Cariocas no Canadá

Translate

segunda-feira, 25 de março de 2013

Enfin,c'est fini!!


4 anos e 3 meses depois de termos chegado aquí,após muitas águas terem passado por debaixo de nossa ponte,muitas lutas e dificuldades,chegou ao fim o processo de validação do diploma de Marcelo junto a Ordre des ingenieurs du Quebec.

Todo o processo foi relatado aqui no blog com todos os detalhes,sucessos e aborrecimentos.
Quem tiver interesse em ler desde o começo,basta ir na lateral do blog e clicar no marcador ''validação do diploma''.
São 20 posts(contando com esse que escrevo agora) que falam alguma ou muita coisa sobre o assunto.
Clique aquí e vai abrir,mas não esqueça de que começa pelo último e não pelo 1º,e assim vc vai voltando até encontrar a 1ª postagem que foi feita antes de sequer imaginarmos qta coisa estava para acontecer em nossas vidas.

Há mais ou menos 1 mes,meu amado companheiro recebeu em casa o diploma de engenheiro pleno com uma folha mostrando os modelos de carimbos e tabelas de preços caso ele desejasse mandar fazer um com o nome dele. Sim!!! Agora ele pode assinar como engenheiro finalmente! Acabou a fase ''engenheiro júnior''que ele tanta odiava!!
Mas pensa bem,o cara passa no vestibular pra uma faculdade federal concorridíssima,estuda uns 5 anos,integral no Fundão,pega buzum cheio cedão,faz rodízio de carro velho com outros colegas de faculdade,calorão de Rio de Janeiro,quarenta e tantos graus,conclui o curso,vai a festa de formatura,família toda presente,consegue trabalho,obras pequenas,obra grande,assina projetos,e um belo dia resolve mudar de país.
Então lá está ele começando tudo novamente e em outra lingua!
Mas tudo bem,afinal ele sabia que deveria encarar novos exames,estudar ''mais um pouquinho'',depois correr atrás de trabalho aquí para poder juntar tudo e solicitar seu título de engenheiro novamente,etc e tal..
O que muita gente não sabe que isso custa caro,independente do processo em sí que nem é tão dispendioso,o que mais custa é vc sustentar a vc e sua família,encarar trabalho fora de sua área,ouvir a cada vez que agora falta tal coisa e que não pode nem por um momento perder a fé e determinação de que vai conseguir. Vc tem que saber que vai chegar lá.

De vez em quando aparece alguém pedindo ajuda,informações sobre o processo.
Vez por outra aparece um cv em nossa caixa de emails e tal.
Gente, dá pra vencer sim,mas tem que saber que precisa ralar e normalmente muito!
A gente tem boa vontade,a gente procura ajudar qdo dá,mas as vezes as pessoas não tem a real idéia de como as coisas são aquí.

Existe preconceito sim,existe muito proteccionismo com os daquí e outra coisa importante;tem engenheiros formados aquí sim!! E nunca se esqueçam de que eles não tem dificuldades com a lingua,tem referencias pessoais,REDE,sobrenomes locais,etc,etc...
Mas que dá pra vencer dá sim!!

Quem tiver interesse em ler os posts sobre validação,poderá se perguntar pq o processo foi tão longo já que existem outros engenheiros que validaram em menos tempo. A resposta é simples: Marcelo correu até conseguir seu 1º trabalho como engenheiro que apesar de na época ser JR,ganhava e possuía responsabilidades equivalentes a um engenheiro pleno.Com isso ele ficou numa posição mais confortável e fez os exames de ética e de francês com calma,sem pressa no momento que julgou ser o melhor para ele.
Mas para conseguir esse 1º emprego, precisamos passar um ano distante de tudo e de todos numa cidade pequena que fica há 14 horas de distancia de Montreal em direção ao frio.
Como vcs devem imaginar,não tem muitos engenheiros que aceitam uma oferta dessas e por isso vc acaba tendo um poder maior de negociação de benefícios e de responsabilidades.Ouvimos que os daquí nem pensam em aceitar uma proposta dessas e que acabam indo os recéns formados ou os imigrantes.

Essa experiência foi agregada ao cv dele e junto com sua experiencia anterior no Brasil tanto na engenharia como nos 8 anos de gerencia de clientes pessoa jurídica num banco internacional,(experiencias essas que finalmente passaram a ser reconhecidas após seu título da OIQ),mais seu curso de gestão em projetos feito na Mc Gill,a fluencia em 3 idiomas(espanhol,ingles e francês),ele conseguiu um cargo à sua altura num consórcio de empresas estrangeiras que está aquí na cidade para a realização de um projeto.

Escreví maiores detalhes para que todos se lembrem que podem também alcançar seus objetivos,mas que não pode rolar medo,insegurança,falta de planejamento e principalmente muita fé em Deus (ou numa força maior).

