Cariocas no Canadá

Translate

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Classe de Accueil


A gente vai sabendo como funciona o sitema de avaliações,regras da escola e outras coisitas aos pouquinhos mesmo...
Estarei sempre atualizando com o que tiver de novidades me baseando na experiencia que nossa filha está tendo aquí.
Pode não ser igual em todas as escolas,uma regra não é necessariamente válida para todas.
A turma de accueil,é separada por faixa etária,a de minha filha tem crianças de 09 até os 12 anos.
São feitas avaliações frequentes através de pequenos testes tanto para o francês como para matemática.
As crianças são premiadas de acordo com suas notas e recebem diplominhas de esforço pelo aprendizado.
Soubemos que tem 02 meninas e um menino que estarão prontos para sair da classe de accueil daquí há um mes para uma classe regulier de acordo com sua idade,porém como não há vagas na escola próxima de suas casas, ficarão no accueil até setembro quando comçará o novo ano letivo.
Outra informação muito importante para quem ainda não sabe no Brasil,é que aquí (pelo menos na rede pública de ensino),a criança será encaminhada para a série de acordo com a idade, sendo que uma criança que faz 12 anos após setembro,terá que ficar no último ano do primaire(sexta série) mesmo que já tenha chegado aquí com a sexta série concluída .
Já existem algumas excessões,casos que as mães recorreram na CSDM (Commission Scolaire de Montreal) http://www.csdm.qc.ca/csdm/index.asp e conseguram por seus filhos na classe que eles estavam prontos -pedagógicamente falando,através de uma ''Dérogation Scolaire''http://www.ccpeweb.ca/index.php?page=services&service=derogation&gclid=CNa8ju3M0pgCFQKJxgodnDNxtg. Ainda não entrei em contato para saber como fazer,mas quando tiver outras novidades postarei aquí.

Sobre alimentação nas escolas...como o horário é integral,as crianças tem 3 opções:
- Levar sua própria refeição
-Comer na escola a refeição do programa que eles tem disponível (pago).
-Almoçar em casa quando residir próximo a escola e a mãe tiver disponibilidade para buscar,trazer...
Para quem leva as refeições,tem que levar numa embalagem térmica apropriada porque não é disponibilizado o uso de microondas para aquecer as refeições dos alunos(somente os professores e funcionários da escola podem comer seu almoço aquecido).
Durante a hora de almoço,uma profissional é disponibilizada para a guarda das crianças,e o custo desse serviço é pago pelos pais pois é terceirizado pela escola. Se chama Surveillance du dîner http://www.csdm.qc.ca/cpr7/cprehdaa/pdf/pv-jui07.pdf
Hoje enviamos o cheque no valor de $55, 00 -Trata-se de taxa anual.
Como disse antes, essas regras, mudam de escola para escola. Constatei isso na Comunidade doOrkut http://www.orkut.com/Main#Community.aspx?cmm=37818163 onde trocamos impressões e experiencias sobre nossa adaptação aquí com as crianças.

Temos ouvido falar sobre o assunto por quebecoises e imigrantes não brasileiros que conhecemos e eu mesma já lí no jornal de Laval,que algumas escolas secundarias públicas tem tido alguns probleminhas com gangs de rua, algumas chegando a receber visita da Polícia...é claro que não são todas nem tão pouco acredito que sejam a maioria... mas temos feito nossas pesquisas em escolas particulares para sabermos como iremos agir na hora dela ir para o secundário.
Uma escola particular aquí,pode custar de Can$3.000, até Can$12.000, anuais. Usei como fonte de pesquisas o tópico ''escolas particulares'' da comunidade já citada.Sendo que as bilingues são as mais caras junto com as escolas anglofonicas.
Encontrei essas informações para ajudar na escolha entre ensino público e privado ,http://espaceparents.canoe.ca/education/actualites/2008/09/30/6930631-ep.html .

Muitos pais ainda no Brasil já sabem que muitas vezes é melhor escolher o bairro onde vai morar de acordo com a escola que vai encontrar lá,sim pq aquí a escola é decidida pelo seu endereço e não por sua vontade, exceto quando não há disponibilidade de vaga ou série de seu filho na mais próxima.
Então, mais uma vez o velho conselho... alugue algo temporário, conheça o bairro, a cidade melhor, pesquise, durmam em cima do computador se não tiver ''bala na agulha'' pra vir pessoalmente fazer suas pesquisas... muitos aborrecimentos serão evitados, podem ter certeza!
Boa sorte !
Ps: Atendendo ao pedido de um pai que admiro muito por seu interesse nesse assunto ,segue uma reportagem que encontrei hoje a respeito...http://www.lactualite.com/education/palmares/article.jsp?content=20081021_132652_12504
Classificação das escolas secundarias publicas :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A melhor resposta à calúnia é o silêncio. (Ben Jonson)