Cariocas no Canadá

Translate

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Nível da escolaridade no Québec


Ouço depois de algum tempo de alguns pais(não muitos pois a maioria de nossos amigos não tem filhos ainda)que não estão satisfeitos com o nível das escolas,que faltam atividades,que os filhos não tem tarefas para fazer em casa,que estão lendo pouco e etc.
Fico triste pq sei que a maioria não tem a mesma ''sorte'', preparo emocional e financeiro de nossa filha para entrar direto para uma ótima escola privé.
Imagino que existam escolas públicas diferenciadas que consigam manter um certo nível respeitavel.Mas muitas vezes o nível que tinham no Brasil cai ao chegar aquí.

Outro ponto que vemos é como o nível técnico é valorizado aquí(nada contra) mas e o nível universitário,onde fica?
Ouvimos dizer que o nível dos brasileiros que chegam muitas vezes é mais bem qualificado do que o dos quebecoises e que por isso também acabam por banir muitos desses imigrantes por conta de seu preparo superior ao deles.
Sabemos que quando se tem medo o ser humano ''descola''um jeitinho de deixar o concorrente de fora. Como já falamos antes, estamos na terra e não no paraíso,e aquí eles são seres humanos como todos nós.
Recentemente um amigo nosso que tem um belo de um doutorado feito numa universidade muito prestigiada no Brasil que inclusive tem livros publicados internacionalmente,foi aconselhado pelo seu agente do MICC a fazer um cursinho num CEGEP pra depois entrar no mercado de trabalho. Ora, me perdoe,mas paciencia tem limites!!
Pensei comigo que algo tinha que ser feito e nos unimos com amigos que tem a situação parecida com a dele(nível de doutorado)e pedimos que intervissem para não deixa-lo se entregar ao desanimo no qual tentaram coloca-lo.
Falo isso tudo pq acho que devo falar, podem não concordar,mas antes observem a sua volta,leiam,vejam casos de amigos próximos e se nao tem amigos próximos,aproveitem pra fazer amizades pq esse negócio de se integrar a cultura do local é muito bacana,mas não pense que eles vão abrir as portas pra vc facilmente não.
Não tem sido isso que temos visto até agora.
Fiquem de olho no nível das escolas de seus filhos, fiquem ligados aos caminhos que vão lhes indicar para entrar no mercado de trabalho. Um olho no padre e outro na missa! Sempre!
Ainda acredito que o Governo esteja falando a verdade quando recruta os profissionais qualificados do Brasil,mas lutar contra o sistema e as Ordens profissionais aquí é briga complicada.
Tenho visto números interessantes como por exemplo esses que sairam no jornal Le Devoir dia 08 desse mes.O artigo se encontra na aquí e tem esse daquí tambem que fala do paradoxo da imigração.E ainda pra quem gosta de ler um debate saudável sobre esse assunto,eu acompanhei esse com o Jefferson da Comunidade Quero ir para o Quebec.

Não deixem de ler.

Hoje vi um desabafo de um ator quebecoise que me chamou atenção para um assunto que não ouvia falar já há algum tempo;o abandono escolar.

Traduzi pelo Google,leiam abaixo:

Reagindo aos números de abandono desastroso nas escolas Quebec divulgado ontem pelo Jornal de Montreal, Patrick Huard, muito empenhado ator, gritou para a ação de emergência."É uma desgraça nacional. Abandonamos nossos filhos. "

Ele reclamou em voz alta e da inércia dos responsáveis políticos para essa tragédia "da escola.

"Nossas crianças deixaram de ser elegíveis para as actividades extracurriculares, quando é sabido que o desporto e a cultura transmitem uma sensação de pertencer a uma escola.Nos são dados comprimidos aos pequenos que fazem barulho em sala de aula. Isto é incrível e me mata ", diz um jornal Huard extremamente decepcionado e preocupado.

Alarme

Ele quer se envolver e está lançando uma idéia para o Ministro da Educação, Michelle Courchesne.

"Sou a favor da formação de uma comissão especial de pessoas de todas as classes sociais que atuam de forma permanente, apesar de o atual governo tem que ver para encontrar soluções reais para a vida real e melhorar o desempenho nas escolas de Quebec. "

Ele tem um V Secundário, Huard acredita em primeiro grau ", que começa bem na vida", disse ele.

"Acho que é obsceno não encontrar algo que funciona. Nós somos os piores do mundo nesse campo. Isto é o que eu chamo de pobreza real. Eu não vou levantar o nariz para aqueles que não têm diploma de V secundário, mas como pessoas que devem garantir que isso é o mínimo. "

Não é uma questão de dinheiro

E por não falar sobre questões de dinheiro.

"Com o dinheiro que temos aqui, devemos priorizar nossas escolas. Preenchem o Centre Bell no bilhete de $ 175 e v tem acesso a 105 canais de televisão, mas não tem dinheiro para as atividades em nossas escolas. Nós somos uma geração perdida de resíduos, lixo para jogar fora. Estas estatísticas devem aumentar a população. Nós não podemos fazer isso aos nossos filhos ", disse Patrick Huard.

É um grito de alarme que começa aqui Huard, um dos artistas mais populares de Quebec.

"Sim, eu quero fazer alguma coisa. Eu acho que nós realmente devemos perceber que estamos num círculo vicioso. Parece que a verdade não nos interessa ", diz Patrick Huard.


Portanto como podem ver não se trata somente de minha opinião.
vamos seguindo em frente e procurando nosso lugar nessa terra fria onde o sol voltou a dar sua graça!!

2 comentários:

  1. Boa Patinha! Caso para se pensar. A gente fica aqui se iludindo com as palavras da palestra e a realidade é outra por aí. O jeito é ser realista. Valeu!. bjoka. elen=0)

    ResponderExcluir
  2. Gente, eu tô pasma com essa de fazer 'cegep' uma pessoa que tem doutorado!!!! Pelo amor de Deus!!!!
    Tô revoltada!!!

    ResponderExcluir

A melhor resposta à calúnia é o silêncio. (Ben Jonson)