Insistimos sempre nesse ponto pois mesmo tendo fé,passamos por dificuldades realmente sérias tanto no campo emocional como fisicamente. Fomos nos limites de ambos e podemos lhe garantir que pagamos um preço bem alto para estarmos como estamos e realizarmos o que termos realizado desde nossa chegada aquí no Canada.

E, como apesar de muitos não ouvirem,a gente vai continuar dizendo a mesma coisa;que imigrar não é moleza. Porém,hoje ouso dizer mais; imigrar, viver confortavelmente dentro de outra lingua,saber fazer amizades verdadeiras com pessoas que SEMPRE tem tempo pra vc,mesmo que essas tenham seus trabalhos e muito estudo,poder dizer com a consciência tranquila que se um dia tivermos que sair daqui será pra algo melhor,jamais para retroceder,isso é para poucos.

O que é imigrar pra mim?
EU diria que é um monte de coisas:
Começando por sair do Brasil,é chegar,lutar,construir,realizar,chorar,sorrir por nada,agradecer pela paz de andar nas ruas sem a sensação desconfortável do medo,encarar as saudades da família,aturar as fofocas dos invejosos de cá e de lá,manter-se aberto para novas amizades com brasileiros apesar das patadas que uns e outros insistem em dar,sentir frio de -40º,explicar sempre que a gente não passa frio em casa,que comemos o que queremos mesmo que para isso rodemos os mercados árabes,portugueses,chineses...,fazer amizade com canadenses que ficam curiosos com nossos horários de fazer as refeições e darmos gargalhadas juntos qdo lembramos de como mudamos nossas impressões sobre as coisas e costumes desse novo lugar ao ponto de achar muito estranho hábitos que eram nossos também até virmos embora...

Eu poderia escrever mais alguns pontos,mas o que quero dizer é que vc jamais será o mesmo, e isso pode ser visto de forma positiva ou negativa de acordo com sua expectativa diante da vida.
Eu sei que não somos os mesmos,hoje somos mais do que éramos,somos mais fortes,mais felizes,mais cuidadosos e isso tudo com certeza é para os fortes!


Então era isso,queria comunicar a vcs que finalmente acabou!
O engenheiro Marcelo ganhou brindes entre amigos,presente de formatura,diploma,tudo outra vez,igual aquele dia em 1996 no Rio de Janeiro qdo se formou pela 1ª vez no mesmo curso.
E o melhor,eu estava lá presente a seu lado,acreditando e dando apoio em sua caminhada em direção ao sucesso que SEMPRE soube que ia obter em sua carreira.

Boa semana pra vcs e muita luz!!





12 comentários:

  1. Parabens!!! Eu sempre digo: com determinaçao tudo é possivel. Algumas coisas demoram mais, outras menos. Mas se insistimos sempre da certo. Muita felicidades para vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Manu!! Com certeza,determinação é primordial !
      Obrigada,beijinhos!

      Excluir
  2. Ahhhhhhh, aí sim!!!!!!!! Sabia que esse dia iria chegar e que chegaria junto com as realizações, isso é muito bom!! Fico muito, mas muito feliz mesmo por vocês. Vocês merecem demais, pelo esforço, pela garra, pela união, etc, etc.
    Parabéns ao ENGENHEIRO MARCELO, parabéns a vc PATI, por que sei bem que não é fácil seu papel nisso tudo, e gente, vcs merecem tudo de melhor!!!
    Ótima semana!!! Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chegou Claudia,finalmente! Obrigada pelo carinho e pela pontualidade esses anos todos frequentando o blog e apoiando nossas lutas!
      Beijos!! :)

      Excluir
  3. Parabéns!
    Uma história de vitória, mas não sem muita luta!
    Que esta alegria e o sabor da conquista alegre o coração de vocês e os de quem torceu por vocês!
    Um grande abraço,

    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lu!! Graças a Deus estamos caminhando pra frente!! Também torço por vcs,agora estão na metade do caminho,o tempo vai voar! Bjsss

      Excluir
  4. OIiee gene,...

    Que beleza... parabens por mais essa conquista!!! Voces merecem muito! E desejo que venham muitas outras!

    Com carinho
    Cindy

    ResponderExcluir
  5. Eu só posso ficar muito FelizZ por vcs e desejar
    meus parabéns não só ao Marcelo como para toda família
    que o apoiou incondicionalmente em todos os momentos.
    Comemorem muito...vibrem muito pq uma nova fase virá em
    prosperidade e sucesso.
    Vcs merecem!
    Bjs de LuzZ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha querida Bia! Vc sabe que não foi fácil e te agradeço pelos momentos de apoio qdo estávamos lá no ''findis''!!
      Tudo de bom pra vcs também! Beijinhos!

      Excluir

A melhor resposta à calúnia é o silêncio. (Ben Jonson)