Cariocas no Canadá

Translate

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Pesquise na fonte oficial !

Certa vez uma imigrante brasileira que chegou aquí há 3 anos atras me disse que aqui nao havia 'hospícios''...quando ouví achei muito estranho que numa cidade desse tamanho nao houvessem essas instituiçoes para cuidar dos doentes mentais carentes,mas nao averiguei.
Inclusive que seria por isso que encontraríamos muitos ''malucos''pelas ruas,metros,etc..
Ainda complementou dizendo que o Canada nao sabia cuidar de seus doentes mentais.
Confesso que fiquei assustada,chocada até.
Agora soube que um rapaz que havia fugido de um hospital psiquiatrico essa semana que foi encontrado(gracas a Deus e a eficiencia da Sûreté du Québec.

Entao aproveitei para ler mais a respeito ja que o assunto me interessa(para quem nao sabe pretendo estudar a respeito) e vi o que temos aqui aparentemente com uma boa estrutura e que é referencia na area internacionalmente,o Institut Philippe Pinel com o mesmo nome do que tem no Rio de Janeiro.

Sei que como em todas as sociedades há falhas no sistema,mas fico feliz em saber que existam instituiçoes que funcionam em minha cidade.

Aprendí que nao devo ouvir imigrantes mais antigos só pq eles estao aqui ha mais tempo que eu..que nem aquela historia que eu lia antes de vir sobre o inverno que era um ''monstro de 7 cabeças'' e que só tinha assistencia de saúde dada pelo Governo..que nao haviam escolas particulares ou que se existissem seriam iguais as publicas..mitos e mais mitos que vao caindo por terra aos poucos..pois tem pessoas que sentem um pequeno prazer em exagerar ou nem sempre checam o que ouviram dizer antes de passar adiante,como foi esse o caso.

Acho que vale a pena dar uma lida no site SQ para se ter uma ideia de como eles trabalham.

Um comentário:

  1. Nossa, que bacana! Realmente eu concordo contigo, fico enfurecida com pessoas que por preguiça ou sabe-se lá o quê simplesmente repassam informações distorcidas ou desconectas que acabam caindo em domínio público e se tornam pseudo-verdades!
    Tb sou da área da saúde e tenho certeza que qualquer que seja a área do conhecimento o Canadá tem sim, recursos e fontes para todos os tratamentos! O que dirá os psiquiátricos, pois, recentemente li que a provìncia de Québec detém os maiores índices de suicídio do Canadá!
    Enfim... aqui no Brasil tb não é diferente, Petrópolis/RJ (a cidade do meu marido) tb é recorde dos mesmos índices! A cidade é linda, mas não sabemos exatamente o porquê!
    Bjs pra vcs,
    Ana Luna

    ResponderExcluir

A melhor resposta à calúnia é o silêncio. (Ben Jonson)