lagos,praias artificiais,churrascos,shows pela cidade toda,parques perfeitos e depois o outono mais lindo do mundo...

Mas..tem horas  que tudo que penso é em me mudar para a parte ''quente''do país e poder viver essas estações lindas com um inverno mais ''humano''vamos dizer assim.
Vcs sabiam que o inverno em Vancouver fica na casa dos 8º ? Que a temperatura mais baixa costuma ser uns -10º??
Fora da realidade que vivemos aquí no lado leste.. mas então logo vem as outras questões;mudar pra gente significa hoje,muito mais do que significou um dia quando saímos do Brasil.
Mas pq eu digo isso? Pq hoje,aquí em Montreal temos amigos que são nossa família mesmo.
No Brasil pra quem não acompanha nosso blog,nós já havíamos partido de nossa cidade natal há anos e na cidade onde morávamos no sul,não criamos grandes vínculos de amizade e com isso partir do sul pra cá foi forte,mas não quebrou nossos corações como sentimos ao sair do sudeste para o sul.

Hoje nossa filha tem também um círculo quase fechado de amizades desde o 1º ano do secundario e hoje ela está no 4º ano com as mesmas amigas,trocam segredos de infancia,constroem um vínculo que não se romperá facilmente por toda a vida.São meninas que adoramos mesmo,conhecemos e temos amizades com alguns de seus pais inclusive nos frequentando.

Meu marido está construindo seu curriculum profissional aquí e tem grandes chances de crescer seja na empresa atual,seja numa próxima.
Eu comecei meu curso de inglês e estou gostando muito.

O que nos deixa realmente assim divididos são esses laços que construímos com nossos amigos mais próximos.Sabemos o que o outro está passando,nos falamos quase diariamente,nos vemos no máximo a cada 15 dias.
Isso é forte e faz parte de viver plenamente para nós.

Mas e o frio?Como faremos no futuro? Ficaremos velhos aquí,com as calçadas por vezes congeladas,escorregadias? E se caírmos,nos machucarmos? Ficaremos nas filas de espera dos hospitais com dor e com a idade pesando em nossas costas? Ou será que teremos nos acostumado mais ainda?



Agua congelada na saída de nossa calha

Observamos que no inverno os idosos saem menos de casa,dá pra perceber a redução deles nas ruas.
Sabemos também que alguns viajam para a Flórida,mais objetivamente para Fort Lauterdale,mas isso são os que podem,e os que não podem? E os que não gostam de ficar meses fora de suas casas? Viajar é sempre legal,mas temos animais e nem sempre curtimos ficar longe deles por mais que 2 ou 3 dias.E leva los é meio complicado.

 Essas questões povoam nossas cabeças de vez em quando.

E isso tudo muitas vezes vem em pauta em nossas conversas entre amigos e colegas que se encontram aquí há mais de 2 ou 3 invernos.
Uma coisa é certa;a maioria quase absoluta pensa em ir para um lugar menos frio mais tarde. Uns falam em descer pro país do Obama,outros para o oeste do Canadá e tem quem pense na possibilidade de ir para a Europa,de preferencia para a França,Italia ou Inglaterra.
O que vai ser?
Não sabemos ainda,são apenas prospecções que fazemos hoje.
O que sabemos é que para saírmos mais tarde daquí precisaremos de muito dinheiro pois mudar além de ser caro,tirando os Estados Unidos,as outras opções tem custo de vida mais elevados que o nosso atual.
E  para darmos esse passo teremos que abrir mão da convivencia desses amigos-irmãos que temos aquí(a não ser que eles nos acompanhem,claro!!
 O que seria  + que perfeito para curtir uma 3ª idade de bem com a vida... imaginem só, bons amigos,praia sem arrastão,calor sem derreter,atravessar ruas em paz... ô coisa boa esse futuro que sonhamos gente!!
Quem sabe? Tudo é possível qdo planejamos,certo?

Enquanto isso vamos criando coragem para enfrentarmos as intempéries e vamos trabalhando para receber a primavera tão linda e esperada por todos nós daquí!

Para chamar as flores compramos ontem umas tulipas lindas para enfeitar nossa janela da cozinha.





Também separei umas fotos contrastantes para ilustrar esse post:


Visual da rua pós pequena nevasca



Visual pós grande nevasca


Calçada depois de limpa


Calçada do atalho que nos leva ao metrô



Nossa calçada num dia de verão





Uma casa vizinha ''vestida de outono''



Boa semana e um belo futuro para todos nós!


