Cariocas no Canadá

Translate

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Sistema Publico de Saude



Olá pessoas..
Esta semana tivemos nossa primeira experiencia com o sistema de saúde da Provincia do Québec...
Quando saímos do Brasil onde tínhamos plano de saúde privado como a maioria das pessoas da classe média e alta de lá,fizemos uma série de exames,consultas a nível preventivo pq já sabíamos das dificuldades no atendimento daquí por conta da carencia enorme de medicos.
Mas a gente nunca sabe quando vai precisar de um e semana passada eu comecei a me sentir mal, parecia queda de pressão,porém seria necessário uma consulta e talvez alguns exames de sangue básicos para sondar direitinho o que poderia estar causando esse mal estar.

Na terça feira fui a uma Clínica de atendimento de urgencia aqui em Laval.. se chama Clinique de L'Avenir. Uma alma caridosa me levou até lá e não ficou pq tinha que voltar ao trabalho. Cheguei as 11:35 ,dei meu cartão da Assurance Maladie e aguardei me chamarem sentada numa sala com música ambiente ,cadeiras razoáveis e revistas para passar o tempo... O tempo... esse é o problema ... é tempo demais que se espera para ter um atendimento médico aquí.

Sentei e me preparei para a longa jornada que estava para vir... durante a primeira hora eu fiquei bem, havia levado um Gatorade e tomava pequenos goles para ir hidratando... deu 12:30 e nada... quando eram 13:30 me sentí mal, achei que podia desmaiar e então levantei,falei com o atendente da clínica,expliquei que estava me sentindo mal e que tinha medo de cair,falei que estava sozinha alí e ele me sugeriu que descesse até o térreo (a clínica fica no segundo andar se nao me engano)e pegasse um pouco de ar.Bom ,do jeito que eu estava tonta, achei melhor não arriscar descer e me sentei mais ao fundo da sala onde tinham menos pessoas e estava mais fresquinho..melhorei.

Quando eram 14:00 perguntei quantos faltavam ainda na minha frente,e ouví que ainda restavam 16 pessoas.
Ok, resolvi esperar mais ,afinal já sabia que seria demorado por causa de outras pessoas que estão aqui há mais tempo que nós e já tiveram suas experiencias bastante complicadas.
Quando eram 15:25 ví que meu tempo,paciencia e resistencia haviam chegado ao fim! Minha filha chega da escola as 16:15 e eu ainda tinha que pegar uma condução até em casa,andar devagar, e nao fazer movimentos bruscos já que estava tendo tonturas facilmente.
Conclusão:após esperar por quase 4 horas um atendimento clínico para saber o que tenho fui embora do mesmo jeito que cheguei, só que com um ingrediente a mais em mim:decepção!

Na quinta feira pela manhã resolvi telefonar para uma Central de Atendimento de urgencia no número 811. Fui extremamente bem atendida por uma enfermeira que me fez uma série de perguntas eliminando algumas possibilidades de problemas.
Ela foi muuutio atenciosa e humana, diria que tratamento de primeiro mundo finalmente.
Ela me sugeriu que esperasse (se possivel)pelo sábado para ir junto com meu marido a Clinica para ser examinada por um médico...entao falei sobre minha espera de terça e ela disse que infelizmente é assim mesmo, que faltam médicos e a demanda é muito grande, por isso são sempre horas de espera... deu dicas de horários e outra clínica para irmos que talvez houvessem menos pessoas.
Ok. Resolvi fazer como ela disse e combinamos que iriamos juntos no sábado para a tal clínica... dessa vez fomos prevenidos,levamos frutas, lanches e livros para a tal espera...
Eu estava me sentindo um pouco melhor e acompanhada é bem menos ruim,pq sabia que qq coisa nao estaria só alí.
Chegamos as 11:00hs.Desta vez fomos a Clínica Laval des Rapides,que fica na Boul.de La Concorde.
Entregamos os cartões, fizemos as fichinhas,meu marido aproveitou para se consultar também pq precisava de receita para um determinado medicamento que toma de uso continuo e também sentia uma pequena dor no braço.
Falei:é bom que assim voce nao precisa perder trabalho e já resolve isso logo.
Lá estávamos nós num sábado, sentados numa sala com mais 16 pessoas esperando atendimento médico.
Uma médica só estava no plantão.
Quando fomos chamados já eram 16:10 hs..entramos juntos pq se eu nao soubesse algum termo em frances, ele poderia falar em ingles com a médica. 
Bobagem...ela disse que nao falava ingles!

Ok, a consulta foi a pior experiencia que tive na minha vida em matéria de robotização! parecia que ela preenchia um mini questionário com números e códigos.
Não olhou em meus olhos nem uma vez sequer,nem enquanto falava,fazia as perguntas de rotina,me examinou o mais rápido que podia,não há enfermeira nem ajudante dentro da sala.
A médica não é simpática e não faz a menor questão de tranquilizar em nenhum momento.

Passou de mim para Marcelo as 16:25 e acabou todo atendimento as 16:30 .

Não examinou o braço dele e deu a receita sem falar nada.Para sabermos algo (como por exemplo o que ela achava que podia ser comigo) tivemos que pressiona-la e ainda ficou chocada por termos feito exames antes de sairmos do Brasil a nível preventivo.

Moral da história:farei os exames de sangue que ela receitou,que irão direto para ela sem passar por mim.E depois se tiver algo ela me comunicará por telefone.

Não darei nossa opinião sobre o que pensamos a respeito da saúde pública do Québec,mas não pude deixar de escrever esse relato detalhado para quem acompanha nosso Blog.

Cada um que tire suas conclusões.
Sobre o Blog ainda nao decidí se fecho ou não ,pq realmente agora que estamos aquí, é que podemos dizer de verdade como são as coisas... estou moderando mais os comentários e quem sabe poderemos manter aberto esse canal de comunicação.
Boa semana para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A melhor resposta à calúnia é o silêncio. (Ben Jonson)