Cariocas no Canadá

Translate

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Brasileiros e imigrantes com muita honra!!


Olá pessoal!

Estava ''nos'' devendo essa postagem já há algum tempo.Queria escrever,mas não tenho parado com calma em frente ao computador,tenho ido as comunidades,sites de relacionamento,escrevo uma coisinha,mas nada profundo,hehe..as vezes ficamos meio inquietos não é mesmo? Estou vivendo esse momento da vida que vc fica ansioso,inseguro..hora tem certeza de que tudo vai dar certo e outra hora não sabe de nada!
Estamos na expectativa do resultado da prova da Ordem e dependendo disso pra tomar algumas atitudes sérias e duradouras.
Sabe quando vc quer dormir e só acordar em determinada data pra ver tudo concluído independente do resultado que virá? Então,é isto que acontece AGORA na minha casa.

Mas,''enquanto seu lobo não vem''...vamos falar de algo sério que me incomoda quando escuto falar ou leio por aí afora:brasileiros que evitam brasileiros aquí fora.

Olha gente,sinceramente já ouví cada pérola... já ouví que deveria me afastar de brasileiros pq eles não me trariam nada proveitoso,já ouví que não ganharia fluência se andasse com brasileiros ,que brasileiro é perigoso,que é fofoqueiro,invejoso,e por aí vai!!
Vamos cair na real, ser humano é tudo igual.

Tem brasileiro que não vale um e-mail respondido meu e tem brasileiro que vale eu dividir uma cesta básica com o maior carinho.
Tem brasileiro que vc ajuda por meses, fica disponível pelo Skype,MSN,Orkut,faz planos dos passeios que vai fazer junto contigo e quando chega aquí nem te liga,faz festa e não te convida,hehehe..
Mas.... esse é o tchan da coisa;esse ''MAS''....

Tem brasileiro que nunca me viu e que quando soube que estávamos sem emprego,imediatamente se ofereceu pra nos ajudar,indicou o ''céu e a terra''de sua rede de relacionamento profissional para nos ajudar.

Teve brasileiro que ligou,que enviou mensagem,deixou recadinho por todo lado antes,durante e após a prova da OIQ pra dar força,apoio e mostrar que se importa com a gente.

Tem brasileiro que encheu a minha caixa de emails quando ''certa blogueira'' resolveu nos usar para malhar o Judas nos dando um apoio IMPRESSIONANTE que me deixou N vezes com lágrimas nos olhos de gratidão.Tinha uns que atee se empolgaram,querendo partir para as vias de fato quando descobrissem quem era ela,hehe...

Sabe o que eu acho desses que são egoístas e mal agradecidos? NADA!!! sim, é isso, acho NADA!
Tenho meus princípios espirituais onde aprendí e aprendo (falta muito ainda)que os que tentam nos usar na verdade estão se usando,se iludindo de serem espertos pois na verdade,a gente nunca sabe quando iremos precisar de um ombro amigo, de uma indicação profissional ou de um simples telefonema dizendo que -olha,vc não está sozinho aquí,viu?

A gente passa por tantas coisas aquí gente..se vcs soubessem..se vc vem com muita grana, alivia bastante,mas tem aquela parte que o dinheiro não compra,a amizade sincera por exemplo,o companheirismo,o carinho verdadeiro e isso posso dizer de boca cheia e cabeça erguida:- Nós temos grandes amigos brasileiros aquí!!

Faz pouco tempo lí no blog do Well e da Suzel,(uma família que infelizmente não tive a honra de conhecer pessoalmente pois os admiro bastante pela postura e conduta que conduzem seu blog),uma postagem excelente sobre essa atitude de ''evitar''amizades e contatos com nossos irmãos de terra.
Pedí a autorização dele para citar aqui esse post que vale a pena ser lido por todos nós e principalmente por aqueles que se julgam auto suficientes ao extremo.

Quero agradecer imensamente aos amigos que mandaram emails,telefonaram dando indicações de empresas,de vagas que infelizmente são na maioria dentro da área de TI e por isso não houve sucesso.
Aos amigos que ainda enviam vagas quando lembram que talvez possam ajudar, e que continuem enviando pois ainda não temos o bendito emprego na área.

Mas quero lembrar aos ''brasileiros e brasileiras'' que a gente pode até não amar mais o Brasil, pode ter horror ao RJ (eu tenho),pode ter nojo dos brasileiros ''Gérsons''que amam tirar vantagens de tudo e de todos,dos chamados ''caronas'' que não perdem uma boca livre,uma saída,etc,mas NãO podemos JAMAIS esquecer que somos irmãos, (mesmo os que não acreditam em Deus)e irmãos com ''um algo em comum'' gigante:coragem e espírito empreendedor para estarmos aquí, enfrentando o frio rascante,a distãncia dos parentes,dos amigos,dos costumes etc etc etc...
Então pelo menos por ISSO devemos nos unir na minha humilde opinião de quem não nasceu ontem e fazermos sempre que possível algo por nosso próximo,seja ele quebecoise,francês,haitiano,o que for!,mas principlamente por nossos conterrâneos e quem sabe um dia, teremos uma comunidade brasileira mais unida que possamos nos orgulhar sem chamarmos arbitrariamente de ''gueto''?

Aos que realmente se importam,deixo meu recado que vale pra mim mesma: Não desistam de dar informações, responder emails,mesmo que não se saiba a intenção de quem está do outro lado.