10 comentários:

  1. Muito bom ler isso, geralmente nos blogs só ouvimos que é tudo perfeito que o frio é tranquilo . . . legal vocês falarem da realidade.
    Vou fazer um intercâmbio em Toronto e creio que as temperaturas sejam iguais.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Araceli,nada é perfeito,disso já sabemos ao nascer,hehehe... mas sobre o frio,creio que o que as pessoas querem dizer,é que é tranquilo tendo bons casacos,botas apropriadas,luvas,etc..
      A questão não é dizer que ''passamos''frio,e sim que cansa viver assim por anos e anos,ter que conviver com as consequencias desse frio tão rigoroso não é confortável certamente.
      Vai vendo a temperatura de lá antes de vir para ter uma idéia melhor. Mas creio que seja parecido sim.
      Um abraço e obrigada por deixar seu recadinho aquí no blog!
      :)

      Excluir
  2. Sabe que às vezes me pego pensando nisso, como vai ser quando a gente envelhecer. O frio é suportável, o que não quer dizer que seja legal. As coisas depois de um tempo podem até ficar mecânicas, tirar neve do carro, colocar casaco, etc.. Mas depois de velho tudo isso que podemos fazer agora vai ficando mais cansativo, e o gelo no chão perigoso mesmo. Estamos chegando em Montreal em maio, e acho que vamos nos estabelecer definitivamente. Pra não desanimar fico pensando que mudar do quebec só depois da aposentadoria. Florida ou Vancouver, mas até lá ainda tem muito chão e muita neve pela frente... Mudar de um país pra outro já é um choque, e depois que a gente refaz um ciclo de amizades trocar de cidade é pau! Fico pensando, e se acontecer a mesma coisa que aconteceu quando mudei de cidade no Brasil.. É sofrido mesmo não ter companhia.
    Bjos,
    Tereza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tereza,vc falou tudo;é suportável sim,mas legal seria dizer demais,hehe..
      Pensamos também na aposentadoria,mas vem o medo de nos afastar de filha,netos... talvez fosse melhor ir u pouco antes,não sei.. vamos vivendo e vendo!
      Mandei email pra vcs sobre a data de sua vinda,vejam lá!

      E ficar sem amigos não dá não! :)

      Bjss pra vcs!

      Excluir
  3. eu ja fiz ano passado uma *fuga de inverno*, fiquei 1 semana em Cuba e voltei com as energias renovadas. Eu AMO o inverno, mas um banhao de mar com solzao caribenho é o que ha para aliviar o estresse e nos colocar em contato com a natureza.
    Acho que quando estiver aposentada, se tiver uma boa condiçao, farei como meu sogro = a cada ano ele parte 4 meses em viagem pelo mundo (ele e a esposa eram professores no CEGEP e se aposentaram com o valor proximo ao integral, possuem casa propria na cidade de Oka e possuem um condo em Montréal, que é constantemente alugado, garantindo uma fonte extra de $).
    Pois viajar é preciso :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos amigos que fizeram essa fuga também e sentiram o mesmo,recarregaram as baterias. Esse está sendo nosso 1º inverno pós hipoteca e ainda estamos muito ''apertados''para fazer viagens desse tipo,mas já temos a viagem de final de ano em vias de ser programada e com certeza iremos a algum lugar menos frio do que aqui(o que não é tarefa nada difícil,rsrs).
      Bem legal esse meio de curtir a aposentadoria de seus sogros,só não sei se ficaria tanto tempo longe do meu pequeno reino animal,vamos ver!! :)

      Bjss

      Excluir
  4. O inverno é bem mais difícil do q imaginávamos na nossa ansiedade de pisar logo em solo canadense. Não à ponto de dizer q me arrepende de ter vindo pra cá agora mas passo à aconselhar os pais com filhos pequenos a pensar 2 vezes antes de virem em pleno inverno como nós. Mas como vc disse essa é a nossa realidade e vamos vivê-la da melhor forma possível, com nevasca, -30°C e o q mais tiver no pacote! Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O inverno daquí não é moleza não! Acredito que hoje tenho sido o último ou penúltimo dia mais frio desse inverno Thiago,daquí pra frente é contagem regressiva,mas lembrando de aproveitar ainda as atividades externas que dependem da neve como escorregar nos parques,esquiar...
      Sei é que essa primavera terei muito trabalho cuidando da varanda que precisa ser completamente renovada!
      Bjo!!

