Cariocas no Canadá

Translate

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Balanço do (quase) 1º mês em Sept Îles

As micro árvores ao fundo ficam fora do parque e essa foto foi tirada em maio

Faremos um mês aquí em Sept Îles dia 30 e continuo tentando me acostumar com a nova rotina(ou a falta dela).
As primeiras semanas são sempre a mesma coisa,muita mala pra desfazer,caixas pra desmontar,livros pra guardar,etc..mas entre uma coisa e outra que organizamos na casa nova,saímos,damos uma voltinha para não enlouquecer.
Passear aquí é sinônimo de pegar estrada pois a cidade é um marasmo de dar gosto(ou seria desgosto?)..Tem horas que eu me distraio e acabo percebendo que mais parece uma cidade fantasma!
Digo me distraio pq procuro vigiar minha cabeça e não ficar pensando que estou aquí.
As pessoas das lojas(vendedores)são a maioria muito simpáticas. O comércio é bem pequeno,e quase todo composto de lojas grandes e muito conhecidas como Canadian Tire,Walmart,Bureau en Gross.. Boutiques pequenas são coisa rara de achar.
Vitrines para olhar então...isso é artigo de luxo!!!
Shows,teatros,cinemas? Ah..isso não me pertence mais..(por um ano).
Cinema tem mas só passa filmes dublados em francês. (já ouví aquí dos amantes de cinema que vão nas férias em Montreal no cine Scotia,rsrsrs..).
Mercados tem quase todos os conhecidos;IGA,Provigo,Maxi e Super C. O Metro não veio por essas bandas.
Saudades sentimos do Adonis,Chinas da vida,Alim-Pôt,Sakaris...onde compramos nossas carnes beeem mais baratas e nossos kibes,queijo tipo minas,farofinha Yoki,Guaraná,carne seca,etc..

Uma curiosidade que temos é como podem ter lucro aquí pq em todos os horários em todos os dias da semana estão vazios. Impressionante! já me surpreendí pensando que estaria na hora de fechar e que eu deveria correr pro caixa antes que alguém me chamasse a atenção. Mas em seguida ví que não,que era vazio mesmo!!!

Nesse dia contei o milagre de 4 seres humanos no mercado!! 2 são esses da foto,os outros 2 éramos eu e minha filha,rsrsrs..ah..mas haviam também as 2 caixas!!!

A cidade parece ter sido desenhada por alguém que pensou que ia ter um crescimento enorme,um boom mesmo,pq os estacionamentos ficam diante dos comércios na avenida principal e vemos carros passarem correndo como se estivessem na rua,e como se jamais fossem encontrar algum pedestre!

Pedestres.. o que seria isso?????
Ninguém em lado nenhum!!

Como já disse antes,não sou adepta de fazer tudo de carro.Tipo;farmácia de carro,buscar um ítem ou 2 ou 4 ou 6 que esquecemos na compra semanal..ir comprar uma blusa nova,etc.. sou daquelas que acha que se Deus deu pernas,elas não são só pra vestir calças nem expôr no verão.São para serem usadas,e malhadas inclusive!
Carro pra mim é pra passera,viajar,trazer peso e quando necessário trabalhar.
Sou urbana sim,mas amo a natureza e isso aquí é coisa rara.. uns dizem que é pq a região é muito fria e demora a crescerem árvores,mas então não seria melhor plantar logo? dãã....
Como vão crescer se não forem plantadas?
A gente sai de casa a pé e quando tem sorte encontra outro pedestre no caminho de 10 minutos até o Super C.
Nesse mesmo caminho,encontro uma singela árvore baixinha no quintal de uma casa e mais nenhuma outra.
Temos um parque em frente ao apartamento,entenda-se por parque aquí um local quadrado com grama (matinho)aparado,2 bancos e nenhuma árvore. Ah!! Tem uns brinquedos(graças a Deus)!
Demos sorte em 2 coisas aquí:
1ª o ap fica de fundos e é térreo,com isso fico de frente para o estacionamento aberto do prédio e de minha varandinha posso pegar sol e ver as crianças brincando no parque(gosto muito de ouvir os gritos delas,me lembra que há vida nesse lugar).

2º Depois que mudamos,fomos de carro em algumas ruas que ficam beeem atrás da parte onde moramos(parte dos prédios que parecem containers),e descobrimos algumas árvores nos jardins de casas lindíssimas!!!
Vc se pergunta: Sorte pq??
E eu respondo: SE a gente tivesse visto aquela parte quando viemos alugar,teríamos querido morar lá. E SE tivéssemos conseguido algo,estaríamos pagando no mínimo uns 2.000, por mês de aluguel ao invés dos 750, com tudo incluso que estamos pagando no ap da parte feia.

E eu pergunto: como poderíamos guardar dinheiro assim? Resposta: Não guardaríamos e continuaríamos ferrados como estávamos antes.
* Entende-se como ferrado ao meu ver, todo o ser que não tem economias e dinheiro suficiente pra curtir a vida.

