Cariocas no Canadá

Translate

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Validação do Diploma (superando a Burocracia)


Olá Galera!

Após um longo recesso volto a falar no assunto...
Pois bem,como havia dito no post anterior era preciso ter paciencia..e realmente foi preciso.
Alguns obstáculos apareceram e entre eles a campeã : Minha agente do Emploi .. sim,ela mesma!
Para quem reclama do funcionalismo público brasileiro essa mulher foi de lascar.
Desde o primeiro encontro ela nao foi lá muito simpática,mas tudo bem,pois nao me atrapalhou em nada. Por ela eu estaria ainda na Francisaçao a qual aliás nunca dei as caras , para completar trabalho o dia inteiro em Inglês atendendo a todo o resto do Canada menos Québec , curioso nao ? mas sobre isso falo depois em outro Post sobre trabalho sei lá quando ...tentarei nao demorar tanto...

O fato e que deixei a carta solicitando a autorização para comecar o programa na Ampe , o qual aliás ela mostrou não conhecer direito ,ahh... tambem deixei o pedido de ajuda para retorno ao trabalho .
Resultados:
Ela me disse que primeiro eu teria que esperar a validação junto ao MICC de meus estudos ( aOIQ nao pede nada disso,mas pensei..tudo bem,coisa do Emploi Quebec ) e o pedido de ajuda para retorno ao Trabalho ( cad$ 500,00 )que também foi negado pois eu nao estava desempregado nem na ajuda social .

Entao onde estava eu ? sem trabalho mas nao desempregado .. saí de lá percebendo que o o que eles tinham em mente era que eu deveria seguir a cartilha :
Francisacao e/ou ajuda social para poder pensar em ter alguma ajuda deles.
Bem ..continuando... passaram-se umas tres ou quatro semanas e chegou minha validação junto ao MICC, ( que aliás nao serve para nada no mercado a nao ser que vá trabalhar em cargo público que nao peça a validação junto a OIQ ) Ahh!! serve também para entrar no Exército e ir para o Afeganistão como Engenheiro.. eu até estive interessado na idéia do Exército ( fui Eng por um tempo no Exército Brasileiro ) mas tem quem ser Cidadão Canadense.. além de pagarem pouco e ter muitos riscos ).

Bem com o MICC ok..voltei a falar com minha querida agente e ela me disse , ( por telefone pois nao consegui marcar com ela para ir lá ) que como eu estava trabalhando,eu nao era elegível. Expliquei para ela que estava fora da minha área , que havia sido selecionado como Eng no meu CSQ , que fui orientado a dar entrada logo.. blá blá... e ela me disse :

-Désolée.. je ne peux faire rien..
Então eu perguntei :
-Quer dizer que se amanhã eu largar meu trabalho posso bater aí e pedir ajuda? ficar na ajuda social ?..e falei que nao vim aqui para ficar de ajuda social uma vez que posso trabalhar.. resposta dela :
-Comme vous voulez monsieur.

Ok. Nao xinguei ela,mas desliguei.

Então decidí que:ou ia reclamar ou ia tentar outro CLE, pois nao tinha o ''Dim Dim'' para dar entrada nem tao pouco era correto,pois estando fora de minha área, meu trabalho é considerado Sous Emploi e não atrapalha minha eligibilidade.

Passou um tempo pois como estava em treinamento no trabalho acabei nao podendo ir me aborrecer lá.

Voltei a ligar para a Ampe , falei com meu orientador e ele me disse que nao entendia o porque dela se negar e me disse para eu reclamar ou esperar para ir falar com outro agente após a mudanca para Montreal.

Conversei em casa com minha esposa e ela lembrou que nossa agente do MICC disse que as vezes uma boa reclamação com o superior pode dar ótimos resultados.

Pois bem,liguei para o CLE em 1º de maio e pedi para falar com a supervisora de minha agente.

Ela me atendeu..e ai contei tudo..( dedurei ..hehe ) falei que sou Eng , fui selecionado para vir para o Québec para trabalhar como Eng , que eu tinha direito ao programa , que nao queria viver de ajuda social pois trabalhava , que trabalho fora de minha área , que fui avaliado como avancado no Frances pelo MICC , e que minha agente nao queria me ajudar , se recusou a marcar um Rendez Vous e que eu não queria mais falar com ela..E aí perguntei se ela podia me ajudar e ainda perguntei se ela queria que eu falasse em Ingles caso nao tivesse sido claro em Frances.Ela disse que não era preciso e que ia verificar e me retornaria no dia seguinte ( muito atenciosa ) ela disse que minha agente ia me ligar.. então eu perguntei se tinha que ser ela mesmo e ela disse que sim..

Fazer o que né?!

Resultado:
Dois dias depois ela telefonou ( minha agente ) toda simpática para marcar um Rendez vous para iniciar o processo e para eu levar meu CV e a validação do MICC para ela.
Ela marcou para quinta 07 de maio mas eu me enganei e fui no dia 08 ( pois estava ainda fora
do ar pois meu Pai havia falecido no dia 30 de abril ).
Chegando lá deixei os docs para ela e fui trabalhar..
Na segunda,dia 11 de maio, ela ligou dizendo que estava pronto a carta para entregar na Ampe finalmente.

Agora após um atraso de alguns meses pela burocacracia e ineficiência desta pessoa sigo adiante.

O que posso dizer : Temos que ter paciência sim, mas se algo está errado temos que reclamar, seja em Inglês , Português , Japonês....

Lidamos com seres humanos e como tais existem os de boa vontade , aqueles com menos , os competentes e os incompetentes, afinal estamos na terra..mudamos de Pais mas não de plano espiritual né galera?

Hoje dia 02 de junho estou reunindo as últimas documentações e amanhã quando meu orientador da Ampe retornar de seu congé,estarei marcando para seguir em frente.

Até !!!

O carioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A melhor resposta à calúnia é o silêncio. (Ben Jonson)