Cariocas no Canadá

Translate

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Balanço dos 3 meses


Hoje completam 3 meses que pegamos aquele aviãozão rumo ao Canadá...o tempo passa muito rápido realmente...
Faremos um balanço desses 3 primeiros meses de imigração:
Do que sentimos falta do Brasil,do que não sentimos nem um pouquinho...
Quando Mon mari conseguiu emprego aquí e em quê...
Nossas observações sobre o clima do inverno,sobre o que deixei e me arrependí, do que trouxe e poderia ter deixado lá...
De nossas desconfianças sobre o sistema de imigração x Governo do Canadá x quebecoises...digo desconfianças pois só temos 3 meses de vivencia... e não temos certezas ainda...apenas impressões baseadas em nossa experiencia ainda muito imatura.

Começarei por esse ponto:

Anteontem estive conversando com a pessoa que vem cuidando da tradução de nossos documentos brasileiros,e ela me disse que 3 meses não sao quase nada em um recomeço de vida aquí no exterior, que para ela pelo menos um ano e meio foi necessário para estar adaptada ...imaginem isso! Como é uma pessoa vivida e está aquí há 10 anos,levei bastante em conta suas opiniões das quais compartilho mais por intuição e observação.

Uma coisa que constatamos é o esforço do Governo Federal e Provincial,investindo pesado, fazendo pressão sob as Ordens Profissionais,CLEs em trazer imigrantes com nível técnico e universitário em várias áreas,na agilização de equivalencias e validações de diplomas estrangeiros.
Quando chegam aquí vão trilhar o caminho das validações de seus diplomas, muitos tem que refazer seus cursos como se não tivesse nenhum valor tudo que foi estudado em seu país de origem, outros podem através de um mestrado ou doutorado equiparar seus estudos e conseguirem entrar no mercado de trabalho em suas áreas após 02 ou 03 anos. Na maioria dos casos essas despesas com estudos ficam por sua conta (do imigrante),excetuando -se as carreiras de engenharia...onde se consegue receber com alguma paciencia recursos que depois prestará contas de forma bastante facilitada.
Obviamente voce precisará se manter durante esse tempo em que estuda, para isso existem as possibilidades de ''prêt &bourses'' oferecidos pelo Governo em parceria com as universidades.Essas verbas são limitadas e quem vem com família tem que trazer uma reserva significativa bem acima do que é estipulado pelo Governo.
Acho sinceramente muito válido voltar a estudar, depende muito do quanto voce estiver motivado.
O que a gente vem percebendo é que alguns funcionários públicos aquí,não incentivam muito que voce receba a ajuda financeira que o Governo oferece para as despesas ligadas a validação,tradução de diplomas,etc. Então vem minha opinião modesta ,compartilhada com a dessa senhora tradutora..: somente 25% dos quebecoises entram nas universidades, os outros ficam pelo nível técnico através dos cursos que os CEGEPS oferecem ,a custo inferior e em menos tempo. A impressão ruim, é que eles parecem não gostar que a gente chegue aquí com mais estudo que eles, sem falar a lingua deles ''corretamente'' e já queira entrar no mercado como profissional qualificado(como voce recebe em seu visto no passaporte)...lamentável, não é ?
Claaaro que não são todos assim, lógico!!! mas estamos tendo que lidar com uma dessas criaturas atualmente, e isso cansa a gente!!!
Esse processo de validação pode demorar até uns 02 anos se começado agora, e a agente que tem o poder de liberar a carta para ser encaminhada a AMPECITI para dar entrada na avaliação do diploma e histórico junto a OIQ, acha que..isso mesmo!... ela acha que é muito cedo para isso, que primeiro deve esperar a equivalencia junto ao MICC,(demora cerca de 02 meses atualmente), acha que todos tem que fazer a francisação para aprender mais sobre o Québec, a pronúncia quebecoise do frances,etc,etc(mesmo que tenha recebido F de francófono na entrevista)... disse para ele esperar completar os 3 meses para pedir ajuda social e aguardar a tramitação ..enquanto isso o sujeito fica sem trabalhar na sua área e muitas vezes sem receber o suficiente para pagar suas contas, e o pior, ela mostrou claro o incentivo a solicitação da ajuda social. Ora minha gente, meu marido precisou falar claramente para ela que não veio aquí para viver de ajudas do Governo, e sim para trabalhar como consta em seu visto e foi falado em nossa entrevista para receber o CSQ e chegou a dizer que o Governo disse que precisavam muito de engenheiros, então ele estava aquí para isso!
Bom, esse foi só um desabafo, serve para quem quiser saber sobre o que pode encontrar...não é só no Brasil que encontramos gente de má vontade,tá ?

