Cariocas no Canadá

Translate

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Providências de inverno

Escada protegida com tapetes de borracha


Uma coisa que acho interessante de observar é a grande mudança que se passa aquí no período do meio do outono até o meio da primavera...
Temos a mudança no comportamento das pessoas que se altera devido as influências da pouca incidência de sol e de tanto ver a paisagem branca no chão e as vezes cinza no céu(isso varia de inverno à inverno).
Isso recomenda cuidar com o máximo de saídas para pegar um solzinho,contato com os amigos,sports ao ar livre,vitaminas,banhos de luz,etc..
Eu pessoalmente tomo ômega 3 como preventivo de várias doenças e também para o humor.
Se quiserem conhecer mais sobre essa interessante vitamina,leiam aquí.

Mas voltando ao que acho interessante e que sei não são todos que compartilham desse meu gosto,hehe..
Acho legal que a gente se prepare para mais uma etapa,uma estação que aquí é longa,muito longa...

Temos um terraço lá atrás no lugar do quintal e nele temos uma mesa grande de madeira com 4 cadeiras e 2 bancos,tudo em madeira.
A mesa cobriremos com uma lona plástica de uns 5 ml,mas a deixaremos no terraço mesmo pois não teremos espaço para ela dentro.
As cadeiras e bancos entraremos ainda essa semana e guardaremos na casa de máquinas(local que fica num canto do basement onde se localiza o tanque de óleo do aquecimento da casa,boiler e sobras de azulejos que foram colocados na casa).
Temos também algumas plantinhas que já cortei os galhos e guardei os vasos com terra e raízes para ver se brotarão novamente na primavera.
2 espreguiçadeiras de plástico PVC que Marcelo desceu no domingo e hoje limpei e empilhei na casa de máquinas.

Tem gente que tem garagem entre os duplex,mas não é nosso caso, o que temos é um espaço que é compartilhado entre 3 contando conosco. Se estiver vazio,guarda-se o carro,mas sempre cuidando pra não monopolizar a vaga e deixar os outros 2 a ver navios.
A vantagem é quando precisamos descarregar o carro com algo pesado,conseguimos chegar pertinho da porta do basement e também para não ficar catando vagas(na nossa rua é sempre fácil).
Para quem tem esse espaço realmente como garagem,é permitido a montagem de uma tenda para proteger o carro da neve e a data de montagem já foi autorizada esse ano.

Nossas botas e casacos já estão aquí no closet pertinho da entrada da casa.

Para o jardim da frente já foram tomadas as devidas providências também.
Temos um vizinho em cima e compartilhamos do jardim em relação a limpeza de folhas,plantio de flores e plantas,cortador de grama e tudo o mais que for preciso.

Essa parte fica comigo aquí em casa e com o vizinho pois a esposa não parece se ligar muito nessas tarefas externas assim como Marcelo.
Ele já cortou os galhos das plantas e retirou as folhas.
Eu vou cobrir os pinheirinhos que ficam na frente de nossa varanda e plantar as sementes de tulipas que comprei para esse momento.
 Diz a lenda que é agora que devemos plantar as sementes,tem quem já tenha plantado,mas o importante é que seja antes da chegada da neve para que elas germinem e possam brotar na primavera.
Vamos ver se vai dar certo!!
Comprei vermelhas e brancas e ainda nem comentei com o vizinho para fazermos a divisão da despesa. Nesses casos pagamos 60% e eles 40% já que temos 60% do duplex.Acho que gastei uns 15, ou 20,

Outra providência que já foi tomada para o inverno,foi a colocação dos tapetes de borracha nos degraus da escada de saída do duplex para reduzir os riscos de escorregões e quedas típicos de quando a escada congela.
Já tínhamos os tapetes de borracha pq foram comprados pelo antigo proprietário em conjunto com o nosso vizinho de cima e foram instalados por Marcelo depois que o vizinho os encontrou debaixo de nosso terraço.
 Diga-se de passagem é lá que ele guarda os pneus de inverno e outros babadinhos de manutenção do duplex.

Tem funcionado bem nossa convivência até agora.Eles são um casal francês com uma pequena filha de 2 aninhos e todo ano eles ''fogem''do inverno por um mês inteirinho indo para a França.
 Eles se mostram pessoas finas de boa educação e sempre dispostos a cooperar nas áreas em comum e na boa convivência.
A escada por exemplo foi pintada pelo vizinho na primavera passada depois de comprarmos a tinta e tendo cada um pago sua parte .
Outro momento venho contar o que cabe a cada um nesses casos, despesas,direitos,consentimentos para alterar cores da fachada,etc..

Bom,é isso, logo que concluír esse ritual de guardar pro inverno não estragar,vou preparar a decoração externa de Natal na nossa varanda e talvez algum enfeite no jardim se não estiverem muito caros.
Iluminação já temos pq o maridão instalou uma tomada na varanda permitindo agora colocarmos pisca pisca lá fora numa boa.
Estamos certamente bem adaptados a essas mudanças e preparativos invernais! :)

A meteo diz que no meio da semana que vem começará a nevar,então que venha a neve !!

Boa semana pra todo mundo!


6 comentários:

  1. Post legal! Eu sempre tive curiosidade de saber como é que faziam com as escadas externas. Com tapete melhora mesmo? E quando chove e a água congela, como é que faz? Aqui em casa somos dois estabanados, vai ser um tombo depois do outro...
    Abraços,
    Tereza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tereza! Obrigada por deixar seu cometário aquí e respondendo a sua pergunta,essa borracha melhora muito pois dá um certo atrito com a borracha dos calçados.Claro que precisamos estar limpando,quebrando a camada de gelo que se forma para que ela possa cumprir seu papel da melhor forma.
      Nem todos colocam essa borracha,tem quem deixe na madeira mesmo ou também tem a opção do tapete de sisal,muito usado também nessas escadas externas.
      Mas chuva é coisa rara no inverno daquí,o que acontece é ter nevado,subir a temperatura,derreter e em seguida descer novamente deixando assim tudo congelado,um verdadeiro sabão!!
      Com o tempo e calçados certos,vcs se habituam e encaram na boa!
      Abçs!

      Excluir
  2. Patinha,

    As tulipas tem que serem plantadas antes do solo congelar, ainda no outono, para terem tempo de começar a enraizar e depois dormirem pelo inverno, até recomeçar o processo de enraizamento e crescimento. Se forem plantadas com o solo congelado elas não vingam e morrem.
    Tivemos aula disso em um trabalho voluntário aqui em Gatineau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo esclarecimento,vou plantar logo já que não me parece estar congelad ainda!
      :)

      Excluir
  3. Patinha;
    O uso de sal grosso, também ajuda muito nas escadas! Realmente as tulipas eu plantei muitas, ja tem uns 2 meses. Ano passado esqueci de plantar e quando fui ver todas tinham virado po dentro do plastico. Plante-as assim mesmo e boa sorte !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maman B! Usamos uma mistura de areia e sal grosso já comprada pronta,esquecí de citar no post,desculpe!
      Mas jogamos por toda a escada e caminho antes da escada também, ajuda muito mesmo!
      Mas vou plantar as sementes sim, tenho inclusive umas jardinheiras livres e terra preta com adubo separados.
      Obrigadainha!! Bj!!

      Excluir

A melhor resposta à calúnia é o silêncio. (Ben Jonson)