Cariocas no Canadá

Translate

sábado, 29 de agosto de 2009

Escolas Particulares Brasil x Quebec

As escolas particulares daqui do Quebec recebem um subsidio do Governo provincial bastante significativo,diz a lenda que é cerca de 50% .
Se isso e verdade,nao sei,mas sei que o valor da mensalidade e bem mais barato do que numa escola brasileira com o nivel similar,considerando conteudo e localizaçao.

Vamos fazer uma tabelinha comparativa pra termos uma ideia melhor:

Colegio em SC R$ 5.960, ao ano
Horas de estudo por dia 4 horas
Linguas ensinadas 1 (portugues)
Atividades inclusas Nenhuma


Colegio em Montreal $can 3.620, ao ano
Horas de estudo por dia 6 horas
Linguas ensinadas * 3(frances,ingles e espanhol)
Atividades inclusas Teatro

Em ambas escolas o valor é referente a 7 a serie(que aqui corresponde ao 1 o secondaire).
Nao estou levando em consideraçao a parte de informatica,equipamento mais moderno(aqui sao laptops para os alunos),instalacoes em geral.
* Sao 3 linguas no primeiro e segundo ano,mas a partir do terceiro entra mais uma que pode ser escolhida entre mandarim e latim.

Existem varias atividades fisicas e artisticas extras que tambem sao cobradas a parte e opcionais,tais como instrumentos de sopro,teatro,auto defesa,dança,basquetebol,canto,guitarra,etc...pela tabela que vi pode chegar a uns $can 4.700, ao ano com tudo.

As escolas prives podem ser francofonas,anglofonas ou bilingues.Sendo que as bilingues separam por setores tendo as do setor frances o ingles como segunda lingua e a do setor ingles o frances como segunda.

Nas publicas nao usam uniformes,mas as publicas internacionais usam.
Nas particulares sempre usam uniforme.

Como no Brasil existem publicas que podem ser melhores que uma particular,aqui tambem tem,normalmente sao as internacionais.
Nao me refiro somente ao conteudo ,mas sim a educacao num todo,com os valores humanos e o respeito sendo trabalhados mais de perto.Isso tambem varia de acordo com a proposta da escola,com certeza.
Para se entrar numa escola particular aqui nao basta pagar...a criança tem que prestar um exame para ser aceita na escola(pelo menos é assim no secondaire).
E tem que se inscrever com um ano de antecedencia .

Uma coisa maravilhosa que fazem aqui na escola particular, que é bem a cara do povo da america do Norte(exemplo das vendas de garagem),é uma feira de livros usados no final de cada ano letivo para economizar ate cerca de 50% do valor que seria gasto..para isso os livros sao bem tratados,muitos nao escrevem dentro nem de lapis,e é obrigatorio o uso de capas para que chegue ao fim do ano em condicoes excelentes de conservaçao pq podem ser revendido.
Depois que acaba essa feira que é feita dentro da propria escola,organizada pelos pais das alunas,os livros remanescentes continuam a venda atraves de um Forum do Grupo Yahoo exclusivo para os pais e maes das alunas do colegio.
Esse Forum esta anunciado no proprio site da escola.

Mas achamos sensacional a diferença da mentalidade do povo,pessoas de um bom nivel social e financeiro fazendo questao de trocar e revender os livros para eles mesmos,sem nenhum tipo de preconceito em relaçao ao usado.

Nese forum tambem se encontra uniformes a venda.

O valor da escola pode ser pago de varias maneiras,integral,2 x,3 x, ou em ate 09 x.
Eles aceitam cheques pos datados e debito direto em conta.
Nao se usa carnet.
Imagino que existam diferenças de uma escola pra outra,mas nao deve ser nada gritante.

A lista do primeiro ano do secondarie da escola pesquisada consiste em:

6 livros de ingles,
1 de Ehica e Cultura Religiosa
17 de Français
1 de Geografia
3 de Matematica
2 de Ciencias
2 de Historia

A escolha por uma escola chamada conteudista pode ser justificada mais tarde caso seu(ua) filho(a),deseje seguir uma carreira que exija uma base mais forte e um habito maior de leitura e estudos,como medicina por exemplo,onde a media exigida para entrar na faculdade é alta,ouvi falar em 8.
Fora que ha uma boa quantidade de atividades extra escolares.

Outros cursos como engenharia e direito tambem podem ser melhor administrados por quem teve um secondaire mais puxado.

Mas uma coisa que adorei foi saber que tem microondas para os alunos aquecerem o almoço, pois em muitas publicas nao costumam ter e a crianca tem que levar quente de casa numa embalagem termica e nem sempre funciona bem e chega la com a comida toda misturada.

No Quebec Top saiu um artigo que aborda o assunto de uma forma bem legal.

Sabemos que num primeiro momento fica complicado por os filhos numa escola particular,mas se sao do primario acho que realmente nao ha necessidade, e se sao do secundario,pode ser bom saber como funciona para no futuro,quem sabe depois quando as coisas estiverem nos eixos(emprego,moradia definida),tracarem esse caminho tambem(se for o caso,é claro).

Um abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A melhor resposta à calúnia é o silêncio. (Ben Jonson)