Resumindo,o sacrifício é grande,o lugar é feio,as pessoas são coisa rara de se ver, a natureza passa longe,mas a gente não veio aquí à passeio e sim à negócios!!
Então é ter muita paciência,perseverança e contrôle do orçamento pra voltarmos numa melhor para nossa cidade.
Nossa sala que tenho caprichado já que ficamos muito mais dentro de casa agora.
A porta dá pra varandinha que dá pro estacionamento e o parque.

A mesa ficou dentro da cozinha,é nela que fazemos nossas reuniões de estudo da Doutrina Espírita;nosso Evangelho no Lar.

Enquanto isso vamos recarregando as baterias como podemos.Em 13 dias estaremos pegando estrada rumo a Boston para vermos nossa filha mais velha e depois seguiremos até Montreal para matarmos um pouquinho das saudades de nossos melhores amigos e de tudo que amamos naquela cidade maravilhosa.
Falando em estradas.. outro ponto de sacrifício é saber que todos os dias Marcelo pega estrada para ir e para voltar da obra,ao todo são 3 horas e meia de estrada por dia. Nas quartas feiras ele não vem pra casa a noite pq manteve o quarto alugado em Rivierre Au Tonerre .Assim ele ''quebra''essa rotina,dorme mais cedo e acorda mais tarde podendo descansar mais para seguir o resto da semana com mais segurança na estrada.

Estamos com nossos esquemas montados e os pondo em prática. Creio que vá dar tudo certo com a ajuda de Deus e de nossos amigos que nos procuram não me abandonando aquí sozinhos. Só posso mais uma vez agradecer a Deus por nos ter dado de presente esses amigos-irmãos.
Mural que nossos amigos escreveram dedicatórias para nossa partida

Orçamento:
Resolví fazer algo bem apertado pra que possamos ver o resultado mais rápido.
Para os fins de semana nosso limite de gastos com saídas é de $ 80,00. Nisso está incluso restaurantes,lanches,o que fizermos de pago durante a sexta,sábado e domingo.
Passamos por 2 e conseguimos fechar com louvor a 1ª quinzena dentro do estipulado.
Alimentação,podemos gastar 350, por quinzena. Essa 1ª gastamos mais pq estávamos praticamente zerados de comidas por conta da mudança. Mas a 2ª que começou ontem não poderá passar de $ 200,00.
Combustível: A gasolina das idas e vindas da obra é por nossa conta e dá cerca de uns $300,00 por mês.
O quarto pra 1x por semana ficou por $ 100,00.
A prestação dos eletros que precisamos comprar ficou em $ 160,
A escola custará $ 260, por 10 meses + os $ 200, que pagamos de matrícula mês passado.
Telus(2 celulares Iphone):+- $ 120,00
Cogeco(TV HD,tel c/interurbanos ilimitados e internet de boa qualidade) +- $120,
Em setembro entrará a despesa de condução para escola,cerca de $80, por mês.

Com essas despesas,meu trabalho será o de manter contrôle absoluto para juntarmos o máximo que pudermos e quem sabe na volta termos dimdim pra darmos entrada numa dívida própria(financiamento imobiliário).
Não compraremos por comprar só pra dizer que temos uma casa nossa,por mais que queiramos te-la. Compraremos se pudermos no bairro que gostamos. Se não, esperaremos até que possamos.

Por enquanto são essas as novidades de nossa missão 7 Ilhas.
Depois farei um post sobre nossos planos pessoais.(estudos,condicionamento físico,estética & trabalho).

Bom fim de semana para vcs!

7 comentários:

  1. Foco minha amiga, pensa no futuro ... pensa na colheita :)
    E vamos nos encontrando nas sessoes semanais heheh bjssssss

    ResponderExcluir
  2. Faço minhas as palavras da Fabi! Foco é tudo!! Tenho certeza que no final disso tudo vcs estarão colhendo frutos maravilhosos!!

    Bises!

    ResponderExcluir
  3. A cidade é d+ hehehe. E o que são esses mercados fantasmas?! É como já disseram: foco. Mas foca no futuro, não foca muito aí por essas ruas desertas, não. Beijossssss

    ResponderExcluir
  4. ola, adorei o posto, com toda esta dedicação voces vao passar fáciil por este projeto, quando temos planos e metas definidas é muito mais simples aguentar qq dificuldade. Sucesso p vcs

    ResponderExcluir
  5. Força, tudo tem seu tempo na vida.. Logo logo vcs vão estar 100% adaptados à sua nova rotina. E após essa fase, vcs vão ver que vai ter valido a pena. Bjs..

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pessoal!! Manteremos o foco sim! Com certeza! A hora exige equilíbrio pq oportunidades como essa podem não surgir sempre.
    Bjs em todos!!!

    ResponderExcluir
  7. Qdo temos um alvo, o importante e nao perder a direcao mesmo!! O que precisa ser feito, precisa ser feito e pronto!! E qdo passar, vcs colherao o fruto do esforco de vcs!!
    (PS: Mas que deve ser maravilhoso fazer compras sem filas, isso deve!!)

    ResponderExcluir

A melhor resposta à calúnia é o silêncio. (Ben Jonson)