Cariocas no Canadá

Translate

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

4 Anos... Mas já?????


Sim!! 4 anos aquí,4 anos fora do Brasil,longe de nossas famílias e ao mesmo tempo vivendo um sonho,realizando projetos pequenos,médios e grandes.
4 anos em outro rítmo,em busca do novo e em encontro com barreiras que só conhecemos de fato quando estamos aquí.
Viver uma vida na real,de forma intensa,saber que temos o amparo de Deus e um pouco do governo que nos deu o suporte necessário quando precisamos,é algo único.
Viver num outro cenário,ouvir outras línguas,preparar o corpo para as mudanças drásticas de temperatura,se moldar aos costumes de jantar as 18:00 numa cidadezinha do interior da província,morrer de frio num lugar que só ventava e de solidão e saudades como se estivéssemos exilados por um ano inteirinho desses 4 ...
Nem sei quanta coisa vivemos desde que chegamos,não poderia escrever aquí a metade das sensações e dificuldades que sentí lá longe. Tenho esperança de que um dia isso tudo se apague de minha memória apesar de saber que ela é muito eficiente mesmo quando não a solicito.

Não tenho a intenção de entrar nesses detalhes pq além de pensar que ninguém estaria a fim de saber,não desejo sofrer novamente com essas lembranças.

O que me impressiona na vida é a nossa capacidade de lutar,de se determinar e seguir em frente.
Quando se tem um objetivo,mesmo que seja ''por tabela'' que é meu caso muitas vezes através do sucesso profissional de meu marido e pelos estudos,futuro de minha filha,a gente fica quase cego,segue em frente,faz que não vê muitas coisas que nos incomoda e muitas vezes até nos violenta.

Quando aceitamos aquela proposta de trabalho lá longe sabíamos que iríamos pagar um preço alto todos nós. E o pagamos,tenham certeza disso.

Hoje eu digo que na mesma situação faríamos de novo,mas se tivéssemos uma 2ª opção,jamais!!
Estamos começando a colher os frutos sim,afinal plantamos muito bem plantado.
Não pensem que exagero e nem que qq um encararia uma dessas pois sei que a maioria não aguentaria.
Mas como tudo passa,apesar de deixar marcas,isso também passou e hoje estamos aquí perto de nossos amigos,de nossos vizinhos,nossa filha na escola de antes com as mesmas amigas,Marcelo trabalhando onde se programou e batalhou para estar e eu organizando,preparando nossa casa para ficar ao nosso gosto e conforto desejados.

Estamos aguardando a data de nossa prova da cidadania que enviamos em dezembro passado.
Mais um inverno se aproxima e tenho planos(de acordo com nosso orçamento) de voltar a estudar inglês na primavera.
Nossa filha está no 4º ano do secundário e estudando muito para poder recuperar o que perdeu nesse ano letivo que estivemos fora.
Apesar da escola ter sido privé e boa,não era tanto quanto essa daquí e isso está fazendo diferença para ela agora. Faz parte do preço que pagamos como citei antes.

Vou procurar ser bem clara e detalhista nas próximas linhas onde farei um balanço do que vivemos e como estamos aquí,espero que gostem e se tiverem dúvidas sintam se a vontade para escrever,seja pelo blog ou por email.Como for mais confortável.

Começando então:

As saudades:
Essa parte é delicada de falar...ao mesmo tempo que sentimos saudades de alguns parentes e amigos que vivem no Brasil,não sentimos saudades dos lugares,da política,desonestidade das pessoas(de uma forma geral),desorganização do trânsito e desrespeito aos cidadãos .
Poderia fazer uma lista enorme do que não nos faz falta porém isso seria inútil e em nada ajudaria a mudar as coisas.Nem dentro de nós nem no cotidiano de lá.

Dinheiro:
 Tem quem pense que estamos ricos,que ganhamos muitíssimo bem, e o melhor:
 EM DóLARES!
Não quero ser grossa mas sei que tem gente que pensa assim e que não faz idéia do quanto temos de despesas e compromissos aquí também.
Hoje não vivemos mais de forma tão barata,pagamos uma bela hipoteca que faltam ''somente'' 29 anos e 1 mes para acabar,trocamos de carro pois o antigo estava sendo comido pela ferrugem e nos dando o maior prejuízo no último ano e pagaremos financiamento por 7 aninhos,seguros,escola,plano de saúde,temos nossos 3 amiguinhos que precisam de cuidados,alimentação,assinatura de TV,internet,telefones,enfim,pagamos tudo que todos pagam no Brasil.

