Cariocas no Canadá

Translate

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Mudança a vista!



Vamos falar sobre aluguel e mudança de apartamento..com animais...

Para quem nao sabe ainda,o apartamento que moramos atualmente foi alugado ainda do Brasil com a ajuda de uma conhecida brasileira que mora em outro imóvel do mesmo proprietário..
Nossa maior preocupação era com nosso cachorro que já tem quase 11 anos e sempre morou em canil,com espaço razoável,sombra de árvores e quintal...

Sabíamos que aquí seria difícil pq víamos pouquíssimas casas com quintal pelos anúncios das imobiliárias,e quando víamos eram em locais afastados dos centros de comércio e trabalho.
Mais um agravante e que muitos nao aceitam animais de estimaçao e principalmente caes de grande porte como o nosso.
Percebemos que os bairros de NDG e Westmount(que nao e bairro,e uma cidade dentro de Montreal)tem muitos caes pelas ruas passeando com seus donos,entao focamos a nossa procura nessa area apos recebermos algumas negativas em outros bairros.

Voltando a nos...como resolver essa questão da melhor maneira possível? afinal não podemos simplesmente colocar Lancelote dentro de um ap junto com os gatos que ele sempre mostrou querer ''papar''..A solução veio com a indicação dessa pessoa,pois estava vago um ap. grande,com subsolo acabado,um 6 1/2 em Laval,assim ele tem seu próprio ''quarto''.
Entramos em contato com o proprietário,negociamos redução do aluguel,confirmamos que ele aceitava nosso cachorro e pagamos o primeiro aluguel ainda do Brasil via depósito bancário.
Chegando aquí pagamos os outros 2 meses adiantados também e ficamos em paz para buscar emprego sabendo que o aluguel estava garantido pelos tres primeiros meses e a bicharada bem instalada também.

Mas como tudo nem sempre é perfeito,não nos adaptamos a cidade e percebemos o que já prevíamos antes, precisamos de mais movimento,estar perto de comércios e pessoas... aquí é muito distante para nós,temos dificuldades com acesso ao trabalho de meu marido que acabou se empregando em Montreal.
Com isso ele passa muito tempo em trânsito(caminhada de casa até o metrô +-15 minutos + metrô+- 40 minutos + caminhada do metrô até o trabalho +-15 minutos= 01 hora e dez)para ir e o mesmo na volta...
Ora gente,nao mudamos para cá pra perder qualidade de vida.
Com isso constatamos que nosso lugar é em Montreal mesmo.

Alugando no Québec:
Aquí é um pouquinho diferente...vc tem que avisar por escrito(o proprietário nos trouxe a cartinha)com 3 meses de antecedencia se irá renovar ou não o aluguel na data de fim do contrato(fizemos de 8 meses).A maioria dos contratos acabam em 01/07,(inclusive o nosso) quando tem o dia ''oficial da mudança'' junto com a comemoração da Independencia do Canadá.

Então agora em abril respondemos que nao iriamos renovar e saímos em busca de ap que aceitasse cães,fosse próximo do trabalho e de escolas secundárias boas.

Outro detalhe super importante aquí...se vai colocar seu filho numa escola pública,procure saber antes quais sao as melhores e onde ficam pq isso é primordial para quem quer o melhor para seu filho.
Se estiver em idade de secundário,mais sério ainda..nem todas as escolas públicas sao boas aquí... algumas tem problemas de formação de gangs,assédios,etc..

Logo, boas escolas praticamente = bons bairros.

Saímos em nossa busca todos os fins de semana desde março e encontramos bons imóveis.Porém a maioria não aceitava cachorros e outros nem gatos.

Finalmente conseguimos um que aceita e fica pertinho de um metrô(preferimos isso por causa do inverno)sei que nem todos valorizam a proximidade do metrô, mas isso é de cada um, certo ? Nós estamos procurando ter o máximo de facilidades aquí, abrimos mão de estarmos de carro, perto de nossas famílias, tiramos nossa filha de sua excelente escola que adorava e sua melhor amiga.. queremos que esses sacrifícios sejam minorados em função do conforto e comodidade que podemos ter em nossa nova vida no Canadá,e não viver só de sacrifícios só para dizer que estamos aquí.

Regras do contrato ;
É importante deixar claro que nos pareceu meio difícil alugar para quem nao tem emprego fixo ainda.. Dos tres imóveis que nos interessaram,os tres pediram referencias bancárias e profissionais.
É ilegal o proprietário pedir adiantamento,vc pode reclamar sobre isso,porém terá que procurar outro que aceite alugar sem essa exigencia,do mesmo jeito que alugamos pagando adiantado pq nao tinhamos referencias ainda,a maioria nao deve querer alugar sem uma garantia também.. Acho muito fácil a gente ver o nosso lado, mas como fica o lado do proprietário de um imóvel que precisa daquela renda mensal se alugar para alguém sem trabalho e depois nao receber o aluguel? delicada situação essa nossa de recém chegados...então eles podem se recusar a alugar o imóvel após a solicitação feita por um interessado.
Cada bairro ou regiao tem suas regras e sempre temos que ver antes de alugarmos para nao termos problemas a toa.
Vale dar uma lida no http://www.rdl.gouv.qc.ca/fr/droits/lois.asp lá tem as regras para o proprietário e locatário.

Ainda acho melhor ir para um ap temporário,ou hotel que nao seja muito caro até procurar e encontrar pessoalmente aquilo que lhe será melhor de acordo com suas prioridades.

Já soubemos que o tal dia da mudança é infernal... imaginem muitos se mudando,caminhoes de mudança pelas ruas, povo pedindo pizza pra almoçar pq o fogão foi desligado,etc.etc.. então já estava me preparando psicológicamente para a tragédia grega quando o novo sinhorio nos disse que o ap vai vagar no meio de maio e se quisermos podemos mudar antes... olha que mara! mas então veio a outra coisinha: escola! ela só entra de férias dia 23 dejunho,então nada de mudarmos muito antes... porém dia 24 poderemos nos mandar e fugir do tumulto...e quem sabe de quebra dia 01/07 sairemos passeando e recolhendo aquilo que nao quiserem mais e nos servir para alguma coisa? afinal de contas, ainda nao temos mesa,cadeiras,sofá....rsrs e nunca se sabe o que podemos encontrar...

A grande maioria dos aps de Montreal veem com fogao e geladeira.
Costumam ter tambem uma lavanderia no predio nde vc paga 1,50 pra lavar e 1,50 pra secar.Alguns tem maquina de lavar dentro do proprio ap e outros nem lavanderia nem maquina dentro.


À la prochaine !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A melhor resposta à calúnia é o silêncio. (Ben Jonson)