      Excluir
  5. Oi Patinha,

    Acredito que esse assunto que colocastes aqui nessa postagem é um dos fundamentais para quem vai imigrar. Entretanto, o pessoal da imigração tende a ser mais afobado, imediatista e otimista, o que pode levar a um "baque" ao longo do tempo até se adaptarem (ou não) às novas condições de vida.
    A minha sensação vivendo um ano na Cidade do Québec, é que a gente coloca a vida em "modo de espera" por muito tempo, pelo menos 6 meses, sendo otimista, na minha visão. Isso porque não foi somente o período de inverno (de outubro a maio) que eu sentia desconforto no ambiente externo para pedalar, correr ou caminhar, mas também durante o verão, quando chovia água fria, ou quando tentei entrar na água num riacho, e a água estava muito fria. Isso para quem foi criado num ambiente de contato mais próximo com as fontes naturais, impacta bastante. Não acredito que tirar uma semana nos destinos ensolarados (Cuba, República Dominicana, etc) seja suficiente para compensar o tempo que se "perde" no inverno. A parte dos amigos, que sei fazer a diferença com ao avançar dos anos, nuca tive maiores dificuldades, inclusive mantendo diversos da infância e adolescência, mesmo que hoje muitas "conversas e trocas de ideias" se dêem em maior parte pelos meios digitais, uma vez que quase todos moram em cidades diferentes.
    Assim, basicamente o que me fez pensar muito e desistir da imigração foi o clima aí do Norte, pois minha ideia era ficar numa cidade média como Ville de Québec, ou ainda menor que isso. As cidades com melhor clima, como Vancouver, além de ter um custo maior de vida também tem uma taxa maior de violência e desemprego, e isso também deve ser levado em consideração quando se pretende realizar uma mudança. Na minha opinião não há lugar perfeito, mas sim aquele onde os prós e contras encontram um balanço positivo para nossa vida do dia-a-dia. E se esse balanço muda com o avanço da idade, bem, cabe a nós atuarmos para ajustar esse balanço para o lado que queremos.
    Abraço a você e família. Tudo de bom a vocês aí.
    Fabrício

    ResponderExcluir
  6. Olá Fabricio! Olha,eu creio que sua impressão de inverno de outubro a maio seja devido a escolha que fez de cidade. Aquí as pessoas andam de bicicleta até durante o inverno pois temos dias bem razoáveis com temperaturas positivas ou próximas delas. Tudo é uma questão de costume,creio que precisemos nos dar mais tempo do que 1 ano para nos adaptarmos a certas diferenças climáticas.
    Outro ponto que discordo um pouco é sobre a duração do inverno;considero longo sim,muito mesmo,porém o sinto começando em dezembro e acabando em março no máximo! Amo a primavera aquí e o outono acho lindíssimo,apesar de não curtir nadinha o mes de novembro pois ele costuma ser cinza,feioso,com árvores secas,corvos..hehe..até escreví sobre isso no blog já!

    Sobre Vancouver,nnao vemos essa violencia,o custo de vida é alto porém os salários também são. Desemprego é pros que não se preparam bem suficiente,seja nos estudos ou na forma de conduzir sua carreira. Medo também atrapalha muito. Nem também concordo que chova tanto qto dizem pois venho observando diariamente através da meteo e de uma amiga que mora lá e tira muitas fotosTudo se trata da referencia que cada um de nós tem e do que buscamos para sermos felizes.
    Para nós a questao problemática é mesmo ficar longe dos amigos verdadeiros no futuro,amigos-colegas a gente refaz na boa!
    Agora, numa coisa te dou 100% de razão;não acho que passar uma semana ou até 2 em alguma praia linda,ou até 1 mes numa cidade menos fria vá resolver uma problema de meses com muito frio,gelo e as vezes quantidades absurdas de neve. Porém se é o que se pode fazer,façamos felizes pois afinal o que busquei aquí encontrei em dobro,que foi trabalho bom para meu marido,escola excelente para nossa filha sem pagar uma fortuna por mes e segurança,MUITA segurança no nosso ir e vir,seja nas ruas,ou no trânsito/estradas.
    Enfim,o balanço é 90% positivo. E com 10% a gente se vira bem! :)
    Obrigada por seu comentário e sucesso aí no sul!

    ResponderExcluir

A melhor resposta à calúnia é o silêncio. (Ben Jonson)