O que quero dizer é que não estamos aquí fazendo turismo,isso nunca fizemos desde que chegamos.
Moramos aquí,temos uma vida aquí e isso custa dinheiro.
Compramos uma casa e o 1º ano é caro,pagamos impostos anuais e os extras de quando adquire-se um imóvel.
Hoje conseguimos pagar nossas contas em dia mas ainda não estamos na fase de guardar algum para qq emergência.
É preciso ter paciência. Conversamos com outros amigos em situações semelhantes e todos estão mais ou menos na mesma que nós. Estamos felizes pela conquista,pelo passo dado mas não podemos deslumbrar por uns tempos até colocarmos a casa e as finanças em ordem novamente.

Preconceito por sermos imigrantes:
 Não sentimos nenhum até hoje,se ocorreu algum foi no início e achamos que ficou mais para inveja,despreparo,falta de profissionalismo da pessoa do que qq outra coisa.
Construímos laços fortes de amizade com pessoas nascidas aquí sem dificuldades.

Amigos:
Muitos conhecemos e muitos mantivemos até hoje e esperamos que assim continue sendo para sempre.
Uns poucos e insignificantes nos incomodaram,mas realmente sabemos que foi devido a maldade ou a falta de amor que existe dentro de seus corações.
Outros não mantivemos contato mais assiduamente,mas não por problemas e sim por falta de afinidades.
O que importa é que temos amizades fortes,boas de pessoas boas,corretas,que buscam o mesmo que nós:viver em paz honestamente e buscando ajudar ao próximo conforme as situações nos solicitam.
Vemos a possibilidade de fazer novas amizades sempre,mas de forma natural e não programada.
Jamais seremos amigos de alguém que nos imponha sua presença.

Profissão(validação do diploma de engenharia):
Ele está agora no finzinho disso tudo;passou na prova de proeficiência da ligua francesa,enviou os comprovantes de que trabalha há mais de ano como engenheiro na província e anexou os anos do Brasil. Aguarda agora a confirmação de que é um engenheiro pleno e não mais um jr que é o título que recebeu quando foi aprovado nos 2 exames feitos para a OIQ em 2011.
Trabalha num consórcio de empresas estrangeiras especializado em construção de grandes hospitais pelo mundo.
Fala francês a maior parte do tempo no canteiro e escritório mas também usa bastante o inglês e um pouco de espanhol.
Nesse momento tem 5 meses de empresa.

Estudos:
 Eu como já disse antes, meu objetivo é vencer a barreira da lingua inglesa onde sinto bastante dificuldades e Marcelo começará a se preparar para tirar o certificado de PMI e depois será provavelmente um MBA em construção.
Nossa filha está na luta para obter boas notas e ser aceita num bom cegep daquí a 2 anos.

Futuro:
Fizemos essa hipoteca não só para termos onde chegar com nossos bichinhos e eletros pesados, pensamos principalmente em nosso futuro,aposentadoria,velhice...
Sabemos que viveremos apertados enquanto pagarmos a casa,mas estamos garantindo nosso teto para quando estivermos aposentados.
 Hoje pagamos nossas aposentadorias privadas no banco e investimos numa poupança para os estudos universitários de nossa filha.
A verdade é que vivendo nesse mundo materialista, por mais que vc seja espiritualista,se não se prevenir acabará se encontrando em situações difíceis mais cedo ou mais tarde.
 E mais tarde é sempre pior com certeza!

Saúde:
Temos tido saúde até hoje e mantemos nosso esqueminha de prevenção através de exames periódicos,consultas médicas de rotina...
Usamos o sistema público,mas quase sempre preferimos fazer alguns exames no privado por conta da espera que muitas vezes é reduzida,sem falar do tratamento pessoal.
Como temos plano de saúde(que contribuímos $$)pelo trabalho,podemos receber o reembolso depois mediante a apresentação dos recibos e requisição do médico.

