Cariocas no Canadá

Translate

terça-feira, 10 de novembro de 2009

1 Ano de Canada !!!!!!!!!!!!!!!!


Nossos ursinhos vestidos a carater

No dia de hoje ha 1 ano atrás estávamos saindo do Brasil,ansiosos sem saber como seria nossa chegada,como seria o apartamento que havíamos alugado,a vizinhança,se chegaríamos com nossas bagagens intactas,animais vivos... nossa,era tanta coisa na cabeça naquele dia..sei bem pq nao apaguei naquele aviao,estava eufórica demais pra conseguir dormir...fiquei olhando pela janelinha,tentando adivinhar onde estávamos..
Lembro que foi um misto de sensaçoes,sentia medo,felicidade,saudades de minha mae,preocupaçao com nossa casa que haviamos deixado vazia...nossa gente, é realmente uma coisa muito louca esse lance de imigrar!
Por mais que a gente tenha planejado,se preparado,a cabeça fica a mil por hora.Creio que jamais esquecerei aquele 11/11 de 2008.
As pessoas com quem mantemos contato sempre nos perguntam se estamos gostando,se valeu a pena,essas coisas que a gente precisa saber enquanto está ainda no Brasil;gente repito aquí o que sempre respondo;pra gente tem valido muito a pena sim.
Temos seguido nossos planos,projetos,temos obtido as respostas aos nossos investimentos pessoais e profissionais até agora.
Nao houve mais que 2 decepçoes até agora que foram a sujeira pelas ruas,principalmente no metro e os impecilhos para validar o diploma de meu marido,porém a questao do diploma foi resolvida ha meses e agora as coisas caminham dentro de seu tempo esperado.
Nossa filha está se relacionando bem com as amigas da escola,valendo lembrar que nenhuma delas fala espanhol ou portugues,entao ela só pode se comunicar em frances ou ingles.
Estamos amando morar nesse bairro,regiao em que temos mercado,metro,farmacias e escola bem pertinho de nos.Pagamos mais caro por isso, mas enquanto pudermos manter, achamos que vale a pena demais!
Nossos animais estao bem,nosso cachorrao se adaptou a viver num apartamento e nao late nunca.
Temos nossa médica de família,gente boa,eficiente até agora,começamos a fazer nossos exames anuais pois fizemos tudo antes de virmos em outubro e novembro de 2008. Meu marido esta ha quase 10 meses no mesmo emprego que apesar de nao ser na área dele nos garante pagar nossas contas em dia.
Eu irei finalmente estudar a partir de janeiro,farei minha inscriçao em 1º de dezembro na Mc Gill,como havia planejado,farei ingles a principio somente aos sabados,futuramente quando chegar ao nivel intermediário talvez va para o intensivo onde poderei ter aulas todos os dias de 2ª a 6ª.
Meus planos sao os mesmos de antes,aplicar para o curso de Criminologia ,porem para isso preciso do frances e do ingles pois ja soube na reuniao com a orientadora do curso que tem muitos livros em ingles ,mesmo estudando numa universidade francófona.
Optei pelo ingles 1º pois nao sei nada praticamente de ingles enquanto em frances consigo me comunicar bem e ler tudo.
Moro num bairro mais anglófono,as maes das amigas de minha filha falam mais ingles que frances,muitas nem falam frances,frequento um comércio igualmente anglófono,apesar de existir leis para que falem ingles e frances, alguns comerciantes nao obedecem a risca e muitas vezes eu entro, falo em frances e vejo a pessoa me responder em ingles. Isso me incomoda,mas nao só por eles que estao infringindo a tal lei, e sim pq nao tem cabimento na minha opiniao eu estar na américa do norte e nao falar ingles.
Quero resolver isso de uma vez por todas ja que nao aproveitei as oportunidades que tive durante minha época de estudante de aprender a bendita lingua mais falada...
Estou na fase do ''chega de dar murros em ponta de faca''.
Uma coisa de cada vez,essa é a ordem de todos os dias...paciencia pq nao adianta a gente parar e dizer que ainda nao conseguimos que ele trabalhe como engenheiro,nao adianta falar que nossa filha ainda nao tira as notas mais altas na interpretacao de textos em frances e que eu ainda nao estudei desde que cheguei aqui.
Sempre terao coisas que ainda nao fizemos e que achamos que deveriamos ter feito.
Nós somos assim,nos cobramos muito,cobramos dos outros,da vida,etc..

Mas se existe uma coisa positiva em estarmos mais velhos e termos passado por fases dificeis em nossas vidas, é que sabemos valorizar nossas conquistas uma a uma e continuarmos animados para enfrentar os desafios.
Muito importante é termos metas traçadas e sempre termos os planos B e C caso o plano A nao seja possível.
Recomecar uma vida em outro país nao é fácil,vc nao pode pensar que vai chegar, e ''abalar Paris'',nesse caso ''abalar Québec''tem que saber que vai chegar,e vai ser mais 1 no meio de muitos imigrantes,aquí tem gente de toda parte do mundo,gente que a lingua materna é o frances ou o ingles,quebecoises formados nas universidades daquí,que nao precisam de validaçoes nem adaptacao a lingua...eles tem suas redes de relacionamentos de toda uma vida,e as vezes redes feitas desde seus pais ou avós...
Nao dá pra pensar que vai ser fácil e se for, beleza,mas tem que vir preparado pra cair numa real.
Temos amigos formados no Brasil, que falam ingles e frances que ainda nao conseguiram bons empregos,que se viram como dá. Nem todos tem blog, nem todos gostam de falar de si, lembrem-se disso.
Nao pensem que falo pra desanimarem, mas nao posso ver e nao falar pois a distancia a gente ve só o que quer ver, nao temos a rotina na nossa frente todos os dias quando acordamos.
Tem aqueles que chegam e conseguem empregos na area, mas temos ouvido poucos relatos assim ultimamente..tem o grande segredinho de chegar e fazer o curso que o governo oferece através das empresas de recolocaçao profissional que sao subsidiadas por ele.Sem passar por esses cursos,que sao ateliers de ajuda a inserçao no mercado de trabalho,dificilmente o imigrante aprende a fazer seus CVs aos moldes que sao feitos aqui,nao saberá dos detalhes e dicas de como se portar numa entrevista,etc...
Sabe-se que seguindo esse roteiro que eles valorizam tanto aqui, seus direitos quando admitidos num emprego passam a ser mais respeitados dentre outras vantagens oferecidas pelo convenio do Emploi Quebec,as empresas de recolocaçao e as empresas contratantes.

