Cariocas no Canadá

Translate

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Medico de Familia



Essa questão da saúde aquí como já postei antes,é extremamente delicada... há uma falta de médicos realmente significativa no Québec, e isso gera dificuldade em sermos bem atendidos, com calma, com especialistas,sem longas filas de espera,etc ,etc..

Após ter sido mal atendida 1x e nem atendida em outra,em 02 clínicas do governo aqui em Laval,recebemos de um amigo (que está sempre procurando ajudar)uma lista com nomes de clínicas particulares que aceitam pacientes públicos.
Nessa lista tem várias especialidades, mas poucas estão recebendo pacientes novos para medicina familiar...
Como funciona isso ? vc pode estar se perguntando...
No Brasil quando íamos a um médico, procurávamos marcar de acordo com o que sentíamos,se fosse dores de cabeça contínuas,um neurologista,se fosse dor no estomago, um gastro e assim vai...
Aquí não é dessa forma não... vc procura um clínico e ele,se achar que é o caso te direciona a um especialista... soube de uma funcionária do governo que os clínicos são preparados para fazerem exames ginecológicos aquí devido a excassez de médicos na Província.
Então voltando ao médico de família... quando vc consegue encontrar um médico(a) que tem ainda espaço em sua agenda para aceitar novos pacientes, ficará então com uma ficha onde ele(a) preencherá com seu histórico de saúde familiar(anamnese). Á partir daí, vc será tratado(a) por esse profissional.
A clínica fica em Montreal,sei que existem clínicas particulares em Laval também, mas nessa lista não havia nenhuma.
Nós fomos bem atendidas, num tempo normal, esperamos cerca de 20 minutos na sala de espera até entrarmos no consultório,e saímos com uma carta de referencia e indicação de um especialista para mim e requisição de exames de sangue de rotina também.
Não precisei implorar por essa carta nem pela requisição.Só expliquei que gostaria de manter meu costume de ''ver como estão as coisas'' comigo e minha família como fazia no Brasil de 6 em 6 meses...(medicina preventiva-sou adepta)
Agora nos sentimos um pouco mais seguros do que antes.

Graças a Deus e a esse amigo que nos passou deu a indicaçao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A melhor resposta à calúnia é o silêncio. (Ben Jonson)