Lembrando que vc SEMPRE tem que ter pra pagar antes e receber DEPOIS.
Ficamos um ano sem cobertura odontológica e oftálmológica e foi uma M. Maior prejú!! Agora temos novamente nesse novo trabalho.
Temos nossos médicos especialistas e estamos satisfeitos com eles.
Buscamos referencias através do site que coloquei aquí no blog na barra lateral.
Cuidamos de nossa alimentação sem radicalismo e somos adeptos de chás medicinais naturais e vitaminas que compramos numa loja que também indiquei no blog.
Como esse é um tema ''delicado'' não vou me aprofundar. Sorry!

O lugar e seus podres:
Aquí não é perfeito como todos devem imaginar,isso não existe.
Temos escândalos políticos,prefeitos que se demitem por envolvimentos suspeitos,máfia italiana na construção civil,drogas,etc..
Mas obviamente tudo em menor escala,dentro do administrável e vemos que a justiça acontece na maior parte das vezes,ao contrário do que conhecíamos antes.

E o povo fuma enlouquecidamente,parece mesmo que não conhecem os males que o fumo provoca. Sinistro isso!

Resumo:
Hoje vivemos bem,tranquilamente com segurança e em paz onde escolhemos viver.
Temos sempre a agenda cheia de convites de amigos que adoramos também receber em nossa casa.
Podemos dizer que RE- construímos nossas vidas e de uma forma ainda melhor do que jamais tivemos no Brasil.
O balanço é 100% positivo e não nos consideramos pessoas de sorte,mas apenas pessoas que se determinaram a um propósito e investiu todos os seus recursos financeiros e psicológicos nessa direção.

Atitude é muito importante,não basta sonhar.

Conselho:
Se posso deixar um,deixo esse:
 Ore,tenha fé, seja em Buda,Deus,numa força maior,Jesus,Madre Teresa,Papa,Alah,não interessa em quem desde que seja positivo e te traga crescimento e compreensão do mundo.
Não inveje os outros, tenha seus próprios sonhos,vai lá e faz melhor ou igual!

E acima de tudo,não se junte aos pequenos,fofoqueiros,intrigueiros,invejosos,enfim,não se junte a pessoas que vibram negativamente,que sentem RAIVA,pois quem sente raiva é cachorro não vacinado.
 Muito cuidado com os falsos felizes,eles estão em toda parte de butuca na sua vida,controlando o que vc tem,veste,compra,fala,se seu banheiro é novo,se sua casa é grande..
Amo gente sorridente sabe? As vezes a gente nem está feliz,mas está alí,firme se exercitando para ser!




O segredo de crescer e ser feliz é sempre o mesmo:
Ser correto e se doar.


Um brinde aos nossos 4 anos,mas acima de tudo um brinde a vida e as experiências que temos tido,TODAS,principalmente as ruins que nos fizeram chegar aquí onde estamos hoje.


E já ia deixando passar..o blog está fazendo 6 aninhos de existência e ainda não tem data pra acabar viu ?
Vejam a 1ª postagem que escreví no dia 11 de novembro de 2006 :
http://cariocasnoquebec.blogspot.ca/2007/06/inicio-de-uma-jornada.html 

Boa semana para todos!!




15 comentários:

  1. Simplesmente amei o post.. parabéns pelos 4 anos e tudo de bom para os próximos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, quatro anos! O tempo voa, passa rápido.. completei dois por aqui, rumando ao terceiro. Invariavelmente, o tempo passa - o que faz toda a diferença é o que fazemos com ele, nossas escolhas, investimentos e esforços que vão no futuro render frutos da mesma qualidade que semeamos. A maior diferença que sinto por aqui é que aqui pelo menos temos a oportunidade de não nos preocuparmos com nossas segurança ou a segurança de nossos entes queridos ou a de nossa casa enquanto trabalhamos, ou seja, aqui temos a oportunidade de realmente focarmos no que é importante, sem termos que nos preocupar com "incidadentes de percurso". Felicidades, ótima semana a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada meu amigo!! E nós? Quando vamos nos conhecer pessoalmente?
      Olha,vc está muito certo em sua observação,poder tocar a vida sem ter que ficar preocupado o tempo todo com nossa integridade física já é uma benção mesmo e isso podemos fazer aquí.
      Um abração e vamos marcar de uma vez ok? Vou te ''cercar''no face,hehe
      Bjs!