Bom gente, vou soltar um ditado velho, mas que é verdadeiro..
- Vamos em frente pq atras vem gente !!!
Pelo governo teremos nesse ano de 2010 muito mais imigrantes ainda do que em 2009.
Entao,mais concorrencia!!!

Projetos para o 2º ano:

Validaçao junto a OIQ concluída até o meio do ano
Inicio de um mestrado para ele no fim de 2010 em Gerencia de Projetos.
Início do espanhol no 2º ano para ela,ficando assim com 4 linguas no ano de 2011.
Tirar os vistos americanos.
Conhecer Nova Iorque,Ville de Quebec e Toronto.(se der 1 delas já ficaremos felizes).
Buscar minha mae no Brasil em julho.
Avancar o maximo no meu curso de ingles.
Aplicar no fim de 2010 para o curso de criminologia.
Passar uma semana pelo menos com nossa filha mais velha.

Contamos com a ajuda de Deus para termos saúde e perseverança na realizaçao de nossos objetivos.

Nossa comemoraçao será um fondue de carne e um vinhozinho.
A panelinha trouxemos do Brasil na mala(artigo de 1ª necessidade,rsrsrs..)
e nos presenteamos com 2 coisinhas que queríamos muito;uma assinatura básica de tv da Bell (após negociar ao tel foi pra $ 9, mensais) e um ursinho muito fofo das Olimpíadas de Vancouver 2010.($ 30, na La Baie).
Como somos sortudos e protegidos pelo Papai do Céu,hoje é feriado no resto do Canada,menos no Quebec e uma outra Província que nao lembro agora...é o Dia da Lembrança (Jour du souvenir ou Remembrance day)e como meu querido trabalha para o resto do Canada,hoje é feriado pra ele!! oba oba oba!!!
Iremos juntos pela 1ª vez buscar nossa filha na escola,desceremos até a Sherbrooke,lancharemos e depois voltamos pra casa,a noite faremos nosso saudoso fondue !!!

Brindemos a vida, a saúde e ao nosso 1º ano de Canada!

8 comentários:

  1. Meus parabéns!
    Um ano são 365 de muitas emoções, experiências e conquistas!
    E que assim, continue!
    A propósito... existem comunidades espíritas aí no Canadá? Não sabia... muito interessante!
    Vou pesquisar depois!
    Bem... ano que vem, se tudo correr bem, o Canadá terá mais 3 imigrantes... mais cariocas no Québec!
    Bjsssssss
    Aninha

    ResponderExcluir
  2. Patinha, parabéns pelo seu primeiro ano no Canadá!
    Sabemos que é uma pequena batalha a ser travada e fico contente que dentre mortos e feridos, salvaram-se todos! ;D
    Espero que seus planos para 2010 consigam ser realizados, se não todos, parte deles!
    Tudo de bom pra vcs aí!

    abraços,

    Lely

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo 1 ano de canadá!! sabemos bem de todos as dificuldades que estão pela frente.. mas em pensar depois na oportunidade que vamos estar criando para nossos futuros filhos certamente vai valer a pena!!

    Em Maio estamos aí!! hehehe..
    Parabéns novamente!!

    ResponderExcluir
  4. EEEEEEE!!! PARABENS!!
    EU TB¨. TO DE PERNAS PRO AR HOJE!!! (Mais ou menos né, sbae ocmo é, enquanto descansa, carrega pedras...rsrs)
    bjo
    Erika

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana,obrigada !!! E tem Centros aqui sim! Nós preferimos fazer as nossas reunioes semanais em casa,mas sabemos que outros amigos frequentam e gostam.
    Lely,Rafael,obrigada pelos parabéns!! E muito gostoso receber palavras de força e carinho !!
    Erika! que bom que vc distribuiu parabens por todas as partes! adorei viu?! Bjsss

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ! Ainda mais sucesso !!!! Torcemos por vocês ontem, hoje e sempre !

    ResponderExcluir
  7. Parabéns esse é o espírito da coisa.
    O choro pode durar uma noite mas alegria vem pela manhã. Sei que podemos confiar no Pai Celestial.

    ResponderExcluir
  8. Patinha, parabéns por esse ano que passou, o mais importante foi vcs 3 estarem juntos e superarem todas as dificuldades, um dando força ao outro.
    Adoro ler seus posts, me enchem de ânino e coragem para enfrentar essa nova vida que irá começar.
    Você tem nos ajudado bastante mesmo estandao tão longe, seus depoimentos são importantes e ricos!
    Felicidades e que suas metas para 2010 se cumpram!Com certeza!
    abraço e espero conhecê-los pessoalmente ainda!
    magdavns@gmail.com
    Magda, Godo e Abigail
    Joinville/SC
    Esperando o pedido de exames!

    ResponderExcluir

A melhor resposta à calúnia é o silêncio. (Ben Jonson)