Aos que pedem informações e ajuda ;por favor tenham um pouco mais de delicadeza e educação quando chegarem aquí pois toda vez que converso com algum amigo ou amiga daquí ficam me dizendo que já cansaram, que estão se resguardando mais,que não vão mais aparecer,etc..
E não nos culpem se desistirmos,se fechamos blogs, ou se simplesmente paramos de escrever,mas realmente tem horas que desanima mesmo!
Façamos por onde termos orgulho de sermos brasileiros e imigrantes!

Se tem algo na minha vida de que terei orgulho para sempre independente do resultado ser ou não como planejei,é de estar aquí, de a cada dia vencer mais um medo,um desafio nem que seja o menor deles.

Costumo dizer que a gente fica mais brasileiro quando se distancia do Brasil,possivelmente isso acontece a outros povos também.
Continuo não gostando de samba,de calor e de muita coisa brasileira no geral,mas gosto de estar com pessoas que falam a minha língua materna,a minha gíria, que entendem meu jeito de ser alegre,aberto e expansivo.

Bom fim de semana a todos.

Reflitam! Faz bem a saúde mental e espiritual.

9 comentários:

  1. caraca, eu até li em voz alta!

    Eu e Cleber estamos aqui te aplaudindo em pé. :)

    vc disse tudo que ficou engasgado aqui.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Cariocas! Sempre acompanho virtualmente e anonimamente a vida e os desafios de vcs... Tb estamos aqui em Montreal e vivemos desafios bem parecidos com o de vcs. Adorei particularmente esse post pois tb acho que diante de uma irmandade maior que nós temos com todos os seres humanos, somos irmaos de cultura, de origem e de coragem tb! Estamos morando numa regiao repleta de brasileiros (Cadilac) e adoro isso pois a amizade de cada um aquiece nosso coraçao.
    Um abraço fraterno
    Raquel

    ResponderExcluir
  3. ficou melhor que o meu... hehehehehe... Obrigado pelo elogio...
    Deus abençoe... então precisamos nos encontrar e a honra será nossa!
    abraço

    ResponderExcluir
  4. Ola Patinha tudo bem? Sumidos mas nao desaparecidos... Estamos bem e gostei do post. Aos poucos a vida vai encaixando... ate compramos um carro!!! Abraco a voce maridao e filha... e animais tb hahahah

    ResponderExcluir
  5. É isso aí Patinha, originalidade nunca fez mal a ninguem!! Parabens pela palavras!

    Abs.

    Ventura

    ResponderExcluir
  6. Por isso eu resolvi voltar a escrever no blog, de um jeito diferente sem dar minha opinião sobre as coisas, mas sempre dando dicas para ajudar, mesmo sabendo que tem muita gente que fala mal de mim e de minha família MAS que vai se beneficiar das dicas que vou descobrindo.
    Esse tipo de gente, é uma pena, existe e muito por aí, são os famosos vampiros. A gente ajuda, ajuda, e na ingratidão e inveja, eles saem falando mal da gente e corroendo toda uma rede de amizades e laços que fomos construindo ao longo da vida. Os que ficam e continuam nos dando força e amizade, são os que realmente podemos contar pra todas as horas, os que deixaram de falar conosco e nos "deletam" das redes sociais, são aqueles que no fundo nunca pudemos contar pra nada!!
    Paciência!
    A gente vai aprendendo ao longo da vida. Eu me desanimo, choro muitas vezes, posso dizer que toda semana, mas sei que sempre terá alguém pelo qual fará valer a pena tudo o que escrevo. Acho que vc também deve sentir isso.
    Aqui precisamos puxar força lá do fundo, é difícil, mas é preciso. É diário. Enfim... vamos caminhando. A ajuda nunca é demais, nem a que vem de fora, nem a que podemos oferecer!
    Abraços,
    Bia.

    ResponderExcluir
  7. Excelente Post, como sempre!

    Existem brasileiros sensacionais que moram no Québec. Pessoas inteligentes, corajosas, humildes, que estao aqui com um projeto de vida, que estao engajadas em construir um futuro melhor para si e para seus familiares. É muito bom encontrar com estas pessoas, pois nelas podemos nos espelhar e caminhar rumo aos nossos objetivos!

    Bjos

    Ricardo

    ResponderExcluir
  8. De fato, há pessoas que não dão valor aos seus compatriotas e ao carinho e amizade que eles demonstram.

    Conheci muitos brasileiros que imediatamente foram fonte de conforto e ajuda durante esse processo difícil de chegar em um país novo e "redescobrir" tudo na vida.

    O relacionamento com essas pessoas - algumas mais próximas, outras nem tanto - é inestimável.

    ResponderExcluir
  9. Oi pessoal!! desculpem a demora em responder direto aquí,acabei falando com cada um via blogs,comunidades,emails e esquecí de escrever aquí também.
    Obrigada pelo carinho,por seus recadinhos,etc..
    Gosto quando escrevo e tenho retorno de vcs com suas opiniões e vivências,é bacana compartilharmos essa nossa grande experiência uns com os outros,cada um de nós sente de um jeito mas todos nós concordamos num mesmo ponto:precisamos uns dos outros.
    Grande Natal pra todos vcs!!!

    ResponderExcluir

A melhor resposta à calúnia é o silêncio. (Ben Jonson)