      Excluir
  3. Super Parabéns por estes 4 anos, Pati!!
    Muito digna a história de vocês, com lutas e vitórias.
    Que Deus os abençoe e os proteja sempre.
    Bjs de LuzZ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E que assim seja Bia e a vcs também!
      Muito obrigada,sinto sua falta no dia a dia viu?
      Beijos!!!

      Excluir
  4. Adorei a imagem do fim do post "porque gente feliz não enche o saco". É bem isso mesmo.
    Obrigado por compartilhar conosco seus momentos marcantes desses quatro anos, pois ajuda a desmitificar a idéia da imigração como a busca pelo Eldorado ou Éden ou qualquer outro lugar idílico. Buscamos sempre um lugar melhor, um cantinho com paz pra cuidarmos de nós mesmos e de nossa família, mas sem tirarmos os pés da realidade.

    Que muitas histórias de vitórias e conquistas se escrevam pelos próximos anos em sua vida e de sua família.
    Abração e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos,sou eu quem agradeço por seu comentário e por acompanhar nosso blog véio de guerra!
      Eu acho que não seria a mesma coisa vivenciarmos tantas coisas e guardarmos só para nós.
      Existe tanta gente que pode se identificar conosco em algum determinado momento de suas vidas assim como nós as vezes nos identificamos com outros também.
      Muito obrigada e tudo de bom pra vcs também!
      Bjs

      Excluir
  5. Minha fadinha, adorei o post, sim, quero e irei ratificar tudo que vc disse.
    Somos iluminados e visionários, pois temos a capacidade de aliar visão à competência.
    Parabéns...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha amiga,obrigada por ainda arrumar um tempinho e vir deixar seu recadinho aquí no blog!
      Como já te disse,vejo um belo futuro pra vcs aquí em minha lustrada bolinha de cristal,hehehe

      Bjssss

      Excluir
  6. Parabéns pelos 4 anos, e pelo Post muito bem elaborado, assim me faz ter um pouco mais de certeza que de devo realmente arriscar e me mudar para o Canadá, ja finalizei o processo com a obtenção da carteira de Residente Permanente, mas tenho muitas dúvidas se realmente jogo tudo para o alto aqui e vou embora.

    Parabéns por todas as conquistas alcançadas


    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André! 1º muito obrigada!!
      2º Jogar tudo pro alto é algo forte viu? Independente do que vc tenha lido aquí,não esqueça de que essa é a nossa realidade,aquilo que escrevemos para nós(sem esquecer aquilo que já estava escrito por Deus antes de tudo).
      Nós,quando viemos não tínhamos muito o que jogar para o alto e isso com certeza fez diferença em nossas perspectivas.
      Ouça seu interior e siga em frente!
      Boa sorte e volte sempre!
      :)

      Excluir
  7. Parabéns pelo aniversário, pelas conquistas, pela força, sei que não foi em vão, vcs batalharam muito e merecem tudo de melhor!!!
    Que Deus continue a abençoar esta família linda que admiro e respeito muito!!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super obrigada Clau!! Fico feliz em ler seus recadinhos aquí,principalmente depois de tanto tempo já!! Um dia desses vou ver quando comentou pela 1ª vez hein? rsrs
      E que Deus abençoes ainda mais vc e sua linda família e oriente os caminhos que tomarão!
      Beijos querida!

      Excluir
  8. Bom 4 anos se passaram e muitas coisas aprendemos entre idas e vindas...Oque é a vida senão muito aprendizado, parabéns pra vcs e podem ter certeza que de alguma forma vcs sempre serão lembrados por nós e fazem parte de nossa História com o Canada...Vcs merecem toda a felicidade pois batalharam muito por isso... Apesar de não estarmos juntos no dia a dia desejamos tudo de bom e que venham mais 4 mais 4 e mais e assim por diante... bjos

    ResponderExcluir

A melhor resposta à calúnia é o silêncio. (Ben Jonson)