Agora vamos ao balanço:

Vir no inverno... achei ótimo! primeiro pq gosto de encarar a parte mais difícil primeiro para depois relaxar tranquila.
Com casacos apropriados tudo fica bem. já falei sobre isso num post mais antigo.

Sobre o que nos faz falta do Brasil : hoje se pudesse importar algo de lá ,traria mais Neosaldinas (apesar de ter bem menos dores de cabeça no clima frio) por que não tem aquí.,sinto falta de algumas guloseimas que ainda não pudemos sequer procurar aquí por falta de grana ..uma torta de chocolate com côco que seja maravilhosa,um fillet a parmegiana como o do Fornão de Joinville,e o strogonoffe de caixinha da Perdigão para Marcella.
Até agora Mon mari não comentou sobre nada em especial que queira de lá,só os Havaianas que esqueceu,mas sei que tem aquí e quando for a Montreal vou procurar.
Na verdade eu só sinto falta mesmo é das pessoas que amo e estão lá, o que não é novidade pq a maioria delas já sentia saudades ainda morando lá...pois 98% moravam em outro Estado bem distante de nós nos últimos 5 anos.
Tudo que trouxe ,traria novamente, tenho usado tudo e economizei uma boa grana não tendo que comprar novamente.

O que não me faz falta do Brasil:
Muitas notícias de violencia,assaltos,falcatruas no Governo...aquí também tem tudo isso, leio todos os jornais que consigo diariamente, mas a proporção é muito menor.
Não sinto falta do calor de Joinville nem do Rio de Janeiro...
Não sinto falta nenhuma de pagar plano de saúde privado, mesmo ouvindo relatos sofridos sobre a espera de atendimento daquí.
Do preço dos carros, alimentação,contas de luz e telefone...
Sentir medo...sentia medo de chegar tarde em casa de carro, medo de não ter alarmes ligados, de não ter grades nas janelas... medo de sair a pé em Joinville e ser atropelada... (nunca ví tanto desrespeito com pedestres em outro lugar como tem lá).

Trabalho :
Desde o o segundo mês meu marido está trabalhando, sendo que está em seu segundo emprego. É fora da área da engenharia, porém nos garante o sustento de nossa família enquanto a validação do diploma não sai, até lá ele pretende buscar algo dentro da área mesmo que como técnico ou assistente.
Volto a ressaltar sobre a necessidade do inglês aquí, é claro que existem empregos para quem tem só francês, porém sabemos que o tempo para conseguir um só com inglês é menor que para o que aceita só o francês e muitos querem as duas linguas.
No caso dele as duas vagas exigiam somente inglês e fluente.

Estudo:
Nossos planos atuais são de buscar um mestrado para ele e eu pretendo aplicar para o curso de Criminologia .Como não sei se farei a francisation do Governo ainda,mesmo após mudar para Montreal em julho, posso fazer o francês como matéria obrigatória junto ao programa da faculdade.Isso vai depender do sucesso que terei com os documentos escolares...
Temos estrada pela frente, temos planos, traçamos metas e até agora elas estão sendo cumpridas em sua maioria.

Hoje não teremos bolo, mas como está chegando o dia dos namorados por aquí, iremos sair no almoço para comprar nossas lembrançinhas e enquanto estivermos comendo nosso lanchinho brindaremos com um velho sundae do Mc que aquí custa menos de 2,00 hehe...lá vem calorias !!!

Sempre é tempo de ser feliz mesmo com pequenos prazeres...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A melhor resposta à calúnia é o silêncio. (Ben Jonson)